quinta-feira, novembro 22, 2007

Crónica da Vida Social dos Ocultistas



Luís Filipe Sarmento é jornalista, escritor, tradutor e realizador de vídeo e televisão e vem aqui hoje apresentar o seu romance Crónica da Vida Social dos Ocultistas (edição Zéfiro; e podem ler aqui o primeiro capítulo), uma sátira tenaz sobre o «chamado mundo do esoterismo. A leitura da Crónica da Vida Social dos Ocultistas revela-se compulsivamente cativante porque provoca, satiriza, por vezes choca. Um livro divertido, muito actual, que lança o descrédito sobre os falsos ocultistas que se aproveitam da ignorância e da credulidade dos outros».

Ficaremos com este livro, finalmente, a saber coisas sobre o quotidiano do Professor Karamba, do Professor Amine, do Mestre Pau-Santo, do Vidente Botim de Prata, do Médium Coça-me as Costas e sei lá quem mais – todos eles nossos conhecidos nem que seja apenas por causa dos papelinhos que costumam deixar-nos presos ao limpa pára-brisas do carro? Precisará um vidente de provar o vinho para lhe saber a casta, o ano e a micose no pé de um dos pisadores do lagar? Como fará o Professor Karamba para escolher uma meloa no hipermercado? Recorrerá à apalpação como todos nós, comuns mortais?

Perguntas e comentários deste e doutro mundo para o 800 25 33 33 e caixa de comentários do blogue, a parir das 19 com Fernando Alvim e Cátia Simão.

13 comentários:

Eduardo Ramos disse...

Ora aqui está um tema muito interessante.

O assunto tanto pode ser olhado com sátira como se um modo sério.
Isso da se adivinhar o futuro... é muito errado. E temos que saber o que estamos a dizer.
Falando do meu caso pessoal, O TAROT.
Como um tipo que dou "uns toques básicos" na interpretação das cartas de TAROT, sei de algumas coisas, também, básicas.
1- As cartas não adivinham nada. Aquilo é papel.
2- As cartas são simplesmente a "televisão" e a antena é a pessoa que as interpreta, pois essa pessoa tem algumas capacidades intuitivas mais desenvolvidas que o normal.
3- Qualquer pessoa pode fazer isso, desde que se dedique e treine.
4- Não se adivinha futuros. O futuro é de cada um. Somos donos do nosso futuro. No entanto podemos pedir aconselhamento sobre determinado caminho que estamos a seguir e qual poderá ser o seu desfecho se prosseguir.
5- Este "poder" se se pode chamar isso, NÃO PODE ser usado com intuito remuneratório, pois os resultados serão falseados. Só se deve usar isto com intuido de ajudar quem pede.

Tenho sempre muito cuidado. Uso isto sempre para quem me pede ajuda. Geralmente é com amigos e conhecidos, que naquele momento abrem-se comigo e então falo-lhe como posso tentar ajuda-los. Quase sempre olham-me com desconfiança, mas depois num sentido que não perdem nada com isso, lá acabam por fazer uma consulta. Não ando atrás de ninguém. Deixo ao acaso. Ajudo 2 a 3 pessoas por ano. Não sou expert, nem de longe. Nem conheço todas as cartas de cor. NEM QUERO, pois acredito que assim o arbitro é melhor.
Não faço isto todos os dias. Tenho que me "sentir" em dia para tal.
Modéstia às fávas... o meu rácio é de 100%. E sou um puto nestas andanças se bem que já o faço à uns 10 anos.

Não sou católico, se bem que tive essa formação, e a questão se acredito em Deus... levanta muitas outras questões. No entanto se houve um tipo chamado Jesus, que disse para nos amar-mos uns aos outros... dou o meu melhor para tal. Cristão! É capaz de ser isso que sou, então.
Acredito nos homens e no que são capazes de fazer, pelo bem e pelo mal.
Não vejam cá pedir-me consultas, pois não faço isso. Cada um deve em primeiro lugar procurar as respostas dentro de si e não lá fora, em anúncios e números de telefone como quem arranja uns códigos para um jogo novo ou umas cábulas para passar no exame.

