terça-feira, novembro 27, 2007

Um telefone saudável



Porque às vezes uma informaçãozinha, vinda de fonte fidedigna, fiável, sobre o que nos vai dentro – refiro-me ao corpo e não à alma – nos pode evitar um dia perdido na sala de espera do senhor doutor, vale a pena falarmos da Linha Saúde 24, onde «todos os dias, 24 horas por dia, basta ligar o 808 24 24 24 e entrará em contacto com Profissionais de Saúde qualificados e especialmente formados que lhe darão os melhores conselhos sobre a forma de lidar com a sua situação de saúde em particular. Seja ajudando-o a resolver o problema você mesmo ou encaminhando-o para o serviço de saúde mais adequado».

Descrição de sintomas, se valerá a pena ir ao médico, dúvidas acerca da medicação que se anda a tomar, aconselhamento personalizado para aqueles dias de calor extremo ou de frio extremo, etc., é o que se pode encontrar neste serviço – sobre o qual os nossos convidados de hoje, Engenheiro Martins (director do projecto) e o Enfermeiro Pedro Simões (director do Centro de Atendimento), virão contar tudo: as grandes vantagens, que parecem óbvias, mas também as limitações, uma vez que, neste caso, o médico não está a ver o paciente (e não o poderá brindar com um pau de gelado debaixo da língua, uma marteladinha nos joelhos, um estetoscópio gelado no peito, um clister, uma sonda – e sei lá que mais).

Comentários e dúvidas para o 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue. A partir das 19, com Fernando Alvim e Rita Amado.

5 comentários:

Márcia Vacas disse...

Olá a todos... Gostava apenas de saber se esta linha é a antiga TRIM TIM DOI DOI? Ou se há uma linha específica para dúvidas de saúde para crianças?

Vaquinhas

Anónimo disse...

Boa noite e todos...

O que eu queria saber é se tb dao apoio pediatrico...e, em caso de manifesta urgencia qual o procedimento que tomam???
Reencaminham a chamada para o 112? Fazem voces a ligaçao, explicam a urgencia e enviam o INEM ou teremos que explicar tudo de novo numa segunda chamada para o INEM, perdendo assim tempo que pode ser precioso?...e por falar no INEM...teem algum protocolo com eles?
Cobram alguma coisa pelo vosso serviço? Se sim, enviam depois a factura?

Bom trabalho a todos e fica aqui o meu agrado face a um novo serviço que pode ser muito util, practico e fazer-nos poupar umas horas de seca nas urgencias de um hospital...

Beijos e abraços a todos

Anónimo disse...

Boa noite a todos
Dou os meus parabéns ao Alvim e a toda a equipe da rádio e ainda aos convidados aí presentes.
o exemplo que vou propor é o seguinte:
Imaginem um(a) senhor(a) que mora sozinho(a) e até tem telefone móvel e de rede fixa.... essa pessoa até está sentadinha no sofá a ver a TV e derrepente tem um AVC... esse telefone saudável consegue fazer a reanimação e estabilizar a vitima.

Agora a falar a sério :
é pena que a maioria das pessoas não utilizem a linha saude 24
caso utilizassem certamente não iriam entupir os serviços de urgencias, quando muitas das vezes certas pessoas vão ao médico apenas porque se tornou um vicio (são os donos das doenças) se não têm doença inventam-na.

Anónimo disse...

Alberto Moura
Águeda

Olá pela minha parte só tenho de falar bem deste serviço, isto porque no ano passado na altura do Inverno o meu filho tinha dores abdominais que eu não sabia de onde vinham, eu aflito caminhei para as urgências pediátricas de Coimbra, onde apenas me receitaram um supositório para o rapaz que resolvia o assunto, e acabou o pequeno por apanhar lá uma constipação daquelas mesmo feias, mais uma vez tive de recorrer aos serviços da pediatria mas desta vez em Aveiro arriscando-se assim a apanhar outro tipo e doença … durante este ano já teve febre varias vezes dores abdominais entre outras, coisas de miúdos, mas feliz mente liguei sempre para este serviço onde me ajudaram a tomar a melhor decisão pelos sintomas a apresentados evitando assim ir logo a correr para as urgências e evitando apanhar mais uma doença de “graça”. Sendo assim vai uma onda a este serviço ohhhhhhhhhhhhhhhhhoooooooooooohhhhhhh!!!!!

Anónimo disse...

Olá

Eu compreendo que este é um recurso de emergência, mas nunca deram alguma sugestão mais virada para as mezinhas ceseiras?Eu gosto sempre de experimentar estas alternativas por achar que são mais saudáveis para o organismo... apesar de às vezes saberem mal