segunda-feira, novembro 05, 2007

Sapo Code Bits



Hoje, Celso Martinho, fundador do Sapo e mentor do projecto Sapo Code Bits, e Cláudio Gamboa, programador, vêm à Prova Oral falar do Sapo Code Bits que, segundo nos adiantaram já, «é um evento de três dias, destinado a programadores, entusiastas e empreendedores da internet em Portugal, que através de uma conferência, workshops e um concurso de programação (durante 24 horas ininterruptas), procura reunir e identificar os grandes talentos portugueses desta área e colocar em prática as ideias inovadoras que se desenvolverem durante o concurso. Será nos dias 13, 14 e 15 de Novembro na Gare Marítima do Porto de Lisboa.

O Code Bits é inspirado em eventos semelhantes feitos pelas nossas congéneres mundiais, como é o caso do Yahoo! Hackday, mas adaptado à nossa realidade e à forma como vemos as tecnologias de informação e o talento em Portugal.

É a primeira vez que se faz algo do género em Portugal, com este formato e âmbito, com diversas iniciativas e actividades relacionadas com novas tecnologias, inovação e Internet a decorrerem em paralelo, tornando-o num evento único, em que o principal objectivo é desenvolver a criatividade e capacidade de inovação dos participantes e demonstrar que no nosso país há muito talento escondido que tem de ser valorizado.

Um dos exemplos que poderemos dar de actividades paralelas é sem dúvida o envolvimento do Second Life (SL) no Sapo Code Bits, para além de termos um dos responsáveis da Linden Lab na conferência, foi criada uma ilha do Sapo no SL, onde está reproduzido o edifício da Gare, onde têm estado a decorrer alguns workshops relacionados com o evento e onde irá decorrer um Sapo Code Bits virtual, ao mesmo tempo que o de "carne e osso".»

Se há uns anos atrás abordar esta temática resultaria numa emissão para um público restrito, para profissionais ou maluquinhos dos computadores, hoje cremos que interessa a muito mais gente. Perguntas e comentários sobre o Sapo Code Bits em particular ou sobre o meio informático em geral, a programação, as tricas entre programadores, os hábitos sexuais dos nerds e por aí adiante, via 800 25 33 33 ou caixa de mensagens do blogue. A partir das 19, com Fernando Alvim e Marisa Jamaica.

***


O PASSATEMPO JOSÉ CID continua. Todas as informações aqui. E já está disponível, para audição no blogue da Prova Oral, a música que deverá servir de base à realização do vídeo. Ora oiçam:


Portuguese Boys, de José Cid
(Álbum «Pop Rock e Vice Versa)

14 comentários:

Anónimo disse...

Acho que é um iniciativa muito interessante para pessoas do ramo, no entanto, não posso deixar de estranhar o facto de publicitarem tanto o sapo codebits quando o processo de inscrições é limitado a 400 pessoas e não se sabe qual é o processo de selecção utilizado.

Já agora quantas vagas ainda à disponíveis?

Anónimo disse...

Sapo... PT, NETcabos, etc. não vou desenvolver esse "Cartel" FAMILIAR mas quando é que deixam as empresas de comunicação estrangeiras entrar e parar com esta brincadeira de pseudo-competição e põem este país a funcionar e a competir em igualdade?
Bruxelas já não pode ouvir falar em vocês!
O que acham da "venda" do estado Português (tecnológico) a essa grande potência económica q é a Microsoft, dona de um mau SO, monopolista e cheia de processos às costas? Quantos séculos vão ficar enclausurados ao seu sistema fechado?

Anónimo disse...

Porquê que o vosso motor demora mais tempo a registar um sítio grátis que a Google mesmo que esse sítio seja em Português e de interesse público... e bonito e funcional?
Vossas Excelências dobram-se em palavras tecnológicas mas basta ir ao estrangeiro (desenvolvido) Vê-se logo que o que estão a fazer com este país, um negócio de exploração dum povo como empresas de "interesse público" (tal como os TLP no passado) e não deixam nenhum estrangeiro (ou sonae) aproximar-se. Na próxima década quando a competição começar a sério quero ver os ratinhos patrióticos todos a abandonar o barco!

