quarta-feira, julho 19, 2006

OS 150 ANOS DE FREUD COM A PSICÓLOGA ISABEL LEAL


Sigmund Freud nasceu há 150 anos e mais alguns e com ele nascia também a psicanálise. Freud não foi uma pessoa consensual porque as suas teses e questões que se tornariam públicas faziam um corte radical com o passado e muitas das vezes quebrava tudo o estava instituído até aí.

Freud foi um homem diferente dos outros e só assim se compreende que por todo o lado se multipliquem as acções que celebram o seu nascimento e lhe prestam homenagem. Entre muitas outras coisas, Freud tentou encontrar uma explicação de operar o inconsciente, dividindo-o em 3 partes: o id, o superego e o ego. Descreveu duas pulsões antagónicas: Eros e Tanatos e é claro introduziu ao mundo o complexo de édipo, descrito como a fase onde as crianças se fixam no progenitor do sexo oposto.

Está bom de ver que Freud é o tema de hoje da Prova Oral e seria interessante fazerem perguntas ou comentários que possam ter a ver com o seu universo. Isabel Leal, também ela psicóloga é a nossa convidada e está à espera das vossas dúvidas ou receios.

A partir das 19, 800 25 33 33.

Sem comentários: