terça-feira, novembro 20, 2007

O que elas pensam



Hoje vamos abordar um dos enigmas mais intricados do universo: o que é que vai na cabeça das moçoilas? Para nos ajudar a resolvê-lo (ou baralhá-lo ainda mais, logo saberemos), a nosso convidada de hoje, Rute Moreira, acabou de editar o Livro Para Saber o que as Raparigas Pensam (edição Guerra & Paz). Eis a sinopse:

«O que é que eu tenho de mudar
para ela gostar de mim ?

E se elas não quiserem nada connosco...
Damos-lhe um estaladão ?!

O que é que fazemos
quando elas nos irritam ?

Como é que é namorar…
o que é que se faz ?

Como é que eu sei se ela gosta de mim ?

Estas são algumas das perguntas que integram este livro. Uma conversa sobre as raparigas, os namoros e a vida, à procura de respostas para as dúvidas de um adolescente. Uma conversa entre uma mãe e um filho onde muitos segredos femininos são revelados, sem tabus, e com os cómicos de situação com que, ao longo do tempo, fomos desenhando este delicioso mundo dos relacionamentos entre homens e mulheres! Não é um livro de teorias. São só coisas que aconteceram, exemplos práticos e reais vistos à lupa, numa partilha de vivências, de sentimentos e maneiras de entender o mundo e a vida.

O Livro para Saber o que as Raparigas Pensam foi escrito para um rapaz adolescente mas é um livro aberto a qualquer pessoa. Aos rapazes adolescentes que também têm dúvidas, às raparigas que possam estar interessadas em descobrir como é que os rapazes pensam e o que é que os preocupa, e a todos os homens e mulheres que tenham deixado, na adolescência, algumas dúvidas por esclarecer.

É, por contingência e contexto, uma perspectiva feminina sobre os namoros, a vida e o modo como nos relacionamos com os outros e com a vida. Para o completar, no prefácio, guardamos uma perspectiva masculina do assunto, pela mão do Sérgio Godinho. Vejam então este livro como uma partilha. Partilhem as perguntas que guarda e procurem encontrar as vossas próprias respostas.»

Comentários, perguntas: estão eles e elas convidados a participar, via 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue, a partir das 19, com um dos duos «ele e ela» mais conhecidos da rádio portuguesa: Fernando Alvim e Cátia Simão.

42 comentários:

Sadeek disse...

Boas Capitão Alvim (beijocas Cátia...)

Se este livro tiver algum fundo de verdade e for baseado em factos cientificos podemos afirmar sem sombra de dúvida que está descoberto o nosso (homens) "Santo Graal"....

De qualquer forma penso que é sempre de desconfiar de coisas que se assumem como verdades absolutas, principalmente no campo das relações....as mulheres não são matemática (embora os resultados que ás vezes temos sejam os mesmos...ahahahah)

Abraços e beijocas,

Anónimo disse...

Olá Alvim.
Grande tema sim senhora...

Mas Isso de saber o que elas pensam, por acaso deve ser super complicado não achas? Pois nunca se sabe o que vai naquelas lindas cabecinhas quando estão com aquele olhar maroto e aquela voz super sensual.

Anónimo disse...

ora mt bom dia aqui na terra diz-se ,heeiiii eu só queria dar a minha simples opinião que é a seguinte, as mulheres são como as arvores ,umas são mansas e outras são bravas, mas as bravas se levarem um bom enxerto ficam mansas e se começarem a querer crescer demais levam um boa poda e esta tudo resolvido.
Mto obrigado e eu agora vou ter que ir podar algumas que estão se a esticar demais.Heeiiii

Anónimo disse...

Quantas páginas tem o livro? Deve ser para ai 1-2 :) Mas as mulheres pensam? :) Ou estao sempre prontas a ser do contra e a esganiçarem-se por tudo e por nada?
Ok foi um comentário um bocado machista... mas é da convivência com elas... :) Então no mercado de trabalho são as piores, intriguistas e sempre a tentar colocar as outras para trás...

Um grande abraço... :)

Gil

Anónimo disse...

Eu já desisti de tentar perceber o que as mulheres pensam, por mais que me expliquem não consigo lá chegar.
Não sei se é do meu cerebro maior com menos sinapses, da capacide de usar uma maior porção do cerebro mas com menos intensidade, se é da zona parietal do cerebro ser mais desenvolvida ou dos dois hemisférios cerebrais terem pior comunicação entre si, mas uma coisa é certa tanto a receita de neurotransmissores como a testosterona não me ajuda a perceber as mulheres.
Há uma serie documental interessante, a explicar estas e muitas mais diferenças entre sexos, com muitas referencias aos respectivos estudos chamada a guerra dos sexos do channel 4 inglês e da spywatch (talvez da spyglass).
A titulo de curiosidade os homens e as mulheres não executam nenhum movimento da mesma maneira, principalmente os que utilizam as cinturas escapular e pelvica, aliás nós estamos mais sujeitos a malformações e abortos, o nosso sistema imunitário é mais fraco e nascemos com os orgãos menos desenvolvidos 4 semanas em relação a elas.

Anónimo disse...

Por norma os manuais, esquecem-se da berma -Prática. Ainda assim, ouve-se com toda a atenção a teórica... há-de servir.
hummm...agora o mundo é nosso.
abraço

Nuno Caetano disse...

Não concordo ali com o "anónimo Gil". Fininho, fininho, seria o «Livro para Saber o Que os Rapazes Pensam». Somos uns básicos!

Agora, tenho é a certeza que neste «Livro Para Saber o Que as Raparigas Pensam», na pág. 10 está uma coisa que elas pensam, mas na 20 já está outra completamente diferente do que pensavam na 10, e na 30 diferente das outras duas e por aí adiante...

Aksal disse...

Não saber o k elas pensam faz parte da magia que é a sua beleza...

Anónimo disse...

Boa tarde Alvim e Cátia....

Mas é ai que se encontra a verdadeira beleza e encanto das mulheres. Pois nos homens bem que tentamos decifrar o que aquelas lindas cabecinhas pensam, mas mesmo com este livro que foi editado pela nossa convidada de hoje já nos vai dar uma enorme ajuda para nos homens, mas mesmo assim ainda fica muito por descobrir, o que por um lado é bom para que não se perca a magia das mulheres

Anónimo disse...

Boa tarde Alvim.

Este tema vem mesmo a calhar.

Eu sou um fervoroso apreciador de mulheres, confesso. E com o tempo, fui aprendendo a disfrutar da companhia das mulheres, como se fossem uma garrafa de vinho tinto.

De tal forma fui aprofundando os meus conhecimentos, que até a data da colheita é fundamental aquando da escolha.

Há para aí mulheres muito...hospitaleiras, diga-se de passagem. No entanto, o meu contributo e, na verdade, trata-se da informação mais importante que posso transmitir aos rapazes que nos escutam atentamente é:

- Quando uma mulher diz não, significa sim;

- Quando uma mulher diz sim, significa logo se vê;

- Quando uma mulher diz logo se vê, significa sim.

Portanto, não é assim tão difícil lidar com elas, desde que tenhamos sempre à mão esta cábula.

Laparote

Anónimo disse...

Finalmente pq é que havemos de tentar perceber as mulheres?
Não haverá coisas mais interessantes para fazer?
Não são elas próprias que, muitas vezes, nos dizem para as deixarmos em paz?
O importante é elas existirem para nosso prazer via sentidos (visão, tacto, olfacto) e exta sentidos (imaginação por exemplo).
"Deixá-las em paz" é , talvez, condição necessária para sermos felizes com elas.
Se percebermo-nos a nós já não é nada fácil porquê gastar energia a tentar o impossível?

Anónimo disse...

É facil entender as mulheres, não é preciso por um microfone na casa de banho, basta ouvir a conversa da mesa do lado.
Graças a deus que o sexo masculino é demasiado egocentrico para ouvir conversas em que não se idolatra a sua pessoa, é que eu dei-me ao trabalho de aprender a compreender o sexo fraco e digo-vos, e dou graças a deus que poucos homens sejam tão parvos como eu que agora se não houvesse certos "serviços", e certas edições...

Anónimo disse...

O que elas pensam de algem?simples, pensam em deitar a baixo espesinhar e quando não conseguem casam-se para aranjarem maneira, o motivo minimo é o tradicinal porque sim, e nem precisam de nexo nas explicações.
Já repararam o tema é raparigas em particular e os comentarios falam de mulheres no geral...

Anónimo disse...

Engraçado como nenhuma rapariga ainda colocou um comentário neste post :)

Anónimo disse...

Olá Alvim e cátia!

pois é... parece que vou ser a primeira menina a escrever....

estou muito curiosa para ver o que se diz nesse livro...
pois cada mulher é unica...e como tal podem fazer 30por uma linha..que nunca vão conseguir fazer um dicionário sobre elas..
mesmo que quem o escreva seja uma mulher.
cada uma de nós tem caracteristicas unicas e reagimos de formas diferentes a estimulos iguais...

já os homens......lol



beijo
Butterfly

Anónimo disse...

Vi-te

Tavas na Biblioteca de Cascais por volta das quatro da tarde, olhei para ti ò ruiva e ao contrário da maioria das gajas sorriste para mim. Como sou feliz como sou infeliz. Se tens namorado, bem é mas é em ti que estou interessado liga-me: 966436838...

Anónimo disse...

O comentário do "Vi-te" (parte quitsch deste blog) foi escrito pelo Gajo Azarado que por sua vez também diz:

"Tenho toda a certeza que uma das coisas que não devemos fazer às gajas de que gostamos é dar joelhadas no estômago e murros na cabeça..."

Anónimo disse...

Olá a todo!
Homens não precisão saber o que as raparigas pensam, mas sim saber dar-lhes a volta ao que pensam. Muito mais simples e evita muitos conflitos indesejado.

Este livro deveria chamar-se "Homens Aprendam a pensar em 10 passos".
lolol

Concordo com o nuno caetano...mas os rapazitos se se esforçarem um pouquinho conseguem lá chegar.

Anónimo disse...

Olá Alvim, olá Rute.

Eu gostaria de saber apenas uma, e uma unicazita coisa.

Se elas fantasiam, com dois homens, com a regulariedade com que os homens fantasiam com duas mulheres?

Anónimo disse...

O que elas querem sei eu...

Anónimo disse...

Vá lá que é sobre o que elas pensam... se fosse sobre o que elas falam... tinhamos de arrebentar com as florestas deste país para produzir papel ou tinhamos acesso a Marte empoleirados em anotações.

Anónimo disse...

Bem ia para aí no 5º comentário e já não lia nada porque já sabia o que estava escrito. Vocês são tão básicos e depois dizem que nós é que somos complicadas. DESCULPEM-NOS POR PENSARMOS!!!! Não é nenhum livro que vai ensinar os homens a lidar com as mulheres, nunca vão conseguir compreender-nos porque simplesmente nós estamos muito mais à frente. É mesmo uma questão de lógica. Não se pode fazer omoletes sem ovos. Mas não me interpretem mal nós gostamos e precisamos imenso dos homens mas se houvesse compreensão de ambas as partes perdia grande parte da piada, digo eu.

prod83 disse...

Penso que por mis que o livro queira ser útil e abrangente, dificilmente conseguirá sê-lo, porque saber o que vai na cabeça nas mulheres, não me parece crível que esteja escrito num livro... é que nem num tratado em formato pdf, gravado num DVD...
Mulheres são muito complicadas...

www.humorfotografico.com.sapo.pt

Baboseiro disse...

Master Alvim,

Qual é o título da música que acabaste de passar? Logo no início da Prova?

