segunda-feira, julho 03, 2006

José Eduardo Agualusa na Prova Oral




Chama-se José Eduardo Agualusa e é um dos maiores escritores angolanos da actualidade. Há muito que o tentávamos trazer à Prova Oral porque desde sempre nos habituamos a ler os seus livros mas sobretudo porque Agualusa é um excelente conversador.


E é de uma boa conversa que estamos à espera para o início de mais uma semana, com este escritor que é fã confesso de Eça de Queiroz ( diz mesmo que depois de Eça há poucos portugueses com humor!) , não gosta de Saramago ( refere que este cultiva o niilismo e é um pessimista que cultiva o desencanto) e finalmente revela que foi marcado por escritores como Rubem Fonseca, Gabriel García Marquez e, claro, Bruce Chatwin.

• Cidadão Angolano - já o dissemos, nascido a 13 de Dezembro de 1960, Agualusa já escreveu livros como “A Conjura (romance, 1989)”, O coração dos bosques (poesia, 1991) ; A Substância do Amor e Outras Crónicas (crónicas, 2000) ; O Homem que Parecia um Domingo (contos, 2002); O Vendedor de Passados (romance, 2004) e o último até à data “Manual Prático de Levitação” (contos, 2005)
Assim, podemos fazer-lhe perguntas, não só sobre os seus livros, mas também sobre a sua relação com Angola, a relação de Portugal com Angola, a apregoada lusofonia e o seu conhecido vicio de viajar ( Agualusa já viveu no Brasil e na Índia). Também é bom falarmos sobre livros que nos marcaram, passagens até e de outros escritores que nos influenciaram.


E é este o mote para a conversa, a partir das 19, contem com o escritor José Eduardo Agualusa em discurso directo na Prova Oral. 800 25 33 33.

Sem comentários: