quarta-feira, janeiro 02, 2008

Perca peso, pergunte-nos como



Agora que estão todos atestadinhos de ferreros rochês, moncheris, bolo rei, filhós, rabanadas, empadas várias, queijinhos, presuntinhos, vinhinhos, recheadíssimos perus e honestos bacalhaus, que tal falarmos de Estratégias para gerir o seu peso, um livro editado pela Caleidoscópio em Novembro último e assinado por Teresa Branco (coordenadora da Clínica Metabólica), e que estará hoje connosco.

Por onde deve começar a saga do controlo do peso quem quer, de facto, sentir-se um bocado mais leve sem ter que se mudar para um planeta de gravidade inferior (até porque na Lua, por exemplo, os preços das casas estão pela hora da morte)?; que erros mais crassos se devem evitar?; comer pouco nem sempre significa comer melhor, não é?; e quais os sintomas que nos dizem que a vontade de perder peso passou os limites da saúde e se tornou numa obsessão (isto antes da linha das nossas costelas aparecer perfeitamente desenhada sob a pele)?

Estas e outras perguntas e comentários via 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue. A partir das 19. Com Fernando Alvim e Cátia Simão.

18 comentários:

Anónimo disse...

Bom ano e bom trabalho a todos aí na Antena3!
Alvim pergunta aí à senhora coordenadora qual é a melhor estratégia para GANHAR PESO.Apesar de comer bem e várias vezes, pratico Ginástica e acho que o meu metabolismo é um pouco mais rápido que eu quando levo o garfo à boca...
Tenho 1,70 e picos e peso 60kg...Para o desporto que pratico dava mesmo jeito ganhar uns quilitos.

Abraço


Sapas_

Anónimo disse...

Bom Ano.
E se andassemos mais a pé ?
Podemos deixar os n/carros em casa e andar de transportes e a pé ?
E se nos mexermos mais ?
Deixemos o sofá.
E se fizessemos mais amor ?

O problema não é o que comemos, mas sim o que não "gastamos" (nas calorias).

Abraço.
Agostinho Vieira
Porto

Anónimo disse...

OLES BOM ANO A TODOS

Eu comecei uma semi dieta á base de beringela. Faço a alimentação habitual não abusada com almoço e jantar, por norma lancho fruta, (laranja, ananas, maçã)ao pequeno almoço não consigo passar sem um paozinho com manteiga e o meu copito de leite, mas agora como suplemento aconselharam-me beringela. Deixar de molho, a beringela num 1.5lt água, de um dia para o outro de dp adicionar um limão espremido e beber ao longo do dia. É refrescante, só não consigo beber em jejum como aconselhado. O que me diz a especialista relativamante a este assunto, uma vez que meço 1.68+/- e peso 65kg?
Fiz greve as doçarias!
Obrigada e bom ano.

Anónimo disse...

Olá Cátia e Alvim,
é preciso não acreditar em dietas milagrosas, para se emagrecer é necessário esforço, esforço físico e psicológico. Quem quer emagrecer tem de cantactar dois profissionais: um nutricionista e um professor de educação física, o primeiro para vos dar um plano alimentar direccionado para o vosso objectivo e o segundo para vos ajudar a escolher os melhores exercícios físicos para ficar com um corpo esbelto. A proposito sou professor de educação física quem me quiser contactar o meu número é o 96blablabla tava a brincar. Não agora fora de brincadeira o meu número é o 96blablabla. :) Fiquem Bem

Anónimo disse...

Já estou a salivar com aquela francesinha ali da imagem...

Anónimo disse...

O momento malucos do riso:
Uma loira visita um médico para perder uns quilinhos.
Após um exame minucioso, o médico receitou a seguinte dieta:
- Você pode comer normalmente por dois dias, aí pula um dia, come normalmente mais dois dias, pula outro dia e assim por diante... durante o mês inteiro. Se seguir esse regime à risca, vai perder pelo menos uns 5 quilos.
No início do mês seguinte, ela retorna ao médico 15 quilos mais magra.
- Incrível! Vejo que você seguiu minhas recomendações à risca! Parabéns!
- Obrigada, doutor! Mas fique sabendo que eu quase morri!
- De fome?!
- Não! De tanto pular!

Anónimo disse...

Que belo tema para esta altura do ano... depois do bolo rei, rabanadas e sonhos, que viram pesadelos quando chega a hora de olhar para a balança...

Isto os doces e os excessos alimentares são 30 segundos na boca e uma eternidade nas ancas!

Conselhos para o «pós-festas»?

beijinhos a todos!

Anónimo disse...

Mas que bela imagem para quem vai falar de dietas!!!

Anónimo disse...

Comecei hoje a dieta numero 7356 dos ultimos meses, a primeira do ano... qual a melhor forma para manter a dieta??

Anónimo disse...

Sou viciada em cereais!! Como é que posso controlar esse vicio?

Anónimo disse...

O excesso de peso pode não ser causa de doenças, pode ser sintoma dela.

Anónimo disse...

Bom ano e bla bla bla...
A obesidade de que se fala nos nossos dias deve se ao sedentarismo, creio que o que falta ao povo portugues é movimento...eu sou fruto disso, a decisão do novo ano foi realmente ir para um desses sitios em que o suor do Sr. do lado me enjoa; mas tive de tomar essa decisção ja que tive uma situação no meu emprego que me levou a ficar mais sedentaria, apesar de continuar com a minha alimentação saudavel como tenho feito até aqui...
No entanto deparei me com uma situção que creio que seja um pouco grave...dei com miudas na faxa etaria dos 14-18 anos, a lutarem arduamente por eliminar 2 gramas enquanto enquanto falavam em dietas completamente absurdas como beber agua com limão e substituir refeiçoes por barritas energeticas...nao estará na altura de educar aqueles que vão ser o nosso futuro? nao existiram dietas que deveriam ser abolidas do mercado...?
Aida Correia
Setúbal

Anónimo disse...

Eu nao kero perder peso, kero é perder barriga!!! tenho o peso ideal pa minha altura, portanto...

Anónimo disse...

Ah é verdade...Alvim, apesar de todo o exercicio que possas fazer...mantem a barriguinha sexy que te é tao caracteristica...rnhauuuu
Beijocas para todos
Aida Correia
Setúbal

Anónimo disse...

Muito obrigado pelo desfazer do mito da água na refeição. De qualquer maneira se eu beber um litro á refeição fará algum mal.

Anónimo disse...

A MUITA agua durante as refeições só dilui os sucos gastricos e diminui a efeciencia e a velocidade das refeições, fora das refeições muita agua é importante para o transito indestinal eficiente e rápido

Anónimo disse...

ah eu sou gordinha e vivo mt frustrada pk tenho um amigo q come mais q eu e bues devagar ( e n engorda) o q m enerva e leva a comer ainda mais!!!!

Anónimo disse...

Boa noite, é a primeira vez que participo na prova oral, apesar de ser um ouvinte frequente. Mas hoje não pude deixar de sentir um apelo de participar, porque sou nutricionista. O meu contributo para esta conversa e o mais importante que se pode realçar dessa conversa é que para se perder peso ou, mais importante, não aumentar de peso, é necessário ser orientado por profissionais que possam adequar os conhecimentos técnicos actuais ao estilo de vida da pessoa em questão. Ou seja, qualquer indicação genérica é tão falaciosa como qualquer produto milagroso, porque se funcionasse assim, a prevalênica da obesidade e do excesso de peso não assumia a escalada que hoje assume.

Até à próxima