segunda-feira, julho 11, 2005

PROFESSORES 1º CICLO

Nunca havíamos dedicado uma prova oral aos Professores Primários e quando pensamos nisto, fustigamo-nos violentamente com a já clássica chibatinha e prometemos mudar esta desafortunada situação.

Dirão alguns que os Professores Primários terão a mesma importância que os outros que lhes sucedem, neste caso: os do 2º e 3º ciclo e universitários, mas se pensarmos bem, serão muitos a reconhecer que é totalmente diferente.

Para começar, os professores primários, regra geral, estão connosco 4 anos, enquanto os outros não passam de um ano lectivo. Aos primeiros, chamamos Senhor Professor ( tão bonito, não é?) aos outros, Setôr ou lá o que é. Depois, é a nossa idade, a idade em que os apanhamos e a forma como os vemos, é impressão nossa ou os professores primários, em muitos casos, são uma delicada extensão dos nossos pais naqueles anos? É ou não é verdade que muitas vezes os vimos como um segundo pai ou mãe para nós? Um exemplo? Um símbolo? Uma forte influência para toda a vida?

É isto que queremos que hoje nos contem, a forma como vos marcaram os vossos professores primários. As histórias. As aulas que mais se lembram, as matérias mais chatas, os intervalos no recreio, sim também falar da primeira namorada (o) desde que não se esqueçam de nos contar tudo sobre o vosso professor(a) primário(a)

Posto isto, a equipa da Prova Oral dedica esta emissão aos professores Vitor Amado, D.Dalila e Maria do Rosário. Respectivamente, professores de Fernando Alvim, Luis Mendes e Raquel Bulha.

Hoje, a partir das 7, na Prova Oral. 800 25 33 33

2 comentários:

Anónimo disse...

A minha professora primária ainda agora me fala, é engraçado que na altura havia momentos que não a suportava, que achava que era injusta e que só tratava mal os meninos. Agora que cresci e também tirei o curso de professora de 1º ciclo, vejo o quanto importante foi para mim, se não gostasse dela agora não queria esta profissão.
Julgo que cada vez é mais importante esta pessoa na vida das crianças, cada vez mais as crianças passam mais tempo na escola e até existem casos em que as crianças só vão para casa à hora de jantar e depois vão logo dormir, ou seja, contacto com os pais só mesmo ao fim de semana. E a professora é a amiga, a companheira da semana toda, que contém o dom de gostar de 20 ou 25 crianças da mesma forma e tratando-as como meus amores.
Ninguém se esqueçe da sua professora primária, seja de forma positiva ou negativa como marcou a vida.
É pena a Ministra da Educação banalizar cada vez mais esta profissão, levando muitos professores a desistirem da profissão para que tem aptidão para trabalharem em outras áreas.

Anónimo disse...

Uma professora do 1º ciclo a escrever esquece com "Ç"?
É por causa de coisas como essa que os professores estão tão mal vistos.
Ser professor é esgotante e deveria ser dado o devido valor à sua profissão mas, de facto, é preciso dar mais importância à parte académica e menos aos projectos e joguinhos pois qualquer dia a sala de aula é um prolongamento do recreio.