quinta-feira, janeiro 31, 2008

Da Lua ao micro-ondas



Nuno Crato, além de todos os pergaminhos científicos que tem – é, por exemplo, professor de Matemática e Estatística e presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática –, é, acima de tudo, um grandessíssimo curioso. E, pior do que isso – que um mal nunca vem só –, trabalha no sentido incutir essa curiosidade em toda a gente, valha-me Deus. E do seu plano maquiavélico, faz parte o seu livro Passeio Aleatório pela ciência do dia-a-dia (edição Gradiva):

Diz a sinopse: «Este é um livro para curiosos escrito por um grande curioso. Um livro sobre a ciência que atravessa o nosso dia-a-dia, a ciência em que não reparamos ou que temos dificuldade em perceber. Com a clareza e a simplicidade a que nos vem habituando, mas também com o rigor de um profissional da ciência, Nuno Crato guia-nos pelo mundo fascinante da cultura científica, num passeio tanto mais interessante quanto aparentemente aleatório. Fica-se a saber como Tales mediu a altura da grande pirâmide e qual era o mistério das pontes de Königsberg. Fala-se da quadratura do círculo e das lentes dos faróis. Explica-se o contributo dos Descobrimentos para o sucesso do Tabasco. Discute-se o funcionamento do marégrafo de Cascais e de onde vem a tecnologia bluetooth. Explica-se o mito da maçã de Newton e a origem do sinal @. Este livro vai ser lido e conversado. Todos vamos aprender e todos nos vamos surpreender.»

Nuno Crato estará, então, hoje connosco para falar do fundamento científico do nosso quotidiano, das grandes formulações científicas que há por detrás das pequenas coisas – que os satélites girem à volta da terra, ainda vá, mas intriga-me particularmente porque diabo as claras batidas em castelo se seguram ao fundo da taça –, e opinar sobre a saúde da curiosidade dos portugueses em geral (como poderá ser espicaçada de forma a levar as pessoas a interrogarem-se mais sobre o que se passa à sua volta e a perceberem o prazer que é saber mais coisas?); e sobretudo da curiosidade da malta que entra para as universidades: se vivemos uma cultura em que o desejo de aprender foi suplantado pelo desejo de um mero canudo que nos dê estatuto social e acesso a uma profissão bem remunerada (que, de qualquer forma, nos dias que correm, é cada vez mais difícil de conseguir).

Quanto a vocês, olhem à vossa volta e interroguem-se: que misteriosos segredos guarda o micro-ondas?; em que macabras conspirações matuta o frigorífico quando, à noite, o deixamos só?; de quem é que o ferro de engomar se ri?; é por falta de educação que os asteróides passam nas imediações da Terra sem parar para beber um copo?; poderão, um dia, os esquentadores inteligentes dominar a mundo?

Perguntas e comentários para o 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue. A partir das 19, com Fernando Alvim e Rita Amado.

52 comentários:

Anónimo disse...

É verdade que viver nas imediações dos cabos de alta tensão faz mal à saúde?

E já agora, a respeito dos telemóveis: está provado que corremos riscos ao usá-los durante muito tempo seguido, é só uma hipótese, ou é um mito?

Augusto

Anónimo disse...

Olá Alvim, Rita e Nuno Crato. Gostaria de saber, na opinião do vosso convidado, se é possível a médio prazo vermo-nos livres da dependência do petróleo. E que desse umas luzes sobre o que são as tão faladas pilhas de hidrogéneo ou lá o que é.

Obrigado.
Raúl, Coimbra.

Anónimo disse...

Somos um grupo de estudantes, homens, da ESTG Leiria, e pensamos que a maior inveção até hoje, foram os vibradores! Sim, os vibradores, pois vieram permitir que as mulheres feias também tenham prazer!!!

Engenharia Automóvel Sempre!!!

um abraço a todos.

Anónimo disse...

Porque é que as naves das séries de ficção científica têm asas? É que, no vazio, elas não servem para nada, pois não?

Também acho piada às explosões.

Gonçalo, Porto

Anónimo disse...

O comentário mais bronco do dia tinha mesmo que vir de um grupo de estudantes de engenharia.

Anónimo disse...

Esqueceram-se da maravilhosa invenção das bonecas insufláveis...,( satisfação ou não dos "broncos", como diz o ouvinte Ricardo, da secção automóvel, que não têm quem lhes pegue devido ao cheiro a óleo)! Eheheh, estava só a meter-me com eles!

Os vibradores por sua vez conseguem o que muito bom homem não consegue que é dar prazer à sua mulher, e este claro, não é egoísta. Porque dá para ambos!

E lá tinhamos nós de voltar a falara em sexo :)

Quanto ao tema de hoje, que também pode seguir a linha,(do sexo) a minha questão é bem mais diferente: a magia das telecomunicações, da videoconferencia...,dos telemóveis e computadores minúsculos.., será caso para dizer que o Homem tem o mundo a seus pés e não sabe?
E a cura para a morte, faltará assim tanto?
Já agora qual é a origem do @? Fiquei curiosa =) Será @(at anywhere)?
Beijinho grande, MAIS UMA PARTICIPAÇÃO FEMININA LOL =)

Anónimo disse...

a sempre paneleiros tipo meninos como ai em cima, que acha que os vibradores também servem para eles se mastrubarem, sabe-se lá porque.....mulheres feias servem sempre para outra coisa, andar de costas para a bela visão do mundo...hehehe

Anónimo disse...

Ó Alvim, tens que ler em directo os comentários dos engenheiros automóveis, do ricardo e da kikas!!! tá uma picardia altamente!!! e tem tudo a ver com o tema!

joao - leiria

Anónimo disse...

eu sou uma verdadeira tecnologia, os vibradores vieram dar uma grande alegria ao mundo, eu satisfaço as bonitas e os vibradores as feias, e sendo assim todas andam contentes....
adoro o vosso programa...

apreendo muito para exprimentar com mulheres bonitas....
hehehehe

ou não....

engenheiro cachoupo

Anónimo disse...

será que a ASAE certifica se os vibradores têm a marca CE?

Anónimo disse...

Boa tarde a todos,

Nuno Crato é o verdadeiro matemático do nosso país. Ele tem mostrado ao longo da sua carreira que a matemática afinal não é aborrecida e que a praticamos a todo instante, basta estarmos vivos.
Na minha opiniao, se alguns professores e principalmente a MINISTRA, se dessem ao "trabalho" de ler as análises feitas, por este mestre das ciencias, sobre o ensino em Portugal, a taxa de insucesso desceria virtiginosamente. Sim, pq o insucesso dos alunos nada mais é que o insucesso na formaçao dos professores do ensino básico que são produtos do insucesso da política do ministério da educaçao.
Ao Nuno Crato, deixo uma sugestão: vá as escolas, faça palestras a professores e alunos; divida um pouco da sua paixão em ensinar, e pelo conheciemnto, por uma sociedade que ja nao acredita que a formaçao é o principio de tudo.
saudaçoes matematicas,

Anónimo disse...

Não existem mulheres feias, apenas uma são mais bonitas que outras, umas usam mais makilhagem que outras, e outras têm mais acesso a cirurgias que lhes dão corpos esbeltos, e outras tudo não passa de ilusão óptica. Ora vejamos, desde a Pamela á floribela portuguesa que tÊm peitos de cilicone, a Lili Caneças que fez o Lifting, mas não lhe serviu de grande coisa, e dp temos os magestosos... Não falemos do Alvim =), falemos por exemplo George Clooney, Mourinho, Brad Pitt..., que plasticas fizeram estes? é caso pa dizer os outros não são feios, são é menos bonitos.

Anónimo disse...

Lá esta outra feia e frustrada a falar, sabes o tempo do comentario ias a esteticista fazer o bigode, desculpa o buço....continua assim que os vibradores vão te dar jeito, e não te esqueças da vaselina, só por coisas...hehehe
quando estiveres na net a procura de homem mete uma foto de costas, pode ser que alguém fale contigo....vais a sala P, levar um ajuste...
convites a toda a mulher que necessite de reajustar a fronha...
para mais contactos é mandar o contacto...

claro nunca vao receber o contacto em troca...hehehehehehe

ajustador da folga

Anónimo disse...

Tenho alguns livros do Prof. e o ultimo que li foi: A Espiral Dourada. Muito interessante a questão geometrica com a sequencia Fibonacci.

Para quando um número com o nome do professor?

Anónimo disse...

estes comentários já estão a desviar-se totalmente do tema inicial. já não há respeito...

vitor - leiria

Pluno disse...

Gostava que me dissessem se acreditam, realmente, que o Homem foi à Lua. Não vos parece estranho que em apenas três anos (1969|1972)o Homem tenha ido à Lua cinco vezes!!! Sempre na administração Nixon!!! E passados estes anos todos nunca mais tenha ido?
E que agora estejam a preparar uma ida à Lua e demore tanto tempo a prepará-la, com a tecnologia que dispomos actualmente?
Eu assisti, emocionado, com apenas cinco anos, à odisseia do Homem na Lua. Acreditei e gozei com os que não acreditavam, até há pouco tempo, mas um dia espreitei no site:
http://www.afraudedoseculo.com.br
e fiquei pasmado!
Os sacanas dos americanos fabricaram mesmo e enganaram o Mundo com essa fantasia.

Pluno disse...

Deixo aqui apenas um pouco do texto desse site para reflexão!!!

"Começaremos pela foto da porta de entrada da Missão da Nave Apollo 11, existente no site da NASA. Note que, já no inicio, as evidências de fraude borbulham. Esta é a foto de abertura da página e é a foto na qual encontrei o maior número de direções de sombras até o momento em que criei este site. Tem sombras pra todo lado! Para ficar mais fácil de visualizar as direções das sombras, desenhei uma reta vermelha para cada direção encontrada. Note que existem, no mínimo, 4 direções diferentes de sombras, num local onde a única fonte de luz é o Sol, e todas as sombras deveriam estar na mesma direção. E não há desculpas de terem tirado a foto com ausência de luz solar (noite, na Lua) e terem recorrido ao uso de uma iluminação artificial. Pois, repare, no fundo esquerdo da foto, a incidência de luz solar, de cima para baixo, no Módulo Lunar."

Bom!... Consultem este site e vão ficar admirados, como eu fiquei, com a lógica das questões levantadas. Depois podem consultar outros sites e pensar por vós próprios.

Pluno disse...

"Os Estados Unidos tramaram esta fraude porque a União Soviética tinha acabado de enviar Yuri Gagarin à órbita terrestre. A foto da Terra vista do espaço e a frase "A Terra é Azul" condecorou a União Soviética como a nação mais avançada tecnologicamente do planeta. Os Estados Unidos, no auge da Guerra Fria, vendo que estavam ficando para trás, resolveram dar um golpe para atrair toda a atenção do mundo para eles. Principalmente porque, um ano antes, Stanley Kubrick lançou o filme 2001 – Uma Odisséia no Espaço, com efeitos especiais nunca vistos antes na história do cinema, que renderam um Oscar ao brilhante Kubrick! E esses efeitos especiais poderiam muito bem serem utilizados pelos Estados Unidos para forjar uma viagem do homem à Lua."
Não é estranho que os soviéticos (os primeiros a mandar um homem para o Espaço) nunca tenham posto os pés na Lua?

Ó Alvim!... Que tal fazer um programa todo ele dedicado à Odisseia do Homem na Lua?

Pluno disse...

http://www.afraudedoseculo.com.br

Pluno disse...

http://www.afraudedoseculo.com.br/

Pluno disse...

http://www.afraudedoseculo.com.br/

Pluno disse...

http://www.afraudedoseculo.com.br/

VÁ LÁ. CONSULTEM ESTE SITE E TIREM A VOSSAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES!!!

elisabete duarte disse...

pois o que eu queria mesmo e' que se inventasse o "tele-transporte". Bem sei que o telemovel, video-conferencias ajudam e tentam aproximar-se daquilo que todos desejamos, uma maquina que a ciencia um dia tera pronta para nos transportar em segundos para outro lugar. O que eu gostava de ir jantar hoje a Lisboa e amanha estar de volta ao meu trabalho em Nova Iorque. No fim de semana ir beber um cafe a' praca da Oliveira em Guimaraes e ao fim do dia ir ver o por-do-sol a uma praia alentejana. Sera que vai ser possivel? O que diz a ciencia do nosso dia a dia?

Campina disse...

sempre quero ver como é que vão puxar o tema para o sexo hoje....
será que toda esta ciência vai ficar resumida a vibradores??
lol

Anónimo disse...

ALELUIA, mudaram de tema! Gosto imenso do vosso programa, mas ouvir falar de SEXO todos os dias já cansava...com tanto tema e convidados por aí, cum caneco!

