segunda-feira, novembro 26, 2007

O esférico rolando libidinosamente pelas ervas do descampado



José Nunes é jornalista desportivo e autor da rubrica Linha Avançada, aqui na Antena 3. Pois bem: a Linha Avançada acabou de sair em livro (Edição da Texto Editores). Trata-se de um volume que, como nos diz a nota de imprensa, reúne «alguns dos melhores momentos do programa que nos últimos anos tem feito rir milhares de ouvintes que acompanham, de manhã cedo e ao fim da tarde, as peripécias do mundo do futebol na óptica de um dos mais mordazes críticos do jornalismo desportivo nacional».

É José Nunes o nosso convidado e vamos falar de futebol. Sobretudo, brincar com o futebol: jogar à bola sem bola, dar à lábia, à salutar má-língua e, quem sabe, se a arte e o engenho nos ajudar, talvez façamos um ou dois pares de trocadilhos espirituosos. Querem, pois, melhor tema para uma segunda-feira, mal-humorada por definição, e com a última jornada do campeonato ainda fumegante na relva como um montinho de matéria orgânica bovina acabada de expelir?

O 800 25 33 33 e a caixa de mensagens do blogue estarão ao serviço das vossas impressões futeboleiras – da última jornada, do campeonato, de algum jogador que estimem particularmente, de outro com quem não atinam nem com intervenção divina, as arbitragens, as direcções, o Scolari e o José Mourunho puxando a senha-sua-vez à entrada do centro de emprego.

A partir das 19, com o trinco Fernando Alvim e a lateral direita – às vezes esquerda, às vezes média defensiva, central volta e meia, ponta de lança só nos dias difíceis – Marisa Jamaica.

37 comentários:

Eduardo Silva disse...

Grande José Nunes, pá. És o maior. Tens que fazer um dia um relato dum jogo do Inatel, para todo o país. Era o delirio. A semana passada houve uma equipa do distrito de Santarém que venceu outra por 20 a 0. Record Nacional.

Anónimo disse...

Boa Tarde Alvim,

Boa Tarde Grande José Nunes.

As minhas perguntas para o José Nunes são simples e directas:

1- Não acha que Portugal deveria tentar elevar o Jaime Pacheco a Património da Humanidade?

2- Até que ponto seria viável e interessante classificar o Jorge Jesus como símbolo nacional e colocá-lo junto a nomes tão sonantes do nosso país como o Galo de Barcelos, Zé Povinho ou até a famosa loiça das caldas.

Era isto. Queria dedicar estas perguntas ao meu amor...LECEIA A CONCELHO!!!!

Laparote

Anónimo disse...

Boa tarde Alvim e Sr José Nunes! Alvim aproveito que o Sr José Nunes tá aí pra te pedir um favor! eu sou um "contribuinte" activo do programa linha avançada através da piadas que envio pró mail da linha avançada! Alvim preciso que metas uma "cunha" ao Sr José Nunes pra ver se ele me oferece um livrito da linha avançada! eu acho que era justo o Sr José Nunes "pagar-me" o contributo com o livrito! fiquem bem e boa sorte para os programas de ambos!

Anónimo disse...

Um homem tinha dois ingressos preferenciais para a final da Copa do Mundo.
Quando ele chega ao estádio e toma seu lugar na arquibancada, outro homem nota que o lugar ao lado dele está vazio.
Ele se aproxima e pergunta se o assento está ocupado.
- Não, não está ocupado - responde.
Assombrado, o outro homem diz:
- É incrível! Quem, em seu juízo perfeito, tem um lugar como este, para a final da Copa, o evento mais importante do mundo, e não o usa?
O homem olha para ele e responde:
- Bom, na realidade, o lugar é meu. Eu o comprei há dois anos. Minha esposa viria comigo, mas ela faleceu. Este é o primeiro Mundial ao qual não assistiremos juntos desde que nos casamos, em 1982.
Surpreso, o outro lhe diz:
- Oh! Que pena que isso tenha acontecido. É terrível, mas você não encontrou outra pessoa que pudesse vir no lugar da sua esposa? Um amigo, um vizinho, um parente ou uma outra pessoa que quisesse o lugar?
O homem nega com a cabeça e responde:
- Não, todos ficaram no velório...

Anónimo disse...

Um olá para o Fernando e outro para o divertido convidado, que por norma me faz companhia a caminho de casa e me envergonha no trânsito quando desato a rir às gargalhadas sozinha no carro e todos olham pensando… é doida!!!
Mas ó José… por vezes fico com pena do Trapattoni, vocês não largam o avô… não há piada, que não seja sobre o senhor…
Adoro o programa, parabéns a todos…

Vaquinhas.

Anónimo disse...

Como é que é quero Ouvir... UUUUUooóóóó.. Vai uma onda ao FCP? :) Ok pode ser aos clubes que vao participar nas competicoes Europeias...
Sou um ouvinte assiduo das 2 edicoes da Linha avancada.. uma quando vou para o trabalho e outra quando venho para casa:)
Gostava de perguntar ao grande Senhor Zé Nunes qual o clube da sua preferência?

Um grande abraço e continuem com os excelentes programas (Prova Oral, N&N e Linha Avancada 1 e 2)

Gil

Anónimo disse...

Assunto antes da desordem do dia :
(Resposta ao anónimo) : JOSÉ NUNES é Lampiãozito moderado

Abraço José Nunes e Alvim :)

Cristiano Dias disse...

Olá! Quando me falam de futebol, principalmente no que toca a comentários, existem duas coisas essenciais nesse campo:

1- Os miticos comentarios do Gabriel Alves! "Ohhhhh que perigo!!Simão Sabrosa, duas pernas, dois braços, dois pulmões, um coraçao...que goloo" Enfim palavras miticas...

2-Por outro lado, e agora mais a sério, é ou nao verdade que mais de 60% dos comentadores portugueses nao despem a camisola?
Algo que me irrita, pricipalmente porque eles se esquecem que existem pessoas deste lado...
Existe muitas vezes falta de rigor técnico e muito comentario de tasca...Hoje, depois de Jorge perestrelo (que era mais narrador) só encontro um comentador imparcial: Luis Freitas Lobo.

Um abraço!

Anónimo disse...

Eu elogio a Linha Avançada na 1ª semana da história em que todos os programas estiverem no podcast ok? eheheh...

Grande Alvim pá!

Snowboarder3001 disse...

pois eu também gostava de dirigir umas palavritas ao teu convidado mas ... quem é o gajo?! .... Alvim, pergunta ao José Nunes o que é que ele quer ser quando for grande...

Anónimo disse...

Ola Fernando Alvim , Marisa e José Nunes...
Pernta ao José Nunes
Quando é k o Binya lesiona o Rui Costa? ;P
Abraço

Anónimo disse...

A melhor maneira de encarar o futebol é mesmo assim, com piada, e isso o nosso ilustre J.N. faz na perfeição!
Sou completamente contra o "negócio" no futebol, os milhões, os representantes, o fanatismo tudo o que não seja o jogo jogado, pois se os ordenados fossem no máximo 500€ tudo tinha justificação; os maus resultados, os bons resultados, as lesões, as birras, os árbitros coloridos,etc

tudo na vida tem uma maneira de ter a sua piada( imaginem os políticos na assembleia todos com um nariz redondo vermelho, uma boca enorme branca, e uma cabeleira laranja... já tinha todo o sentido..)

Anónimo disse...

Não percebo nada disto de blogs. Já enviei uma msg e não deu. Vocês são muito bons, admiro-vos desde pequenino. dai-me um livro do José Nunes. Pago o que for necessário.
Do nortenho Filipe

Anónimo disse...

Como anónimo aparece!
Imaginem se me querem oferecer um livro? como vão saber o meu contacto?
O nortenho Filipe.

