terça-feira, janeiro 22, 2008

Donas de casa inspiradas



Uma emissão doméstica e inspirada: hoje vamos falar da vanguarda estética de passar a ferro, do teatro dramático de picar cebola, da música minimalista repetitiva de uma máquina de lavar roupa rodando rodando rodanto – infinitamente (ai, agora comovi-me) – lençóis, pijamas e desirmanados pares de meias, do romance épico de esfregar alcatifas, da poesia concreta de sacudir tapetes – e sei lá que mais.

Vamos ter connosco as quatro vencedoras e um vencedor desta campanha, que recrutou, dentre centenas de donas e donos de casa de casa, os mais inspirados. São elas Ana Mendonça, Sandra Figueiredo, Dina Félix e Filipa Múrias; e é ele Bruno Pedro. Vão contar-nos tudo sobre a alegria da lida, de como projectam a alma no esfregão da loiça e vão com ela frigideira pós-refogado a fundo e mais além.

Domésticas e domésticos deste país: uni-vos e mostrai-nos – via 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue – como é suprema a arte de cuidar do lar; que, no fim de contas, Da Vinci só pintou a Gioconda porque não tinha jeito para temperar o lombo, que Homero escreveu a Ilíada para disfarçar a sua inabilidade na esfrega dos soalhos, que Stravinsky se dedicou à música para distrair a tristeza tenaz que lhe provocava não conseguir deixar os vidros a brilhar como a dona Idalina do segundo esquerdo. A partir das 19, com o prendado Fernando Alvim e a fada Rita Amado.

33 comentários:

Anónimo disse...

Olá para todos (muitos nomes hoje para citar :))

Eu faço todas as tarefas domésticas referidas no texto de introdução (em horário pós laboral), mas há uma que eu detesto de coração: PASSAR A FERRO!
Eu gostava de perguntar aos convidados se existe algum segredo para se passar a ferro sem "custar tanto"!
Se há, por favor revelem-no!!!!! :)

Uma jokita para todos...

Anónimo disse...

Olá...

Quer dizer... há mesmo concursos para idolatrar a melhor dona de casa do país???? :) bem.. isso é ainda melhor que o Preço Certo!!!

Mas eu continuo a dizer que a qualidade duma dona de casa é visivel pelo tamanho do seu rolo da massa :)

abracinhos..

edu

http://bitaitadas.blogspot.com

Anónimo disse...

A melhor coisa que pode haver é chegar a casa e sentir o cheiro a limpo e o aroma do lar. Mas isto implica, como é claro, algumas horas de esforço diário das tarefas que não podem ser deixadas para amanhã, como o lavar da loiça e o fazer a cama antes de sair de casa!
Dá logo um aspecto semi-organizado!
E tu Alvim és daqueles que fazes a cama quando sais de manhã, ou é tudo tão a correr que por vezes ainda sais a porta pa fora de calças na mão?
Aproveito ainda para fazer um apelo aos casais, se calhar maioritáriamente aos homens, e quando digo "secalhar" é porque existe já, felizmente, uma boa boa quantidade que o faz sem ser preciso mandar; enquanto que a mandriona da namorada fica deitada no sofa! - Meninos, ajudem nas tarefas, sem ser preciso pedir. Ajudem a pôr a mesa, a levar o lixo, a arrumar a roupa suja, a limpar o pó ou simplesmente ajudem a não desarrumar ainda mais.
É bué dificil ser mulher, e não é fácil ao fim de um dia de trabalho ter de levar com as tarefas todas da casa. Pensar o que vai ser o jantar e depois ainda manter o bom humor para uma saída, ou cabeça para reclamações, do está crú, está salgado, ou porque isto ou porque assado! Uma coisa é ser típica dona de casa, outra completamente diferente é ser babysiter, ou pau pa toda a colher.

Anónimo disse...

Eu sou uma excelente dona de casa, ponho o meu gajo a trabalhar com uma pinta que ele nem dá por isso e ainda me vem agradecer.

Anónimo disse...

Se são dois a sujar porque é que não hão-de ser dois a limpar?
Isto é um tema que vai dar pano pa mangas e de costura não percebo eu!