A porra é esses vigaristas usarem o desespero dessas pessoas em proveito próprio. Falam aquilo que as pessoas querem ouvir e dizem quase sempre " se amanhã não chover, vai estar um lindo dia" em troca de fortunas.

A vida é de cada um, e todos têm o poder para mudarem quando quiserem.
Quando se está desesperado e a cabeça já não consegue pensar sozinha, então pedimos conselhos aos amigos.

1 forte abraço!

Anónimo disse...

Quer seja advinhação, teatro personalizado, quer seja uma especie de psicologo, hoje em dia qualquer pessoa tem obrigação de conhecer a falta de fundamentos do serviços prestados por isso afirmo que todos os centimos ganhos por eles são merecidos e digo tambem:
NUMA AUTOESTRADA SÓ É ATROPELADO POR UM CAMIÃO QUEM SE PÕE Á FRENTE DELE.

Anónimo disse...

devem ser vidas muito aborrecidas as destas pessoas, se conseguem prever o futuro (os delas inclusive)..
pra mim esta categoria e anexada a religiao, acredita quem quer!!
so tenho pena das pessoas que sao burladas atraves destes esquemas...

Anónimo disse...

Isso dá arrepios... Os videntes lembram-me bruxos, se é k os bruxos(as) existem.
Mas que la ha coisas, isso ha...
Para mim é tudo tralha do mesmo saco. Desculpem a expressão! Anda meio mundo para enganar outro meio.

Se são videntes oram digam la os números do EuroMilhões ou do Loto que é o que realmente o que toda a gente quer saber.

Alucinações do professor Karamba... nahhh..., mais vale fumar uns canhões LoL

Anónimo disse...

ola muito boa tarde a todos...

um tema interessante, como todos os temas da prova oral!
ás vezes sem querer damos por nós a pensar, se existem ou não pessoas com poderes sobrenaturais, que prevÊm o futuro , que ajudam a curar doenças etc... será que existem mesmo?? ou será que os anuncios que se vêm nos jornais ou nos para-brisas dos carros, só são para "enganar" pessoas que tÊm problemas e estão em desespero...!?

parabens ao Luís Filipe Sarmento pelo livro! ainda só li o primeiro capitulo, mas fiquei curioso... tenho de ler ate ao fim!

abraço pra todos!

Anónimo disse...

Para mim é tudo uma grande treta, e as pessoas que recorrem a este tipo de "serviços" só podem ser uns desesperados, e esses ditos videntes apanham os pontos fracos das pessoas para ganhar dinheiro a troco de umas balelas. Mas uma coisa é certa, e disto não nos podemos esquecer, é que segundo dizem (provado ou não) só usamos 10 % do no cerebro. Será que existem pessoas que usam uma percentagem maior e com isso conseguem fazer coisas que os comuns mortais não fazem? Abraço Xure

Anónimo disse...

A minha questão é, para quando uma Ordem Nacional dos Mestres, Professores e Videntes?

Isso é que era, para haver uma tabela de preços justa, em que não existissem exageros nos honorários.

Karamba às vezes os valores que estes senhores, e senhoras, por vezes levam parecem realmente do outro Mundo.

E a Maya, é vidente? não é?
Como conseguiu tanta visibilidade?
RP daqui e dali, TV para aqui e para acolá?
As cartomantes ou tarólogas, não fazem parte deste grupo de vidência?

Será que esta abelinha fornece mel para as vespas dos jornalistas, não a integrarem no mesmo saco dos outros?

Anónimo disse...

O próprio nome dá pistas "paranormal"- Para Anormal!

Agora a sério, isto das crenças é tão válido para as religiões organizadas como para as outras, chamemos-lhe de, alternativas.
O ser humano necessita de encontar resposta para o que lhe causa estranheza e se a ciência não o consegue vira-se para a magia e para o ocultismo, sempre foi assim.
Quanto a "tirar" dinheiro aos crentes o que dizer de fátima e os santinhos?

Anónimo disse...