Anónimo disse...

Em homenagem ao José Nunes:
Uma onda!

uOOOOOoooo uuuOOOOOOooooo!!!

Anónimo disse...

Eu penso que o futebol é muito bonito. (Livro!)

xicans disse...

Como existem milhares de portugueses se nao mesmo milhoes de portugueses a querer saber o clube do ze nunes e eu sem o conhecer ou sem ter falado com ele alguma vez sei a resposta: ele é do benfica!!!! Lampioes do caraças alvim incluido. Olhem ofereço-me pr ser titular a guarda-redes da academica devia ter ido ás captações do coimbra ficava lá de certeza como guarda-redes!!! Viva o sporting e ao purovic que ainda vai calar o jose nunes. Ah e o Jesus é k ja ia pr a seleção ou pr o sporting ele é o maior. Abraço

Anónimo disse...

Algumas alcunhas:
Nuno Gomes: Mª Alice (aquele cabelo, ui!)
Jaime Pacheco: O Careca da Mila!!!

Anónimo disse...

viva!!
parabéns ao josé nunes!!

sigo o programa desde há bastante tempo, gosto bastante, mas o facto é que o meu interesse tem vindo a diminuir, porque acho que o programa tem vindo progressivamente a ser mais preenchido pelas piadas dos ouvintes (algumas com muito pouca piada) do que pelas noticias desportivas recheadas ironia e sarcasmos do josé, o que é pena...

abraços

Anónimo disse...

ola Alvim e sr.Nunes,eu gosto muito da linha avançada mas tenho a fazer um reparo a fazer ao sr.Nunes! á pouco o sr.Nunes diz que adormece a ver jogos na tv,eu quero dizer-lhe que ele ás vezes tambem me faz adormecer com os comentarios dele a alguns jogos na sporttv! há uma coisa que nao entendo,como pode ele ser tao divertido na radio e tao "aborrecido" na sporttv? boa sorte prá venda do livro!

Anónimo disse...

Grande Alvim e grande José Nunes!
Falando em comentadores de futebol, eu não percebo muito bem a função dos comentadores televisivos portugueses, os jogos já são maus, e os comentadores ainda fazem mais tédio!

Quando vejo um jogo do nosso campeonato transmitido por um canal estrangeiro, parece que estou a assistir a um jogo de outro campeonato pela força e euforia com que comentam os jogos.
O que é que o José Nunes pensa disto?

Grande abraço

Anónimo disse...

a propósito de grandes caceteiros, convém não menosprezar dois selvagens ainda no activo:

Tiago (do União de Leiria, que já jogou no benfica e Porto)

Flávio Meireles (do Guimarães)

muito maus!!!

Anónimo disse...

No próximo Julho de 2008 só uns 30% das mulheres vão ficar satisfeitas com a programação, com akeles 2 joguinhos por dia, nem isso. UM Mês! e nem xega a isso!... e vai ser vê-las a mandar vir como se fossem umas desgraçadinhas oprimidas por uma civilização de macacos.
ESTÁ O DIA TODO, TODOS OS DIAS A DAR NOVELAS E PROGRAMAS PARÔLO-MENTECAPTO-EFEMININADOSENVELHECIDOS... para quando o homem retoma o seu velho mundo...das orgias e gladiadores?

Anónimo disse...

Eu gosto de ouvir o José Nunes depois do Nuno Markl de manhã com a sua palhaça eu adoro ouvir a linha avançada para acabar a minha viagem de carro
A minha pergunta é como consegue falar de futebol com o maior “ nabo” (não é um termo mau), mas queira ou não o Nuno Markl é um zero a esquerda em futebol
Mas adoro ver esse contraste
Podiam fazer um programa com os dois

Anónimo disse...