Anónimo disse...

Boas,

Apenas gostaria de partilhar convosco um provérbio árabe que é muito utilizado por um amigo meu...
O mais certo é o provérbio não existir... E, muito importante, nem eu nem o meu amigo colocamos isto em prática mas acho que tem alguma piada...
O famoso provérbio é:
"Quando chegares a casa bate na tua mulher... Podes não saber porque lhe bates... mas ela seguramente sabe porque está a apanhar!!!"

Abraços e continuação de bom trabalho.

Campina disse...

este tema vai acabar pelo mesmo caminho do tema de ontem...
sempre se viu, os homens, ao que parece, não foram feitos para as lides domésticas...
Sim.... porque supostamente não têm jeito!!! o que é uma boa técnica para quem não quer andar a limpar sanitas!!

Quanto a mim, sou estudante, e como tal, a casa torna-se numa autentica confusão na altura de exames...

E nestas alturas só me apetece perguntar: há algum arquivador milagroso que consiga colocar as folhas em ordem no fim de um exame?
Ou a única solução é junta-las numa caixa, até nos esquecermos delas?

Binas disse...

Oi para todas e para todos!
Isto hoje promete... Sou estudante e estando ou não em época de exames a pocilga é sempre a mesma. Conto com a caridade da minha mãe pra me vir limpar a casa de 3 em 3 ou 4 em 4 meses! Por mais que tente arrumar as coisas aprarecem sempre pelo chão e o pó nas prateleiras. As mulheres têm umas mãozinhas de ouro no que toca às lides domésticas e não só....

Anónimo disse...

Olá rita, olá alvim.

Esta é para o Bruno, é verdade que os donos de casa ganham mais?

Sim porque ouvi dizer que era assim. E a razão era simples, era porque ficam menos tempo a olhar se a casa dos patrões que limpam é bonita ou não, não vêm novelas e fátimas lopes enquanto fazem o serviço, não vasculham as gavetas, etc,etc.

É isto verdade?


Outra coisa fixe fixe era fazer um género de big brother donas/donos de casa.

Isso é que era.

Era ver quem limpava melhor.

A discutirem por uma vassora.

A ver quem era o primeiro a fazer o jantar.

A lutarem pelo lugar de melhor sacudidor de tapetes, para ficarem isentes da explusão.

Anónimo disse...

Este tema não vai acabar pelo mesmo caminho do tema de ontem...

Sempre se viu, que os homens,foram feitos para as lides domésticas mais aprefeicoadas.

Sim.... porque sem qualquer dúvida têm jeito!!!

Quanto a ela, que é estudante, e como tal, a casa torna-se numa autentica confusão na altura de exames, precisa é de um homem lá em casa a ensiná-la.

Anónimo disse...

boa tarde ...

Tava mesmo a precisar de um dÓno de casa(atenção, é fundamental acentuar a vogal o)!

enfim ...

eu sou mais do género: dona de casa desesperada e com muitas manias irritantes em relação às limpezas.
Uma coisa é certa, é impossível pensar numa casa suja e desorganizada. (pelo menos para alguns)

beijinhos
ana

Binas disse...

Oi outra vez!
Quem é q aí gosta de passar a ferro? Eu moro em coimbra... mas gostei da ideia da roupa na casa-de-banho. Quanto à cama, essa não se faz. Raramente faço a maldita da cama. E quanto lavar a loiça, nem se fala... pilhas e pilhas de loiça!

Carolina Mendonça disse...

Olá a todas!!!
Ser ou não ser dona de casa???

Demomento estou a acabar a minha tese de mestrado e estou por casa, portanto posso dizer que sou uma Dona de Casa.
Por incrível que pareça quando estou nervosa ou simplesmente chateada dá-me para as limpezas, sendo que quanto mais nervosa estou mais limpo. Houve uma altura da minha vida em que limpava a casa todos os dias, chegando as pessoas a dizerem que eu era uma "maníaca das limpezas", a minha mãe agradeceu mas a conta da água disparou.
Para discontrair gosto de passar a ferro... Estranho!!! Mas por outro lado não gosto muito de lavar a loiça...

Beijokas para todos e boas limpezas

elisabete duarte disse...

esta do vapor do banho para passar as camisas e' a dica do ano! eu detesto passar a ferro, e' a 'unica coisa que abomino na lida da casa e nao faco...recuso-me!
Quanto a' cama, nao ha nada melhor que nos deitarmos numa cama de lencois esticadinhos...tipo hotel ;) ate se dorme melhor! por isso, faco a cama antes de me deitar!
La em casa as tarefas da casa fazem parte do dia a dia do casal, nao ha ca 'donas ou donos de casa" afinal a casa e' dos dois!

Anónimo disse...

Alvim...
pergunta a essa gaja tua colega... a nao sei quê Amado...porque é que se está sempre a rir!!!
onde está á piada???
ai...que saudades da Raqeul Bulha

Indibiduo disse...

Olá a todos...

Quando estive a estudar fora, tive de me desenrascar.

Tive de aprender a força a cozinhar(muita comida queimada), Lavar a roupa(muita roupa encolhida e outra manchada), passar a ferro( não era top, mas desenrrascava), limpar o WC e etc.. A cama é que não se fazia, apenas trocava os lençois (para quê fazer a cama se voltamos a escangalhar???loll)

Mas o que não suportava mesmo era lavar a louça!!!

Mas se me permitem...

Sabem qual é a diferença entre uma uma dona de casa e uma maquina de lavar a roupa? A dona de casa também lava a louça hehehe

Ricardo Leal

Gil disse...

Eu sou um rapaz que mora só e sou um verdadeiro Dono de Casa... Passo a ferro, limpo pó, lavo o chão e ainda sou excelente na cozinha... Acho que há muitas mulheres que não sabem fazer metade das coisas que eu faço.. :)

Existem muitas mulheres que não sabem fazer "nada" de jeito.

Abraços

Gil

Quintino disse...

Bem, digamos que so tenho 21 anos, neste momento estou a fazer umas costeletas de vitela com batatas frita, por causa da pressa, mas ainda no domingo fiz uns filetes d salmao grelhados com molho de vinho tinto acompanhados cm uma salada cm molho vinagrete....
So detesto e limpar, mas limpo, so não percebo é o "fazer a cama", mas pronto... lol

Não percebo como e que se pode ainda hoje pensar que uma mulher e que tem que saber fazer tudo, quando maior parte das minhas amigas, não sabe o que e cozinhar ou limpar....

Já agora Alvim não queres fazer publicidade ao meu livro? Sim tambem sou um pseudo escritor, "Divagações... ... solitárias" de Hugo Quintino, editado pela corpos editora.

Abraços ao programa

Anónimo disse...

alvim, MEU GRANDE AMIGO, tenho um truque para passar a ferro sem o minimo esforço... que passo a citar:
1º passar a ferro só das 7 as 8 da noite de segunda a quinta
2º ligar o radio ou a telefonia ( para aqueles q ainda a usam ) na antena 3
3º passar uma peça de roupa de cada vez q tu ( alvim ) falas de sexo

...ou seja é muito produtivo pq como nos sabemos sexo é um assunto q tu nao dispensas em cada emissao.

por tudo isto, passar a ferro passa a deixar de ser o tédio do custume.

ps- é natural deixar queimar muita roupa pq com as rizadas q tu nos provocas ate nos esquecemos q temos um ferro quentissimo em cima de roupa! mas comigo resulta.

grande abraço ai ó pessoal da emissao de hj, sim para as raparigas tb á q haver respeito! ;)

Anónimo disse...

oLÁ Alvim... confesso que não faço nada, absolutamente nada...e a maioria das pessoas que se gaba de fazer....na realidade não o faz meus amigos...é verdade!!!! não me inspiro com tarefas domesticas, so se levarmos para uma vertente sexual...tipo...a máquina de lavar a centrifugar..hum...voces sabem...aquele tremelique gostoso e vibratório que provoca um Armageddon... enfim...ah! e os homens não ajudam nada... só a desarrumar...por isso é que o meu leva como chicote...mai nada! beijos e abraços para todos

Bruno Maurício disse...

