segunda-feira, julho 17, 2006

COMÉRCIO? É JUSTO!


Quantas vezes não se deram conta de estarem a comprar o que não necessitam verdadeiramente? Outras tantas, compram por arrasto: O vizinho comprou uma moto serra especial para aparar o arbusto do seu quintal e nós temos que ter uma ainda mais potente. É isso, toda a gente sabe, estamos cada vez mais consumistas, é a "paga" do desenvolvimento global onde existem tantas desigualdades. É claro que estes desabafos são do lado do consumidor mas há uma outra parte, importante, que nós "comuns mortais" raras vezes pensamos... então e os produtores?

É sobre Comércio Justo que se fala hoje na Prova Oral, a Gabriela Silva é da Associação Reviravolta, vai estar nos nossos estúdios do Porto e, para quem não sabe o que é isto do Comércio Justo, achamos justíssimo que oiçam o que a Gabriela tem para dizer e visitem o site http://www.reviravolta.comercio-justo.org/ .

Aqui fica uma breve explicação desta reviravolta: "A Associação Reviravolta é uma associação de âmbito local, sem fins lucrativos, criada em 2000 com o objectivo de promover o Comércio Justo e Solidário através da abertura de espaços de venda de produtos do Comércio Justo e Solidário (Lojas do Comércio Justo ou "Worldshop") na cidade do Porto e da realização de campanhas de sensibilização e pressão política, em nome de um consumo responsável que tenha em conta valores éticos associados à produção."

Já alguma vez fizeram compras neste comércio? É que, bem vistas as coisas, já existem muitas lojas em Portugal: Porto, Lisboa, Peniche, Coimbra, Barcelos, Braga, Amarante, Almada e Faro - todas elas com associações e sítios na net onde se pode tirar mais informações - Se sim, a partir de quando é que sentiram este tipo de preocupação de justiça não só comercial mas também social e ambiental? Quando vão ao supermercado vêm o rótulo de origem dos cogumelos, das bananas, dos brócolos e das batatas, ou compram pelo aspecto e preço?

Façam a vossa lista de compras no carrinho da Prova Oral e poupem, poupem muito e, já sabem, se encontrarem mais barato, devolvemos a chamada pelo 800 25 33 33, depois das 19h!

Sem comentários: