quarta-feira, janeiro 09, 2008

Futebol & Companhia



Que a prática desportiva é importante na formação – física, emocional e etc. e tal – de qualquer indivíduo, ainda mais em idades precoces, todos sabemos ou, no mínimo, fazemos uma pequena ideia. E é essa importância que vamos esmiuçar hoje, apanhando boleia do torneio Danone Nations Cup que, segundo nos conta a nota de imprensa, é «mais do que um campeonato de futebol, é a oportunidade para crianças de todo o Mundo se encontrarem, conviverem e descobrirem outras crianças de países e culturas diferentes. Em Portugal, o DNC já movimentou mais de 13 mil crianças desde a sua primeira edição em 2003». Trata-se, especificamente, de «um torneiro de futebol de 9 em que podem participar todas as crianças nascidas entre 1 Janeiro de 1996 e 31 de Dezembro de 1997, devendo as inscrições serem feitas até 20 de Janeiro» (quem se quiser inscrever pode fazê-lo aqui).

À conversa connosco estarão João Barnabé, ex seleccionador nacional e ex treinador do Sporting Clube de Portugal (por extenso, com as letrinhas todas), e que é uma espécie de padrinho do torneio, Maria de Lourdes Galhoz, da organização do dito cujo, e Carlos Gomes, personal trainer: todos para nos convencerem a sair da cadeira e dar umas curvas – com uma bola nos pés ou não. Via 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue, contem-nos a vossa relação com o desporto, se o praticam regularmente, qual praticam, se fazem parte de alguma associação nesse sentido (usem o tempo de antena para nos convencerem de que a vossa modalidade é, sem sombra de dúvida, a melhor do mundo); ou lamentem-se por serem mais sedentários que o que gostariam (compreensivos e solidários como somos, choraremos todos no ombro uns dos outros).

A partir das 19, com os atléticos Fernando Alvim e Cátia Simão.

18 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde Alvim,

Eu sou aquilo que podemos considerar um verdadeiro atleta passivo. Já fui praticante de várias modalidades desportivas como futebol, natação, basketball, voleibol e até, imagine-se, chinquilho vertente pares.

Actualmente, apenas pratico futebol com os dedos, através dessa máquina devoradora de calorias, chamada Playstation.

Paralelamente, sou um excelente jogador de refeição de mesa, tendo títulos ganhos nas vertentes Feijoada, Cozido à Portuguesa, e Choquinhos à Algarvia.

Epah...vou jantar que tenho fome.

Boa Sorte para o torneio!

Grande Abraço Alvim...

LAPAROTE (leceiaconcelho@gmail.com)

Anónimo disse...

Ok. Excelente iniciativa. Mas... malta nascida a 31 de Dezembro de 1997?
Não vai um grupo de engraçados por meia dúzia de recém-nascidos a babarem-se encaixados na baliza?

Anónimo disse...

Ok. Excelente iniciativa. Mas... malta nascida a 31 de Dezembro de 1997?
Não vai um grupo de engraçados por meia dúzia de recém-nascidos a babarem-se encaixados na baliza?

Anónimo disse...

Ok. Excelente iniciativa. Mas... malta nascida a 31 de Dezembro de 1997?
Não vai um grupo de engraçados por meia dúzia de recém-nascidos a babarem-se encaixados na baliza?

Anónimo disse...

Ola e boa noite a todos os "ProvaOralenses" por esse mundo distribuidos...sim porque até no Irão o Alvim consegue fazer-se ouvir...é de louvar !! ..em relação ao tema de hoje quero informar o auditório que este "sofádependente" é o verdadeiro campeao desse fantástico desporto que se chama "XBOX" :),muito salutar aos pulmões, aos olhos, aos nervos, etc...é só vantagens. Mas durante o dia exercicio não me falta em frente ao pc mas ai em trabalho... o chamado jogo do 5+5+1(5 dedos de cada mão e o teclado)..Agora a serio pessoal não façam como eu..aproveitem bem o vosso tempo livre e pratiquem desporto... se precisarem de um bom sitio para correr optem pela nova via pedonal em Leça..mesmo em frente á Petrogal..ah..quem melhor?!adeus fiquem bem

Anónimo disse...

Fantástico!!! Afinal as empresas também têm responsabilidade social. e viva este futebol!!!

Anónimo disse...

Olá Alvim!

Eu era uma pessoa super saudavel e em grande forma até enveredar pela profissão de engenheiro informático...

Foi um grande choque para mim porque sou uma pessoa super activa e passar horas e horas sentado numa cadeira é um pesadelo.

Apenas quero dizer que em Portugal subsiste aquela ideia de que desporto é só futebol, ou talvez ginásio! Que profunda estupidez, as pessoas já não sabem o que é andar a pé, correr, fazer sexo...?

Cumprimentos a todos!

Anónimo disse...

