segunda-feira, novembro 19, 2007

A Violência



Notícias de violência (ou «violências», já que as há muitas e diferentes), pululam que nem cogumelos pelos noticiários – embora os cogumelos não tenham culpa – e é inevitável a sensação de que a nossa sociedade actual é mais violenta do que era há uns anos. Mas será mesmo assim?, ou o que acontece é que hoje as notícias sobre violência são mais empoladas?

Seja como for, que ela existe, existe; e é hábito preferir vítimas mais fragilizadas, sem muito «corrimão» por onde se agarrarem – como por exemplo os imigrantes. E é sobretudo da violência exercida sobre alguns deles que vamos falar nesta emissão, com nosso convidado, de nome Nuno (sim, Nuno apenas), que é especialista nas máfias de Leste – e nos irá contar tudo sobre o assunto: como apareceram por cá, como actuam, que vítimas escolhem, que diferenças há entre elas e as outras máfias, o que se tem feito para as combater, e por aí adiante.

Perguntas e comentários via 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue – a partir das 19, com Fernando Alvim e Marisa Jamaica.

11 comentários:

Anónimo disse...

A violencia faz parte do ser humano,as proprias leis da vida são também elas violentas eu para me alimentar tenho que exercer violencia sobre a natureza e por ai fora .......,eu so queria deixar uma pequena mensagem muito seria que é aprendam karaté ou comprem um cão e vão ver que quem quizer exercer violencia sobre voces ja pensa duas vezes antes de o fazer e para não me alongar mais vos deixo com estas sugestões porque se eu me alonga-se mais começava ja a falar sobre armas e bombas.
Adeus e não se esqueçam o ataque é a melhor defesa

Anónimo disse...

Não adianta andar armado se não se souber lidar com a situação é pior, aliás regra geral defender-se-á melhor se usar o bom senso do que uma arma, mas se poder usar as duas é ouro sobre azul.

É minha ideia que as pessoas querem segurança, querem que o estado português lhe veja se está tudo em ordem e lhes feche a porta quando saem de casa, querem que o estado chege e leve aqueles assaltantes um pouco mais á frente do caminho, querem ser assaltadas para ver os assaltantes a levarem com um tiro vindo do nada,de onde só vem o nada... e querem que os criminosos apareçam presos por obrigaça de espirito santo, e finalmente querem sintam o castigo divino enviado pelo deus que juram não existir

Anónimo disse...

Cuidado viver é perigoso, e se o cidadão deseja ter uma vida longa não pode confiar nada, nem a sua segurança pessoal no estado, é uma instituição gigantesca incapaz de actuar a uma escala tão pequena como o a do cidadão, só há eficacia de alguns estados, quando eles negligenciam a segurança pessoal e investem no controlo e na repressão dos compurtamentos criminosos, coisa para qual necessitam do cidadão comum que é um cortas...

Anónimo disse...

Cuidado viver é perigoso, e se o cidadão deseja ter uma vida longa não pode confiar nada, nem a sua segurança pessoal no estado, é uma instituição gigantesca incapaz de actuar a uma escala tão pequena como o a do cidadão, só há eficacia de alguns estados, quando eles negligenciam a segurança pessoal e investem no controlo repressão e punição do crime, coisa para qual necessitam do cidadão comum que é um cortas...

Unknown disse...

OLA XANA OLA ALVIM.
De violencia ate se fala:
Do policia que que foi agredido, de fulano que apanhou da policia,etc.etc.
Mas a violencia e presao psicologica que é exercida em minorias pelos seus proprios conteraneos, para extursao,chantagem ou seija la qual for o motivo, essa violencia só alguns teem conhecimento ,e ficará por aí pois nao se iludam , porque nao sera denunciada e dificilmente acabará.
Gostaria de ouvir o vosso convidado sobre este problema tão próprio da " DITA " de quem ele virá falar.

Anónimo disse...

Que se sente quando se ouve falar de máfia para justificar todas os devaneios esquisofrénicos-paranóicos? é que já culpam máfias de desaparecerem os descontos continente do cartão...

Anónimo disse...

Ola!
Concordo plenamente com opniao do vosso convidado, a violencia vende.. Os media controlam literalmente as nossa vidas, todos os dias somos bombardeados com noticias de assaltos, agressões, etc..

Anónimo disse...

Eu sou um Homem de coragem, por isso vou denunciar abertamente informações delicadas acerca da Máfia Russa, SEM MEDO!:
Все кальяны можно разделить на два вида – сувенирные и функциональные.
Главное, определиться, для какой цели вы приобретаете кальян.

Очень важно, чтобы кальян был герметичным, после его сборки это можно легко проверить. Необходимо плотно накрыть ладонью чилим (сверху) и попробовать втянуть через мундштук воздух. Если воздух не втягивается совсем или втягивается очень тяжело, то кальян герметичен.

Сам уголь бывает разного качества, а от него очень много зависит, если он некачественный, то он слишком быстро прогорает и дает дыму неприятный привкус. Главное, чтобы уголь при сгорании не выделял едкого дыма, так как часто в уголь добавляют средство для розжига, чтобы его легко было разогреть, при сгорании и тлении такой уголь может придавать дыму неприятный запах!

Anónimo disse...

olá

Aqui na ilha das Flores também já há violencia, no outro dia um homem foi degolado num café... ao que parece o criminoso não vai preso por falta de provas, aparentemente só o degolado é que viu quem é que o atacou... as outras pessoas do café "não viram nada". Isto é normal?!

Ah, graças ao médico que operou na ilha pela 1ª vez ao fim de 20 anos o indivíduo que foi degolado está vivo!

Anónimo disse...

Esta gente tá é toda louca!!!

Anónimo disse...

BRASILEIRINHA METIDA À BESTA

Achei piada à intervenção da brasileirinha que, segundo ela, mora em Braga e trabalha no Porto, mais propriamente no estádio do Morkão!
Mais uma vez esta paulinha, ao contrário de muitas pessoas, conseguiu tempo de antena no programa do Albin!
A paulinha estava toda chateada, pois já lhe assaltaram o carrinho, coisa que nunca lhe aconteceu no favela de origem, diz ela. Pois não, de certeza que na favelandia nunca tiveste carro!
Parece que é tabu dizer umas verdades àcerca da imensa seita de brasileiros que vivem em Portugal. Todos os dias chegam novas carradas de brasileiros aos aeroportos da Portela e Pedras Rubras. No que diz respeito a crimes violentos ocorridos no nosso país, os brasileiros estão claramente à cabeça, e grande parte da população prisional no nosso país é constituída por brasileiros.
Quem é que ainda não foi acordado às 4 da manhã, com a música aos berros do apartamento do lado habitado por carradas de brasileiros!!
Apesar de todos estes factos, parece que continua a ser tabu dizer todas estas verdades sobre a korja de brasileiros existentes em Portugal, que fogem da miséria gritante do seu país de origem, onde mais de 70 milhões de brasileiros vivem com um rendimento mensal inferior a 30 euros. Onde até um simples par de sapatos em 2.a mão é comprado às prestações; é este o braziu que as novelas não mostram, e que os brazukas desesperadamente tentam ocultar.
ALBIN, TAMBÉM ACHO QUE JÁ É TEMPO DE MOSTRARES ALGUAM AUTO-ESTIMA, E DE NÃO TE PORES DE CÓCORAS SEMPRE QUE TE APARECE AÍ UM ESPANHOLO OU BRASILEIRO QUALQUER!!

por PORTUGUÊS ORIGINAL