Concordo com o Pluno...tantos anos passaram e nunca mais voltaram à Lua... só acredita quem quer!

Anónimo disse...

Ó Alvim, hoje ainda não se falou de sexo na Prova Oral. E já são 19:08h...
Assim não pode ser...
Luís Andrade

Anónimo disse...

Boas a todos,

E para quando um aparelho que apague a memoria à la Paycheck (Phillip K Dick)ou Eternal Sunshine Of The Spotless Mind?

E a teleportaçao estilo Star Trek nunca mais chega, ja tou farto de me revistarem nos aeroportos.

E cigarros que nao matem e que continuem a ter o mesmo sabor (nao aquelas porcarias da farmacia)?

E jogadores de futebol com um QI superior a 30 quando é que inventam? (Ok, ok aqui ja tou a pedir demais eh eh)

Bolas inda falta tanto pra inventar.

Saudaçoes e bom programa
zizou

Anónimo disse...

Entao alvim ele é quase um HACKER!!

Anónimo disse...

já que o nuno crato sabe tudo, qual a pressão média efectiva dentro da câmara de combustão de um motor otto com um diametro de 75 mm, e um curso de 100mm, 5 graus antes do ponto morto superior, na fase de compressão?

um grupo de quase engenheiros automóveis...

Ana disse...

Em rela�o a conspira�es, nisso os EUA s�o os "melhores" no p�ssimo sentido da palavra.
Eu sou das pessoas que v� os atentados ao 11 de Setembro como uma verdadeira conspira�o interna e acho que qualquer pessoa que veja o excelente document�rio "loose change" fica, pelo menos, na d�vida.

Gostava de pensar o que pensa acerca disso o vosso convidado, isto se enveredarem pelas teorias da conspira�o. ;)

P.S.: Odeio matem�tica! E estou a dar em maluca com o SPSS.
(foi s� um desabafo)

P.S.2: N�o fiquem a pensar que sou maluca. :P

beijinhos e boa tarde ;)

Anónimo disse...

SPRING BREAK FESTIVAL!!!!!!!

CESAR disse...

Boa tarde a todo o auditório.
Mais um convidado com elevação!
Os meus parabéns à Prova Oral.

Sobre o livro, de certeza que o lerei. Sou um grande fã da obra de Nuno Crato.

Gostava de saber a opinião do Professor Nuno Crato no que toca ao tema levantado pelo Pluno.

E tenho três perguntas para o convidado:

- Qual é o QI médio do ser humano? E qual é o animal com um QI mais próximo? E já agora: Qual é o QI do Alvim? 300?

- Qual é a opinião de Nuno Crato sobre Deus e as religiões?

- Para quando clones de seres humanos? Qual é a opinião do professor sobre o dilema ético desta questão?

Continuem com o bom trabalho e cumprimentos a todo o auditório.

Ana disse...

Correcção: Gostava de saber o que pensa acerca disso o vosso convidado, isto se enveredarem pelas teorias da conspiração.

ai ai, a culpa é do SPSS!

Anónimo disse...

PUXA....tinha de ser! Logo hoje que o tema era outro, lá tiveram de telefonar ao senhor para cuscar a vida dele! Caramba...Se eu fosse ao Nuno ia-me embora, como fez o Santana Lopes!

Anónimo disse...

É só pa dizer que:
-José! és uma moka!!!!!
se ela não quer, obriga-a!

Anónimo disse...

MMMMmmm será que sabe tudo e aquela pergunta que intriga toda a gente....
Quem foi afinal o 1º, a galinha e o Ovo, desven lá esta :P

Jorge Bicho disse...

Grande Alvim

pergunta ao Nuno Crato porque é que as pessoas quanto mais inventam e falam sobre comunicação, cada vez mais não conseguem falar com os outros olhos nos olhos. Já repararam que hoje dois colegas com gabinetes vizinhos, comunicam melhor por e-mail ou por chat, que levantar o cu da cadeira e resolver as coisas.
Não achas que quanto mais a ciência avança menos se avança nas ciências humanas.
um abraço
JB

Anónimo disse...