Um grande bem-haja! A vocês que estão aí, do outro lado do microfone, e às gajas!

Anónimo disse...

Nunca pensei vir a ver as palavras "mulheres" e "pensam" tão juntinhas.
Em que foi baseado o livro? Num pequeno grupo de café em lisboa? Não acredito que haja um padrão... mas acredito nos OCNIS (Objectos Condutores Numa Infracção).

O verdadeiro (ou nao) disse...

epá... isso das mulheres controlarem as conquistas é uma demonstração de uma certa hipocrisia... porque depois passadas duas semanas de relação choram baba e ranho se as queremos abandonar... ou seja... passam de gelo a forno com uma rapidez muito pouco natural. muitas das vezes fazem-se de dificies quando nao sao.

Anónimo disse...

Por favor alvim ... quando puderes diz me como se chama a musica que colocaste ... hoje no inicio do programa! obrigado e até jah !

Anónimo disse...

O que elas querem sei eu...

Anónimo disse...

As mulheres preferem ser mimadas com "fofices" e enganadas, do que terem um homem fiel a seu lado que se esqueça de dizer-lhes que o seu novo penteado é giro apesar de na realidade estar mal cortado... Quando um homem mima muito uma mulher é porque a anda a enganar, anotem isto pois será com toda a certeza publicado no livro "o que os homens pensam" E a tua mota, marina a mota alvim? estará em angola a servir de transporte a um novo rico da planicies quentes ?

Abraço

Jamgirl disse...

Nossos somos as MAIORES!!!

K.A. disse...

Elas dizem que gostam de dançar, mas eu ando há quase 2 meses à procura de uma rapariga que queira fazer aulas de danças de salão e tango argentino em Faro!

Basta ter 1.70m (sem saltos) ou mais, que ira/possa fazer aulas em Faro, idade entre 20-30!

Ah... é para fazer competições!

Contactos:
ajmartins@ualg.pt
91-4238837

Anónimo disse...

As mulhers não crescem??? As mulheres adaptam-se ao pouco que os homens cresceram... N???

Anónimo disse...

Não me parece que tenha nada a ver com "fazer aquilo que elas querem" Alvim :P.

Graças à mania de todas as mulheres andarem sempre a explicar e a justificar tudo o que pensam e sentem, os homens não se esforçam, e continuam a ter a papinha toda feita. A verdade é q homem nenhum se explica com o pormenor com que as mulheres na sua maioria o fazem. A consequência directa e evidente desta constatação é a manutenção do mito "as mulheres são manipuladoras", quando na verdade o que sucede é que dps de muuuuuuuuuita explicação, muuuuuuuuita paciência, os homens la percebem, mas como não querem dar o braço a torcer e preferem manter a ideia de que não são capazes de entender as mulheres (para continuarem a ter a papinha toda feita)queixam-se de serem manipulados.

Meus queridos, quando vcs deixarem de ser preguiçosos nós deixamos de perder tempo a dar explicações e acaba-se com o mito!

Jamgirl disse...

Pa kando um livro "O k é k os homens pensam?" ????????

Anónimo disse...

A verdade é esta as mulheres são como os gatos e os homens como os cães . o Homem é fiel ao seu dono e só gosta mesmo do seu dono , já as mulheres são felizes em qualquer casa ..... como os gatos !!!!!


Abraço Alvim

Anónimo disse...

“Ahh, isso é um mito masculino”!!

