quinta-feira, janeiro 03, 2008

707 2002 49



A Associação para o Planeamento da Família tem em funcionamento, há coisa de um ano, a Linha Opções, que visa dar informação e aconselhamento especializado sobre gravidez não desejada, interrupção voluntária da gravidez e acompanhamento contraceptivo; e promete que «seja qual for a situação, seja qual for a dúvida, seja qual for a opção, nós estamos aqui para ajudar. Sem preconceito e com confidencialidade». Já agora, acrescento que o telefone da Linha Opções é o 707 2002 49. A sua coordenadora é a psicóloga Elisabete Souto – e vai estar hoje connosco.

Aquietada a poeira acerca do ainda recente referendo da interrupção voluntária da gravidez, é hora de saber o que mudou, se as dúvidas mais frequentes de hoje são muito diferentes das de há uns anos, se há algum estrato social ou etário mais comum entre utentes da Linha Opções, se os esclarecimentos dados mudam algumas vezes as decisões previamente tomadas, se a contracepção é tendencialmente negligenciada – e todas as perguntas que quiserem perguntar, e todos os casos que quiserem relatar ou comentar. Hoje, por uma hora, a Linha Opções atenderá com o número 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue. A partir das 19, com o sempre prevenido Fernando Alvim.

25 comentários:

Anónimo disse...

Viva Alvim, queria fazer duas perguntas à convidada.
Primeira, utilizar preservativo numa relação sexual é 100% seguro contra o HIV?
Segunda o HIV transmite-se através de sexo oral não protegido?

Anónimo disse...

Eu tenho uma questão para este grande Tema.

Qual é para vcs hoje em dia a idade certa para se dar a um filho/filha nossa um preservativo/pilula?
É que cada vez mais, estes jovens começam, mais cedo a sua vida sexual.

Quando digo cedo, é mesmo muito cedo.
Ou acham que eles só começam a ter sexo há séria com 14 anos?

Hoje é cada vez mais normal aos 11, 12 anos, já arrefinfarem.

O que fazer?
Se tiveres-mos uma filha tornarmo-nos caçadores?
Eu nem gosto de caça, mas vendo um programa que passa de vez em quando aos sábados chamado coutos e coutadas (programa muito bonito sobre a caça)

Começo a pensar sériamente, em comprar uns cartuchos e umas espingardas, para dizer aos abutres que rondarem a minha filha logo aos 12 aninhos que eu sou caçador.

Anónimo disse...

Eu só sei o seguinte:

O sexo é como um jogo de cartas:
ou se tem um bom parceiro,
ou se tem uma boa mão!

Anónimo disse...

Boa tarde Alvim

qual o contraceptivo mais eficaz?

Anónimo disse...

Felizmente que existem associações que apoiam e aconselham quem se depara com uma gravidez indesejada. E, pasme-se, vinda de uma associação do lado do "SIM" no referendo da IVG.

É uma bofetada de luva branca em muitos hipócritas do "NÃO" que, na altura do referendo falavam em defesa da vida e mais não sei o quê e, após o referendo, quando aí sim podiam mostrar trabalho, simplesmente "desapareceram".

Anónimo disse...

Só desejo fazer uma pergunta:

- para quando a educação sexual nas escolas ?

Abraço
Agostinho Vieira
Porto

Anónimo disse...

Por coincidência (ou não, porque como diz a pensadora Margarida Rebelo Pinto "Não Há Coincidências"), publiquei no meu blog hoje este... desabafo:


"Anticoncepcionais:

Os filhos são talvez os anticoncepcionais mais eficazes que existem."

Os meus, com 7 e 6 anos cumprem com uma eficácia DESESPERANTE a função de garantir que a descendência fica por aqui.

A Prova Oral também é um anticoncepcional bastante eficaz, como o demonstra o jingle do grande Jimba.

Um bom ano para ti Alvim, para os teus.... e para as tuas :)

Anónimo disse...

Eu uso o anticontraceptivo mais eficaz, o jejum..., é há algum tempo nem corro o risco de engravidar alguém à moda da idade média, a sorte é tanta que nem sequer se sentam, no metro, na cadeira em que estive sentado...

Anónimo disse...

eu gosto é de as deixar gravidas e depois fugir.

Anónimo disse...

Não percebo, já não eram pobres antes de terem filhos? , porque é que vão ter filhos , e depois virem para tv queixarem-se que o estado não os apoia , e que mal tem dinheiro para sustentar os filhos, se já mal têm dinheiro para si , mal tem qualidade de vida , porque ter filhos?

Anónimo disse...

Apenas para esclarecer que ambas as formas "simpatiquíssima" e "simpaticíssima" estão correctas segundo o dicionário da Língua Portuguesa (http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx).

Bruno Maurício disse...

Olá Alvim e Elisabete Souto, lembro-me bem de ler uma coisa que diz que o preservativo é eficaz 97% das vezes. Tanto que foi daí que nasceu a Ema dos friends (Ross e Rachel)é verdade?

Bom ano!

João Paulo disse...

planeamento familiar?? Epá ja vou tarde! Txii apesar de ser a favor do aborto, nunca pensei nele para com as minhas excepcionais concepções, que sao os meus 3 filhos, que sao o melhor do mundo! E cum catano nao me arrependo nada. 2 ate sao gemeos,.. a experiencia é unica na vida.

Anónimo disse...

O melhor contraceptivo é a aspirina. Tenta fazer amor com uma aspirina entre os joelhos.

João Paulo disse...

hmmm, ja agora uma questão pa xo dona Elizabete: o "aparelho" para a mulher é ou nao saudavel? Sim ja sei que contracepciona a +-100%, mas (!) E a ESPOSA? A Sua saude?

João Paulo disse...

yeap, o chamado diafragma. a minha mulher ta farta d fazer exames...

Anónimo disse...

Começo por te agradecer (Alvim) o tema de hoje. Amanhã vou defender um trabalho que aborda a gravidez em idade precoce, mais precisamente o papel do Serviço Social na prevenção primária da gravidez na adolescência.

O meu trabalho possibilitou-me verificar que, neste âmbito, as causas da problemática e as intervenções necessárias exigem uma actuação sob o ponto de vista social e através de meios sociais, no entanto são muito poucos os assistentes sociais a trabalhar nesta área. Deste modo verifica-se uma maior actuação no que concerne à prestação de informação sobre contraceptivos e saude reprodutiva realizada por profissionais de saude, em detrimento de uma intervenção que recaia nos afectos, relacionamentos sociais, capacitação pessoal, projectos de vida acertados, entre outros, tentando alterar também a regulação social existente sobre este tema.

Gostaria de saber, na opinião da convidada, se poderá ser esta "inexistência" de acções sociais a causa do, ainda enorme, número de gravidezes em adolescentes.

Anónimo disse...

alvim, a elisabete e' boa ?

Anónimo disse...

ALBINHE:

1º Qualquer pessoa pode ter acesso à pilula do dia seguinte?

2º Qual a melhor marca de preservativos, e é só no iraque ou eles aqui também rebentam?

Boas

Anónimo disse...

Olá!
Tenho 29 anos, sou casada há 3 anos, adorava(mos) ter um filho, mas trabalhamos a recibo verde, situação muito instável, sem direito a subsidios de maternidade e outras regalias para quem tem um contrato de trabalho. Com as contas para pagar (casa, etc), como é que as pessoas na minha situação podem ter filhos?!

Maria Rita

Viseu

João Paulo disse...

so para terminar, a pergunta bem ao estilo prova oral: fazer o AMORRR em cima da mota com as maos n travao é seguro??

Anónimo disse...

Romed
é esta a marca que pelos vistos anda agora a ser distribuida em vez dos Zig-Zag
;)

João Paulo disse...

zig-zag zig-zag zig-zag zig-zag zig-zag zig-zag zig-zag zig-zag... Malta usem mas e sabores! Hehehe

xintia disse...

os preservativos já não são zig zag - a CNLCS (Coordenação Nacional para a Infecção do VIH/Sida abre um concurso periódico para a aquisição de preservativos - neste momento são da Farma Trading

xintia disse...

upss
sim não é a marca;)