quinta-feira, dezembro 15, 2005

Sotaques na Prova Oral

Na última emissão desta semana, vamos falar sobre sotaques. Dos vários que conhecemos e sobre os quais há pormenores que importa discutir. Palavras e frases que só existem em determinadas cidades ou regiões, perceber o que esteve na origem de todas estas diferenças. Falar sobre o sotaque nortenho, sobre a pronúncia alentejana, sobre quem é mais isento a nível de Sotaque? Serão os de Coimbra? Lisboa? Então e a região do algarve? Açores, Madeira? E que dizer do sotaque dos emigrantes quando cruzam as duas linguas? Fica particularmente estranho quando se cruza o sotaque brasileiro com o português? E quando entre em cena o espanhol? O Alemão? Seguramente devem alguns de vocês ter amigos em algumas destas situações, relatem-nos por isso as vossas vivências, os episódios que presenciaram e que resultaram em situações cómicas ou absolutamente constrangedoras? Quantas vezes o não domínio de uma lingua nos leva a dizer exactamente o contrário daquilo que queremos?

É por aqui o caminho. Falemos com pronúncia ou sem ela, no tema de Sexta feira da prova oral. 800 25 33 33.


P.S - É oficial, para os menos avisados , a Prova Oral vai fazer a sua primeira festa espontânea na próxima terça-feira. O local do encontro é na Praça de Camões em Lisboa, a partir da 00.30 até à 01.00. Depois daí decidiremos para onde iremos festejar. Aceitam-se sugestões embora o bairro alto se afigure como uma grande alternativa.

p.s 2 - Também é verdade que deste esta semana , a Prova Oral é o primeiro programa de rádio a estar representado no hi5. Para se juntarem a nós basta que nos adicionem através do seguinte endereço: prova.oral@hotmail.com. Em breve daremos mais pormenores.

Sem comentários: