terça-feira, julho 11, 2006

Relações Partidas com Fátima Lopes


E tudo começou assim: Fátima Lopes estava a trabalhar na empresa de audiotexto Interinfo (chamadas de valor acrescentado) que tinha um contrato de exclusividade com a SIC. Tinha havido um grande "boom" das telecomunicações e a estação estava interessada em linhas telefónicas de informação ou passatempos. Fátima Lopes, responsável pela área comercial, foi encarregada de gerir a conta deste cliente e começou a passar cada vez mais tempo nas instalações da SIC. O tempo suficiente para fazer com que Emídio Rangel, naquela altura director da estação, visse nela uma forte possibilidade para substituir Alexandra Lencastre no programa “ Perdoa-me”. Foi exactamente o que aconteceu e depois daí, seguiram-se outros programas que lhe deram uma imensa popularidade como são disso exemplo All You Need is Love, Surprise Show, Fátima Lopes, SIC 10 Horas e mais recentemente Fátima, que apresenta todos os dias na Sic, entre as 11 e as 13.

Fátima Lopes é então a nossa convidada, hoje não aparece na televisão mas na rádio, e aqui, hoje, vem para falar sobre o seu primeiro livro que se chama “ Amar depois de Amar-te”. O livro, que se lê em pouco mais de 4 horas ( foi exactamente o tempo que demorou aqui o escriba) conta 3 histórias sobre 3 mulheres diferentes mas em alguns aspectos coincidentes. Todas elas são inicialmente abandonadas, perdem por inerência a sua auto-estima e tentam arranjar coragem para sair dali, como se estivessem aprisionadas. É claro que poderia contar-vos mais mas um livro é como um filme onde nunca se deve contar o final da história.

Ora se nós não podemos contar a história, vocês podem e o queremos é exactamente isso. Que nos contem histórias de encontros ou desencontros, de ruptura, perseguição, ciúme, de amor-ódio-amor ou se assim preferirem ódio-amor-ódio, de histórias simples com principio, meio e fim ou só com principio e sem fim. Queremos boas histórias como um pão estaladiço a sair do forno, imaginando ao escreverem-na as sensações que estarão a provocar a quem as ouve. E o esforço , será compensado, pois as melhores, as 2 melhores, sejam elas tristes ou alegres vão receber um exemplar do livro de que agora falamos.

Naturalmente, podemos também falar sobre a sua carreira, de momentos que possamos ter assistido e dos programas de televisão que entretanto apresentou. Era interessante falarmos igualmente dos programas da manhã ( vista Fátima fazer um) e perceber qual o caminho a seguir. Qual o Target Etário que querem atingir? Que classes sociais predominam? O que é importante num programa da manhã? Qual o convidado que lhe deu mais prazer entrevistar e que incidente se recorda ainda hoje de ter vivido em directo ( há sempre um!).

Hoje, a Prova Oral, tem um tema à Fátima Lopes e a convidada é exactamente ela. Falemos pois de Relações Partidas por aqui ou via 800 25 33 33.



P.s - Na quarta, Luis Filipe Borges , Margarida Cardeal e Tónan Quito entram em estúdio para falar sobre o segundo tomo do espectáculo urgências que de novo sob ao palco do Teatro Maria matos com textos de Filipe Homem Fonseca, Luís Filipe Borges, Nuno Artur Silva, Nuno Costa Santos, Pedro Mexia, Susana Romana e Tiago Rodrigues. Neste dia, o objectivo é dizermos exactamente o que é urgente dizer, denunciar, revelar ao mundo. As melhores urgências que nos chegarem via blog ou através do email (provaoral@rdp.pt) vão ganhar entradas duplas para o espectáculo.-

Sem comentários: