terça-feira, novembro 13, 2007

Anteciparte



O evento: «entre os dias 8 e 18 de Novembro, no Museu Nacional de História Natural, em Lisboa, vai ter lugar o maior evento nacional de incentivo à arte jovem – o Anteciparte Milenium BCP, no qual será apresentado, em primeira mão, a uma selecção da mais jovem expressão artística nacional, com obras de 13 artistas.

Foram 133 os candidatos que apresentaram as suas candidaturas para o projecto Anteciparte Milenium BCP, um concurso dirigido a todos os estudantes finalistas das várias escolas de arte nacionais, que se candidataram apresentando os seus portefólios e propostas de trabalho. No próximo dia 8 o projecto apresenta os trabalhos dos artistas finalistas seleccionados, mostrando o que de mais recente e melhor qualidade se está a produzir em Portugal no campo das artes plásticas.

Os finalistas: Ana Manso (1984) FBAUL; Carlos Filipe (1978) ESAD-Caldas da Rainha; Gonçalo Sena (1984) FBAUL; Liane Bosquê (1980) Ar.Co.; Mário Ambrózio (1982) Instituto Politécnico de Tomar; Mónica Gomes (1981) MauMau; Nuno Vicente (1981) ESAD-Caldas da Rainha; Ricardo Brito (1976) ESAD-Caldas da Rainha; Ricardo Leandro (1982) & César Engström (1982) Universidade de Évora; Rita GT (1980) MauMaus; Sónia Lopes (1982) Instituto Politécnico de Tomar; Susana Pedrosa (1983) MauMaus

Agora, a nossa convidada, Lúcia Marques, que é um dos elementos do júri: «Lúcia Marques é curadora e crítica de arte. Nasceu em Lisboa (1974), onde vive e trabalha. Formou-se em História da Arte e actualmente está a terminar o Mestrado em Estudos Curatoriais na Faculdade de Belas Artes (Universidade de Lisboa, em colaboração com a Fundação Gulbenkian). De 1999 até ao momento actual já publicou uma diversidade de artigos em jornais, revistas e catálogos e, entre 2001 e 2006, trabalhou no Instituto das Artes do Ministério da Cultura em Portugal. A sua experiência no ensino tem-se centrado principalmente na fotografia e, mais recentemente, nas práticas curatoriais contemporâneas.»

A conversa: sobre a mesa vai estar muito mais que o Anteciparte, vamos à boleia deste evento e falaremos das artes plásticas que se fazem em Portugal, das aspirações e apreensões dos jovens em início de carreira, se é possível, num país com a dimensão do nosso, falar em «carreira» nesta área; dos cursos, da subsistência, dos públicos, da divulgação, da internacionalização e por aí adiante.

Perguntas, comentários, impressões sobre a vossa experiência como público ou como artistas, são bem-vindas – para o 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue. A partir das 19, com Fernando Alvim e Cátia Simão.

7 comentários:

Rui disse...

Será que o museu Berardo vai ganhar mais qualidade?! Hum!??



http://blogpredilecto.blogspot.com

Anónimo disse...

Arte em Portugal?!
Querem um exemplo de arte em Portugal?!
Só se for a voz extremamente melodiosa e sensual do Alvim, mais agradável ao ouvido do que qualquer sinfonia de Beethoven...

(esta dica é para atenuar um pouco as criticas k costumo tecer, em directo, ao Alvim)

P.S.: A estrela da prova oral não é o alvim, é a xana...para quando a sua participação no programa propriamente dito ao lado do Alvim?

Anónimo disse...

Ninguém das ESBAL foi classificado? Não me digam que continuam com a maioria dos alunos negativos a disciplinas de expressão artística e a receber marrões inaptos para desenho mas com 20 a matemática.

Anónimo disse...

OPs! retiro o que disse. ESBAL j� n�o existe e est� integrada na FBAUL... que ganhou o 1� e 2� lugar.
Tive uma boa oportunidade para estar quieto.

Anónimo disse...

Boa noite!
Parab�ns pelo programa!!
E ainda mais pelo tema!!!!

Ficamos contentes por haver mais pessoal a promover iniciativas comunit�rias do g�nero das que j� fazemos desde 1998.

� obra, mas c� nos vamos aguentando e sem grandes apoios, agora imagem onde estar�amos se tivessemos?? hein?!!

Portanto aqui segue divulga�o de evento deste ano que promove projectos de autor de Norte a Sul.

_____

�FESTIVAL P/ARTES � ALGARVE �07�
7 e 8 Dezembro | Faro | IPJ


Objectivo: Apresenta�o aut�noma de novos projectos culturais. Mostra comunit�ria das v�rias �reas art�sticas e a sua propaga�o na forma�o e capta�o de novos p�blicos.

Organiza�o: Terminal Studios / Direc�o Regional do Algarve do IPJ - I.P.

Parcerias: Bedeteca Beja / Bizarro Phanzine Phetish / Central Comics / Drmakete / Grupo Extractus / Olfactopelaforma /

Apoios / Divulga�o: Action Figure Hospital / Bedeteca / Divulgando Banda Desenhada (blog) / Georden (blog) / Ghoul Gear / Loja das Trotinetes / Notas Bed�filas (blog) / Rua FM / Tons de Azul (blog) /

________

Plano de Actividades:

� Exposi�es (BD / ilustra�o / cartoon)
� Workshops
� Desenho e caricatura ao vivo
� Tert�lias / Palestras
� Feira de Artesanato
� Feira de Fanzines / Livros 2� BDm�o
� Mostra de Action Figures
� M�sica
� V�deo
________


Programa das actividades sai dia 15 ou 16 de Novembro atrav�s de comunicado de imprensa
___


CONTACTOS

Terminal Studios � n�cleo de banda desenhada
terminalstudios@gmail.com

Direc�o Regional do Algarve do IPJ, I.P.
Rua da PSP � 8000 Faro
Tel. 289 891 920

+info: www.drmakete.com

___

APOIOS E PATROC�NIOS:

Nota: Estamos abertos a propostas que se enquadrem no esp�rito do evento e tamb�m na promo�o e divulga�o do projecto art�stico comunit�rio que agora tem in�cio.

__

grande abra�o!

Anónimo disse...

Dói-me muito a barriga....

Anónimo disse...

boas a todos.

O meu nome e hugo e estou a dar vida a uma marca de snowboard.

Muito sucintamente:

Nós precisamos de designers criativos e com vários estilos de desenho e prespectivas imaginarias diferentes para criarem trabalhos para a nossa galeria.

O trabalho consiste no seguinte:

O artista desenha umas quantas ilustraçoes para aplicar nas tabuas e coloca as imagens na nossa galeria, o consumidor ao navegar pela nossa pag na escolha de uma prancha, escolhe o grafico com o qual se identifica melhor e compra-o para aplicar na tabua que escolheu.

O artista recebe os seus direitos de autor, valor a ser acordado entre nos e o artista, e nós vendemos a tabua com o seu desenho

Quem se sentir motivado para trabalhar desta forma em regime "relax e sem comprimissos" não exite em comunicar comigo para:

Hugocacola@gmail.com

Abraço e Bons riscos