Olá Cátia e Alvim
Todas as modalidades desportivas são interessantes, tem é de se conhece-las um pouco melhor; por exemplo o ciclismo parecia-me enfadonho, mas depois de tomar contacto com a modalidade através de amigos que a praticavam, mudei de opinião, vou-vos contar uma situação passada na volta a França, o Lance Armstrong (1º classificado) numa subida de montanha estava com sinais de cansaço evidente e apercebendo-se disso Jan Ullrich (2º classificado) entra em sprint pela montanha a cima para ganhar alguma vantagem, passado uns 4 quilómetros, o Lance Amestrong passa por ele a uma velocidade incrível (servindo-se de Ullrich como reboque), ou seja fez um bluff enorme que o Ullrich caio como um patinho, cansando-se inutilmente, escusado será dizer que o Armestrong ganhou a etapa com vários minutos de vantagem.

Ricardo disse...

boa tarde!
gostava de saber a opinião dos convidados sobre aqueles aparelhos estimuladores que prometem um corpo musculado apenas com uns meros 10 minutos de utilização por dia!

cumprimentos
Ricardo Gaspar

Anónimo disse...

Boa tarde a todos os presentes,

Penso que será importante diferenciar a actividade física e desporto. Já ouvi os diferentes intervenientes a utilizarem os conceitos com conotações diferentes.

Anónimo disse...

Olá olá
Pois sabem porque é que por vezes não oiço a Prova Oral em directo? Precisamente porque estou no ginásio, a praticar uma das modalidade BTS da minha preferência: body combat e body pump...

E não dispenso uma ida ao gym: é anti stress, ajuda a manter a forma, descontrai... e sim, também dá para o «socialize»!

Falta uma «cultura» de desporto em Portugal! Não só por causa do peso e da obesidade, mas porque nós somos um todo e o bem estar do nosso corpo só contribui para o nosso bem estar «total».

Mas o que eu gostava era que os ginásios baixassem as mensalidades, dado que agora só têm que pagar ao Estado 5% do IVA, em vez dos anteriores 21%...

Beijinhos a todos da Joana dos Chapéus de Bono!

Anton Ni Brahonain disse...

Gosto de desporto, mas nunca num ginásio!! onde predomina o cheiro a chulé e sovaco e quase sempre numa cave ou parecido ... por isso, vou pedalar na minha bike ao ar livre... é muito mais giro! vê-se mais cenas! posso até snifar mais tubos de escape ... mas divirto-me mais!

Bruno Glória disse...

Só queria deixar aqui algo para pensar. Sou estudante de Ortoprotesia na Universidade do Algarve (para quem não sabe, é o curso superior para confeccionar e aplicar próteses a pacientes amputados) e queria dizer que, nós, que estamos 100% capacitados para fazer desporto, nem sempre o fazemos, e pessoas que se vêem impossibilitadas de o fazer por sofrerem uma amputação, dão-nos verdadeiras lições de vida.
Hoje, por exemplo, deu na RTP1 um caso especial: Sandro Borges, futebolista amputado há 2 anos num acidente em que também iam Bozingwa e Nélson, em vez de se acomodar depois deste acontecimento fatídico e baixar os braços, foi protetizado com umas próteses em fibra de carbono para competição, e actualmente treina boxe e ciclismo, para participar nos Jogos Paralímpicos de Londres em 2012. E ainda joga futebol, ainda que amador. E isto tudo de um homem só com uma perna. É obra.

Anónimo disse...

Caros amigos,
Sou estudante de Ciencias do Desporto. Gostaria de dizer que as pessoas se esqueçem que todo o nosso corpo é pré-historico, quero eu transmitir com isto, que o nosso belo corpinho, evoluiu numa epoca em que a actividade fisica era fundamental para a sobrevivencia! Logo os nosso processos fisiologicos para funcionarem em harmonia perfeição temos que ser acivos, juntando a isto "comida pré-historica": FRUTAS e outras coisas baixas em calorias!
obrigado!
DESPORTOOOOO!! FCDEF-UC

Anónimo disse...

Não me lembro de alguma vez ter assistido a uma tão despudorada promoção publicitária como aquela em que o programa de hoje se tornou. Se se tratasse do habitual livrito ou filme ainda vá mas logo estas 2 grandes coorporações mundiais!!!

Vergonha Alvim!

Anónimo disse...

Olá Alvim!!

Vou ao ginásio todos os dias às 7:30 da manhã (pronto... quase todos os dias!), e acho uma "piada" aquelas pessoas (e são muitas!) que dizem: "Quem me dera conseguir fazer o que tu fazes!! Mas não me consigo levantar tão cedo". Pensam que a mim não me custa?! Custa! e muito! :D Acordar às 6:20 da manhã principalmente no inverno! Mas como para mim o exercício é uma prioridade na minha vida, luto todos os dias com a preguiça!

Beijinhos!
Cat

Anónimo disse...

a solução: Um cão
desde que tenho a minha cadela já perdi 5Kg, ela obriga-me a acordar cedo e andar cerca de uma hora e meia todos os dias, não sei se sai mais barato que o ginásio contabilizando todos os estragos que já provocou, mas vale a pena

Anónimo disse...

Ops... julguei que estava em 1998 e não 2008... pressas do trabalho e uma pitadita de estupidez.