Anónimo disse...

a melhor história que já ouvi sb a net foi a de um amigo que dixe à avó: "vou à net", ao q ela responde: "então trás pão"... LOL

Anónimo disse...

CONCORRÊNCIAAAA?????

Anónimo disse...

Em relação á vel. atingida e aos referidos "pontos" de ligação, então o Sapo deve ter mais pontos que a concorrencia pq enquanto fui cliente sapo nunca atingi mais de metade da vel. contratada, com a concorrencia ja nao acontece.

Agora virando para a área dos convidados acho que realmente teem um bom portal (ainda é a página que tenho como homepage, o que por si já me parece um bom elogio aí ao convidado).
O codebits é uma iniciativa bastante interessante e esperemos que mais iniciativas semelhantes sejam lançadas.Mas o software nacional ainda é muito pouco implementado e mesmo por vezes soluções bem mais interessantes que algum software de marcas mais conhecidas mas é sempre deterido em relação a essas mesmas marcas que são muito mais caras e por vezes nem sequer teem tanta qualidade.

cumpz

Tiago Rocha

Anónimo disse...

Mas afinal, quais são os hábitos sexuais dos nerds e dos geeks?

Jamgirl disse...

A minha net, a maior parte das vezes, fica mto fraca e nao consigo abrir as paginas.
PS. Uso a SAPO ADSL.

Anónimo disse...

Porta-chaves

Amigo Alvin tens aki o que procuras em relação ao porta chaves
http://www.loja21.com/flasher_beeper_keyring/prod479.html mas digo-te que foi das coisas que mais me eneva é tu estares a falar com alguem e isto no bolso sempre a tocar...

Grande Abraço
Alberto Moura
Agueda

Anónimo disse...

Gostava de perguntar aos convidados, se o Sapo pensa alguma vez voltar a "casa". Há maneira de trabalhar no sapo sem ter que ir para Lisboa?

Até quando o monopólio da capital com os empregos na área das TI?

Pode parecer um cliché, mas conheço várias pessoas em Aveiro que não consideram varias empresas por ter que ir para Lisboa.

Rafael

Anónimo disse...

Para quando um serviço de blocos de informação para blogs ou para o vista sidebar? por exemplo, quero saber os horarios dos proximos filmes a passar no cinema... com um click no nome do filme no sidebar vou directamente para a bilheteira =) acho que era um plugin desejavel a muitos.

Anónimo disse...

"Agora virando para a área dos convidados acho que realmente teem um bom portal (ainda é a página que tenho como homepage, o que por si já me parece um bom elogio aí ao convidado)."

Deves gostar do yahoo.com então já que o portal sapo é quase uma fotocópia do referido.

Sinceramente, SAPO Codebits é apenas uma 'brincadeira privada'.

Sei que devia, mas não tenho interesse absolutamente nenhum em deixar que as minhas ideias sejam conhecidas pela SAPO.

e viva o Rui Cubano

Anónimo disse...

Penso que é uma boa iniciativa,sou programador na área da WEB e já fui selecionado para comparecer, é óbvio que não vou deixar de ir. Se é uma exploração que eles lá vão fazer em relação a ideias não sei mas sei que a maior parte das vezes muitos de nós temos boas ideias e desenvolvemos boas coisas que são sempre os outros que ficam com os louros, estou a falar no caso das empresas em portugal. Por isso se nos vão roubar ideias já estamos habituados, ao menos lá vai haver um determinado nº de pessoas que vai ficar a saber que fomos nós que colocamos aquela ideia, além de que a propriedade intelectual é sempre nossa.

Pode não fazer nada de novo mas a SAPO tenta acompanhar do que melhor se desenvolve lá fora (Google, Yahoo), falo por conhecimento do que eles fazem, como programador que sou e com o dever de saber o que se faz de melhor.

Anónimo disse...

Acho que é um pouco estranho pessoas a dizerem que não acontece nada por cá ao mesmo tempo estarem a criticar o evento....Muito gosta o tuga de criticar qualquer coisa que lhe apareça pela frente; já agora suponho que os criticos aqui todos usem linux e firefox para vir aqui à net subscrever a sua opinião contra as potências ou monopólios......abraços e força com o evento.