Eu gosto de ouvir o José Nunes depois do Nuno Markl de manhã com a sua palhaça eu adoro ouvir a linha avançada para acabar a minha viagem de carro
A minha pergunta é como consegue falar de futebol com o maior “ nabo” (não é um termo mau), mas queira ou não o Nuno Markl é um zero a esquerda em futebol
Mas adoro ver esse contraste
Podiam fazer um programa com os dois
desculpem não deixei o meu nome

Anónimo disse...

Oferçam-me o livro, por favor!!!!!

Anónimo disse...

uma correcção ao homem que nos faz rir pela manhã... relativamente ao sorteio, só passa o primeiro do grupo e os primeiros 8 segundos classificados vão disputar um play off... Já ganhei o livro.

Nuno Gonçalo disse...

Hoje estão 2 dois meus idolos da rádio. Alvim e José Nunes não desprezando a bela Marisa.

José Antunes, você como grande Benfiquista, ehhe, como prevê a evolução do campeonato, Será que o Porto vai levar isto com uma perna às costas?

E o Sporting será que aindaq vai surpreender?

Qual a sua equipa prefirada na Europa ?

Abraços e Beijinhos para a Marisa.

Humberto Ferreira disse...

Meu caro Zé Nunes, tenho uma admiração por si... tanto como homem que manda piadas sobre futebol, como a comentar os jogos na Antena1, como diria alguém muito famoso. Quatro palavras para o descrever... ESPE-CTA-CU-LAR!!!
Já agora, eu sou narrador desportivo, na Azeméis FM, em Oliveira de Azeméis e no ano passado aconteceu-me algo que julgava apenas acontecer em histórias animadas... fiz o relato do 63-0, em hóquei em patins entre a Oliveirense e o Portosantense... isto na 1ª Divisão... que barrigada de golos.

Abraço e continuação

Anónimo disse...

Boas. Queria saber se o josé nunes se lembra do mítico comentador televisivo josé nicolau de melo? Já não ouço falar dele há muito tempo mas não me esqueço deste senhor do comentário desportivo. Acho que foi calmamente afastado dos comentários. Obrigado josé seja boa disposição que transmites. Um grande abraço para eles e um beijinho para ela. José oliveira

Nuno Gonçalo disse...

Hoje estão 2 dos meus idolos da rádio. Alvim e José Nunes não desprezando a bela Marisa.

José Antunes, você como grande Benfiquista, ehhe, como prevê a evolução do campeonato, Será que o Porto vai levar isto com uma perna às costas?

E o Sporting será que ainda vai surpreender?

Qual a sua equipa preferida na Europa ?

Abraços e Beijinhos para a Marisa.

Anónimo disse...

ola
Por favor o José Nunes podias me arranjar um livro teu com uma dedicatória porque se não pedir Ninguém nos ouve

Anónimo disse...

Nao tem nada a ver com o tema de hoje, mas ouvi esta piada, e diga-se muito seca, hoje e quis partilhá-la.

O que são dois homens que roubam os sinos da igreja e os metem num forno?

São os assa-sinos!!!

linha avancada disse...

Obrigada pelo convite Alvim! Hoje lá nos encontramos novamente.
Para quem quiser acompanhar o dia a dia da linha avançada, vá a http://linhaavancada.blogspot.com
Beijos e abraços.
JN

Anónimo disse...

Como é que consigo descarregar o programa para o meu mp3? Não pude ouvir tudo e gostava mesmo de acabar de ouvir esta conversa com um grande homem do futebol nacional que já me ensinou alguns termos desconhecidos e que acompanho todos os dias nas duas edições.
Parabéns pelo excelente programa.

Eduardo Silva disse...

Descarregar não consegues. Só ouvir em streaming em www.rtp.pt http://195.245.168.21/rtpfiles/audio/wavrss/at3/164246_18066-0711270013.wma

Alvim, ganhei algum livro?

Anónimo disse...

Podes descarregar na loja iTunes em http://phobos.apple.com/WebObjects/MZStore.woa/wa/viewPodcast?id=266415359