Boas noites
Quanto ao ocultismo eu não sou crente muito menos vidente,... mas nos dias de hoje julgo ser uma boa profissão...podemos ganhar um dinheirinho disendo umas bacoradas aos clientes, e aqueles que forem crentes acreditaram em qualquer que digamos, no final para ficar-mos bem vistos quando nos pedirem a conta, aí dizemos que não é nada mas que pode deixar o seu donativo no pote que se encontra á saida junto da porta ( pode de 50 litros pode levar muitas notinhas e moedinhas.

o meu nome não digo porque caso me dedique a esta nova profissão ninguem saberá quem sou .... serei mestre na arte de roubar sem meter a mão no bolso do crente.

Tiago Soares Carneiro disse...

Só não percebo como é que esse Sr. jornalista não se "parte" todo a rir desses aldrabões.

Parece o povinho com o Zé Pinóquio (Sócretino). É enrrab... e ainda bate palmas.

CAMBADA!!!

Basta irem aqui:
http://democraciaemportugal.blogspot.com

É só aldrabices das melhores. Os melhores ladrões e bruxos do país estão lá.

Abraço
Tiago

Anónimo disse...

Frater Magister e Soror Fortuna, os campeões da exploração e vulgarização esotérica na internet

Magister (Francisco Marengo),Fortuna (Giselle Galvão), moradores da cidade de Cravinhos, interior do Estado de São Paulo, e proprietários do site www.cursosdemagia.com.br investem pesado na divulgação de seus produtos e serviços através das listas de discussões e do Orkut. Tão grande é ignorância dos novos entrantes na internet esotérica nacional – como os chamados Buscadores ou até mesmo simples curiosos – que para este casal tem compensado os investimentos e tempo dedicado aos seus produtos e serviços de baixa qualidade e baixo custo,
Magister, em um passado recente, havia criado a falida OrMIUn (Ordem Mágica Iniciática Universal), exigindo de seus membros altas taxas e a obrigação de quitar o Grau de uma só vez. Como toda Ordem sem nenhum Depósito Tradicional e Regular, sua Ordem ruiu. Percebendo que tal fórmula não lhe garantia o resultado financeiro esperado, resolveu através do site citado fazer um conglomerado de Ordens, Cursos, Escolas que causam gargalhadas aos Iniciados. É sabido, entre os Iniciados, que dinheiro e Magia são como água e óleo, isto é, não se misturam. Para Magister e Fortuna, o riso dos Iniciados não importa, principalmente com os seus bolsos cheios, são as típicas pessoas que poderiam dizer: sou um embusteiro, mas se quiser descobrir, tem que pagar para ver! Magister se declara um empresário e de fato o é, tem uma empresa de vendas de cursos de Magia pela internet e oferece duas falsas Ordens para afiliação, uma OTO e uma Astrum Argentum. Apesar de suas vendas via internet, Magister não emite notas fiscais de seus produtos e serviços e muito menos repassa ao governo o ICMS devido. De forma contraditória, o mesmo Magister que sonega impostos, cometendo assim crime fiscal, já teve a esperteza de veicular anúncios – através de sua comparsa – dizendo que parte do dinheiro seria revertido para crianças em necessidade, obviamente, não deu maiores detalhes, nem citou instituições que receberiam o dinheiro. Não será de se surpreender se o empresário da Magia na internet brasileira passar a pregar valores éticos e morais em seu site, valores como Responsabilidade Social. Magister, como todo net-esotérico, adora rótulos e se diz Wiccano, além de Thelemita, Templário etc., e como todo bom Wiccano gosta da natureza, só está faltando ele declarar que suas quinquilharias são todas produzidas com materiais reciclados.

Dizem que todo grande homem tem por trás de si uma grande mulher, e com o empresário caipira da Magia não é diferente. Fortuna, uma frustrada Wicce, se declara jornalista e de fato, também o é. Ela é a responsável pela veiculação dos anúncios dos cursos. Usando métodos conhecidos de venda e persuasão, redige textos que ao bom marketeiro que não tenha nenhum conhecimento do Esoterismo, o exagero logo salta aos olhos evidenciando a intenção única de lucrar. Cursos de R$ 10 denotam o direcionamento de atrair grande quantidade de clientes, quase ninguém se incomoda em pagar tal quantia quando a proposta do curso parece oferecer agregadamente muito mais que este valor poderia pagar, contraditoriamente, Fortuna é também especialista em algumas técnicas sujas para impressionar e aparentar uma grandeza que não corresponde à realidade, como por exemplo, lançar promoções e dizer que alguém vai ganhar. Ora, toda promoção séria é auditada e no caso do www.cursosdemagia.com.br isto não ocorre, não é possível saber e comprovar quem realmente ganhou. Outra técnica notadamente usada por Fortuna é dizer: “Que recebi muitos e-mails pedindo mais”, “Que a promoção vai acabar”, essas frases tem como objetivo pressionar aquele lê a fazer a vontade do vendedor, são técnicas bem conhecidas,
O casal 10 (dos 10 Reais) ainda usa a técnica da distração.temos informações de que Magister é uma pessoa agressiva, que não admite ser questionada e teme que a verdade sobre si seja divulgada, já tivemos a oportunidade de vê-lo destilando palavrões pela rede.

Anónimo disse...

O Que falar do Francisco Marengo E SUA MULHER GISELLE GALVÃO DE TAMBAÚ ?

O Cara falta ser Deus , fala que tem tantos títulos e gosta de exibir um currículo de apresentação para impressionar, porém são mesquinhos e briguentos .

Eu não acredito em um homem que fala mal de todos os outros magistas , eu não acredito em um homem que se esconde atrás de sua esposa , eu não acredito em um homem que prega que o único correto e certo é ele mesmo e ninguém mais , eu não acredito em um homem que chama todos os outros bruxos e bruxas de picaretas , eu não acredito em um homem que já arrumou briga com todos os outras escolas iniciáticas , como acreditar em um homem que se preocupa apenas com seu lucro e com suas iniciações caríssimas a custo de um povo desavisado que ainda bate palmas e acredita nele ? uma vez li uma frase que se aplica a Francisco Marengo e Giselle Galvão , ¨¨ Em Quanto Houver Cachorro ... Pulga Não Anda a Pé ...

Anónimo disse...

Todos esses textinhos falando de Pulga não anda a Pé são do Mago Anael, conhecido como Mago Anal dos Santos, acontece que o Mago anael é um ex-pastor que passou a vender produtos milagrosos e tentou, apenas tentou se tornar amigo do Francisco Marengo traçando elogios ao mesmo em seu ridículo canal no Youtube, porém o Francisco Marengo em uma Situação fechada tirou sarro do Mago Anael, o mago anael então passou desde aquela dia a tentar difamar o Marengo com o mesmo textinho idiota.

Mago Anael é um dos piores golpistas da internet, pois o Francisco Marengo, apesar de ser metido e sempre visar o lucro, coisa que o mesmo nao nega, tem anos de estudo, sabe latim, francês e etc, deve ter lido milhares de livros, existem algumas reclamaçoes sobre francisco marengo aplicar golpes, mas geralmente é gente que pagou o tal pacto dele e não teve resultado, gente que foi procurar ele, diferente do Mago Anael que vende até anel do paraguai e livros com direitos autorais pra ganhar um dinheirinho.

Enquanto o mago anael diz que é mago a mais de 30 anos, porém nem faz 10 que era pastorzinho de uma igreja que foi fechada por não arrecadar dizimo.

Cuidado com o Mago Anael ele é do tipo que sai recomendando Goétia pra qualquer ideia que possa tirar um dinheiro, o Mago Anael não tem capacidade alguma, brinca e dá de brinquedo coisas sérias, tanto é que andei vendo um vídeo hoje e percebi como o mesmo está doente, fraco, magro, o rosto dele agora só se evidencia as orelhas que parecem enormes e parece um aíd.....(deixa quieto), e nesse vídeos não fala nada com nada.

Emfim, eu não gosto de picaretas, tanto que sempre nutri um certo desprezo pelo Francisco Marengo e a Esposa pois são metidos mesmo, mas tem um pouco de conhecimento, vendem pdfs que cham de cursos, que são resumos de outros livros, mas acho axo que o Mago Anael é o fundo do poço da burrice, da ignorancia, pilha de quiumba, um fracasso como pastor e um fracasso como macumbeiro.

mago-anael-dos-santos.comunidades.net