Lavar a camisa no banho... Essa agora... Rita, isso é do vapor é maravilhoso também serve para cozer legumes?
Eu como um estudante exemplar só arrumo o quarto quando não acho meias, só lavo a loiça quando ela atinge o patamar de não haver loiça limpa, a cama só é feita quando são postos lençóis novos.
Isto não é bem assim mas é por aí, vem tudo muito das nossas vivências, por isso afirmo que nós só nos tornamos homens quando vivemos sem os pais, eu costumo dizer que sou estudante, homem de caracter e dona de casa em par-time.
abraço e boa tarde agarrada ao sonasol verde

Anónimo disse...

Está-se a tomar um cliché afirmar que os homens nada fazem, nada querem fazer, nada sabem fazer como lides domésticas. Há que assim são, mas não todos, não generalizem por favor. Desculpem o desabafo mas irrta-me as mulheres meterem os homens sempre no mesmo saco, especialmente quando cada vez mais mulheres têm menos capacidades domésticas!

Agora, as mulheres tanto criticam os homens. Mas as mulheres também fazem esforço e têm capacidade para arranjos elétricos, de canalização, de manutenção, de mecânica, bricolage e afins? Se a generalidade dos homens não tem apetências para algumas tarefas domésticas, as mulheres fogem a sete pés das outras tarefas.

Anónimo disse...

Olá.
Sou um rapazola e graças a Deus a minha maezinha ensinou-me a fazer todas as lidas domesticas (apesar de muito me ter custado na altura). Quando fui morar sozinho tive de por em pratica todo o meu conhecimento, limpezas, alimentação, etc.... No entanto tenho orgulho em não precisar de mulheres para nada, quer dizer ... em algumas coisas preciso ;).
Na realidade eu cozinhava e cozinho melhor que ela, e não, não sou cozinheiro.

Beijos e Abraços
Joselito

Anónimo disse...

o problema da mentalidade "maxista" é da sociedade de ha 30 anos. Era impossível um homem fazer qq coisa em cs pq a sociedade não o admitia.
estamos numa fase de mudança e penso q a próxima geração os homens tb vão fazer td o q hoje é feito maioritariamente pelas mulheres.
sou mulher e um dia qd casar COM CERTEZA q vai existir divisão de tarefas :P
beijos

Anónimo disse...

boa noite outra vez caros amigos

o mal desta historia tda é nos estarmos mal habituados... ja ouviram algum sem abrigo a queixar s no pó nas ruas?

na minha opiniao se cada um de nos passasse um ou dois dias a viver na rua deixavamos de nos preocupar com esse tipo de problemas e sim com coisas q realmente interessam como por exemplo procurar a cara metade com quem devemos procriar e manter os humanos a mandar no mundo...
.. sim pq ha ai seres como os pombos por exemplo q se estao a tentar apoderar da nossa sociedade! ahah

Anónimo disse...

Alvim defende lá os Homens porque é assim: eu sou de Torres Vedras mas agora estou a estudar em Lisboa e agora estou a viver com mais 3 estudantes somos 3 rapazes e uma rapariga cá em casa, e é assim a casa tá sempre num brinco, cozinhamos todos os dias e quem é que faz as tarefas domesticas???? Os Homens... não quero ser má lingua mas só os Homens é que cozinham cá em casa... Abraço

elisabete duarte disse...

Deixem-me so acrescentar … o meu marido nao ‘ajuda” nas tarefas de casa, as tarefas de casa sao tarefas dos dois!
Como qualquer boa equipa, uns tem mais aptidoes para umas coisas e outros para outras, por isso distribuem-se tarefas!

este machismo do e"eu ajudo muito em casa, lavo a loica e tudo" e' culpa das maes, das mulheres e da heranca que recebemos de uma ditadura que treinava a mocidade desse mesmo modo, meninas para serem boas donas de casa, prendadas e pouco cultas!
A todas as mae... ponham filhos e filhas a fazer as mesmas tarefas, porque nao a menina ajudar o pai a lavar o carro e o menino a lavar a loica? ...

Anónimo disse...

Extrapolando, homens e hulheres têm capacidades e competências diferentes, especialmete na organização do cérebro. As mulheres apresentam supremacia na organização e gestão no geral, enquanto os homens estão mais capacitados para os detalhes, daí os homens serem mais dados, por exemplo à eletrónica.

É essa a razão pela qual raramente se vêem mulheres motoristas, na construção civil, na informática, e raramente se vêem homens na costura, em secretárias ou em limpezas domiciliárias.

As tarefas devem ser partilhadas, é certo. MAs compreendo que num casal cada um faça aquilo que tem mais "jeito", gosto ou conhecimento. Eu faço limpezas, lavo roupa, cozinho o suficiente. Mas adoro bricolage, arranjos elétricos, de canalização ou automóvel, coisas que a minha parceira evita a tdo o custo, não toca, nem quer saber.

Se forma alguma chego a casa e sento-me, se houver tarefa a fazer, ou a minha parceira estiver a trabalhar. Mas uma coisa é certa: se uma tomada não funcionar, ou se a torneira pingar, se eu não tratar disso, essas situações podem ficar eternamente a precisar de arranjo que a minha parceira faz-se cega.

Anónimo disse...

O problema de uma grande parte dos homens é que estes são dotados de uma grande dose de preguiça, egoismo e não se importam de viver no caos.
Nós também preferimos estar a fazer outras coisas em vez de limpar a casa e arrumar coisas mas tem que se feito!
Eles preferem fazer outras coisas e fazem mesmo, esperam sempre que lhes digamos que têm que fazer isto ou aquilo.
Ou até fazem coisas mal de propósito para que não lhes seja pedido mais vezes.

Marisa

Anónimo disse...

oh Alvim, elas quase que aguentam, por isso acho muito bem em os homens resistentes que começem a gostar de cozinha, senão, ora.. elas tombam antes de acontecer LOL
bom tema :))

Anónimo disse...

Boas

Eu acho que as principais culpadas de os homens não ajudarem nas lides domésticas, são as mães de todos esses homens. A minha sempre nos "obrigou" a mim e ao meu irmão a pelo menos limpar os nossos quartos, pôr e levantar a loiça da mesa e por vezes até lavar a loiça (antes de termos máquina).
Hoje sou casado, e ajudo sempre a minha mulher a limpar a casa. Claro que há tarefas para as quais ela tem mais talento do que eu, e por isso há tarefas que só ela faz, pois eu não me sinto muito á vontade, como por exemplo passar a ferro, tudo o resto tanto faço eu como ela.
Para a coisa ser mais fácil e mais atrativo, gosto de pensar que estou a pintar um grande quadro enquanto passo a esfregona pelas divisões da casa.

Anónimo disse...

Boas,

Bem, uma coisa é certa, eu saí de casa para a faculdade, e comecei a aprender as coisas. Cozinhar....e nada melhor como conquistar uma mulher.....eu sou o chef na cozinha....e deixá-las maravilhadas....e não me importo de cozinhar...desde que não seja eu a lavar a loiça. Quanto as lides da casa...enfim...á que fazer que ninguém gosta de morar numa pocilga...lolol

Cumprimentos,

Luis

sara aires disse...

Acho que isso de ter mais "jeito" ou "talento" prende-se mais com o gostar ou não gostar desta ou daquela tarefa. E uma coisa é certa h´homens que adoram cozinhar, e são muito bons nisso; mas também há mulheres (como eu,:D) que curtem bricolage! A questão também pode passar pela necessidade fazer o engenho. Para além de um curso de Escultura, que obriga mesmo a pegar em rebarbadoras, berbequins e serras eléctricas... o facto de ter vivido só com mulheres na faculdade também ajuda. No entanto, reconheço que nalguns casos as mulheres "ficam à espera" que eles resolvam o assunto. Mas eles também o fazem em inúmeras situações.
Em suma, para aqueles que gostam da lida da casa, parabéns! Para os que não simpatizam, resta dizer:
"It's a dirty job, but someone's gotta do it"

sara

PS - Adoro o programa, parabéns e continuem!