Mais uma vez o tema preferido do Albin, “A Guerra dos Sexos!”
Caros amigos, dizer que “as mulheres são mais inteligentes do que os homens” é tão simplista, desnecessário e bacoco como dizer que “os homens são mais inteligentes do que as mulheres.” Isto é válido para a inteligência como para todos os outros atributos, mas quando é que será que as Cátias, as Vanessas e as Marias de todo o mundo percebem de vez esta coisa tão simples.
GRAÇAS A DEUS SOMOS DIFERENTES, ALELUIA!
E será que as mulheres ainda não perceberam que nós Homens queremos - A TODO O CUSTO – que as mulheres pensem que nós somos básicos, simples e directos, e que elas são complexas, inteligentes, brilhantes, imaginativas… bla bla bla… passados milénios, as Cátias e as Vanessas continua a cair na mesma esparrela!
Uma das frases que mais me fazem rir, proferidas por mulheres nesta guerrinha dos sexos é que quando às mulheres não agrada ao tom da conversa, lá vêm elas com “Ahh, isso é um mito masculino!”
Será que também há “mitos femininos”, ou nem a isso temos direito?!
Dizer que uma mulher consegue falar e fazer não sei quantas coisas ao mesmo tempo… é, sem sobra de dúvidas, um dos maiores mitos anedotários femininos de todos os tempos: pois todos sabemos, homens e mulheres, que elas quando estão a falar NÃO CONSEGUEM FAZER RIGOROSAMENTE MAIS NADA!!

O que seria deste mundo sem o GÉNIO CRIADOR DA MENTE MASCULIN(A), essa energia, essa força que fazem de nós raça humana e que nos diferenciam dos macacos!!!

Quando uma mulher escreve neste fórum, coisas como “Olá a todo! Homens não precisão saber o que as raparigas pensam…”, penso que está tudo dito!

Por Zé Manel

Anónimo disse...

Estive hoje no programa e, como é natural, vim ler os comentários. Gostava de acrescentar que a ideia do livro não é alimentar a guerra dos sexos. É, pelo contrário, uma partilha de perguntas, uma observação de factos, sem julgamentos. Não há verdades absolutas nem guardiões da razão. Se cada um olhar para o que pensa e sente, se cada um de nós procurar conhecer melhor quem é, é provavel que consigamos viver melhor uns com os outros sem alimentarmos as nossas relações de acusações, culpas ou dramas.
Rute Moreira

Anónimo disse...

Zé Manel, e quando os homens escrevem qualquer coisa como "O que elas pensam de algem?simples, pensam em deitar a baixo espesinhar e quando não conseguem casam-se para aranjarem maneira, o motivo minimo é o tradicinal porque sim, e nem precisam de nexo nas explicações.", falta dizer o quê? Apenas concordo contigo quando dás graças a Deus por sermos diferentes, realmente, VIVA A DIFERENÇA, ou seria tudo muito aborrecido.


Isa

Cuscopt disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cuscopt disse...

Não tive hipotese de ouvir o programa ontem.... Deve ter sido muito bom. Será que vai estar disponivel em podcast?????
Cusco

Unknown disse...

Ui como eu tenho pena de não ter ouvido esta emissão... 40 comentários... deve ter sido uma senhora emissão. =)

Já estou como o Alvim "Guerra de Sexos!!!" LOL

Bem... eu sou mulher e concordo com muitas opiniões que aqui estão e com outras... basta dizer que nem as acabei de ler! lol

Não se pode conhecer uma mulher alvo lendo um livro "Como lidar com mulheres" ou "O que vai na cabeça das mulheres"... cada mulher é diferente de cada mulher, assim como cada homem é diferente de cada homem. E concordo mais uma vez: "Graças a deus pela diferença!"

Porque há mulheres que não interessam a ninguém e homens que tb não interessam a ninguém... e por aí adiante.

Apenas acho uma coisa, as mulheres gostam de ser complicadas e ter essa fama mesmo não admitindo e os homens gostam de afirmar que elas são complicadas. Generalizou-se.

edinho godoi disse...

Godoi escreve. so falamos bem ou mal de alguem quando conhecemos muito bem esta pessoa, pense um pouco quantas pessoa tem que perder o seu maior amor, se nem conseguiu amar, e só dara o devido valor. quando perdeu, então ouça primeiro, mesmo que isto seja um sacrificio a voçê, nunca esqueça acabando o seu direito começa o do outro.Aprenda a conter o seu eu dentro de voçê.Só assim a outra pessoa será valorizada.