Uma das coisas mais fascinantes na matemática são os teoremas (espero não estar a dizer uma asneira) por resolver, aqueles problemas que teóricamente têm solução, mas chegam a demorar séculos a ser resolvidos. Alguns têm até prémios para quem os resolver.
Quais os mais famosos?
E há algum(alguns) mitiso(s) que nunca tenham sido resolvidos? (e nesse caso, como é que se pode saber que se podem resolver?)

Peço desculpa mas eu próprio já me estou a baralhar com a minha pergunta... eu em matemática sou "guterrista".

Anónimo disse...

Até que enfim um programa acerca de matemática. Já enjoa tanto falar em sexo.

Uma ideia para ti Alvim: um programa só acerca de Euler (dava para uns mil programas da Prova Oral), nomeadamente acerca da mais bonita igualdade do universo:

e^(i*pi)+1=0

Abraços para o Prof. Crato

Luís Ribeiro

Anónimo disse...

e bora lá ouvir o Alvim no CCC sábado á noite!

Anónimo disse...

ola alvim e pessoal do programa

ha algum tempo falarm-me do determinismo como modo de vida. disseram-me que nao podemos controlar o nosso futuro pois se pararmos o universo num determinado momento podemos determinar o que vai acontecer no momento seguinte pois tudo se processa por reacçoes quimicas. is to claro se conhecermos todas as constantes do universo.

gostava de conhecer a opiniao do convidado

beijos e abraços

Anónimo disse...

qual é a unidade de medida que o senhor nuno crato atribuiu á pressão dentro do motor?

47 quê?

para que conste, a pressão dentro de um motor opel 1.9 cdti, pode chegar a um máximo de 26 bar.

mais outro quase engenheiro...

Isabel disse...

Olá!
Era só para dar os parabéns ao Prof. Nuno Crato. Sou estudante de Matemática e já ouvi uma confrência dele e gostei. E concordo com ele em muitos pontos que vêm a público.

Isabel

Anónimo disse...

Quero felicitar o prof. Nuno Crato por ser uma voz lúcida no actual panorama da educação nacional. Li recentemente o seu livro 'O Eduquês em Discurso Directo', tendo chegado à conclusão que concordo plenamente com as posições ali defendidas.
É por isso preocupante ver a actuação do Governo em matéria educativa.

Gostaria de saber qual a opinião do prof. Nuno Crato sobre os actuais programas do ME, nomedamente "Novas Oportunidades" e RVCC, se acha que estas qualificações representam uma efectiva mais-valia para quem as possuir e para o país, ou se corremos o risco de estar expectativas nas pessoas que poderão ser muito difíceis de concretizar?

Na minha opinião, corremos o risco sério de tornar as qualificações académicas num fim em si e não num meio.

Cumprimentos,
Ruben Correia

Anónimo disse...

Olá, boa noite a todos.
Uma pergunta para o Professor Nuno Crato: é verdade que o desenvolvimento da chamada «inteligência musical» pode ser um bom auxílio para uma melhor compreensão da matemática? E o inverso, também se verifica?

Cara Rita, eu também sou do tempo dos exames nacionais e não me sinto velhinha. Antigos, muito antigos, são os tipos da fase da prolixa PGA.

Beijinhos e parabéns pelo programa.

Anónimo disse...

"Quem foi afinal o 1º, a galinha e o Ovo, desven lá esta :P"

Foi o OVO, pois os dinossauros ja punham ovos antes das galinhas

Anónimo disse...

O professor está a complicar essa questão do ovo... eu simplifico assim:

Os réptéis surgiram evolutivamente antes das aves e põem ovos...

Também está certo não é?

Anónimo disse...

É

www.sitiodovinho.com

:p

Anónimo disse...

http://www.sitiodovinho.com/

Anónimo disse...

oi alvim!!
vou ser mt breve...p resolver o teu mistério da galinha e do ovo...as aves têm um acestral comum c os dinossauros...os répteis reproduzem-se através de ovos, logo o q nasceu primeiro foi o ovo...o teu convidado tem razão...continuação de bom programa.Abraços!!

Anónimo disse...

Sim senhor,
hoje tivemos um bom convidado. Assim dá gosto. :)

Anónimo disse...

Boa noite alvim e tb aos restantes participantes do programa.
Acho pertinente falar no signo que estamos a atravessar ou seja o signo de aquario.
Fiz anos ontem e reparei k foi dos poucos k nao foi falado no programa. Bom programa.