terça-feira, abril 10, 2007

Rui Reininho liricamente na Prova Oral



Após várias décadas de militância na GNR, Rui Reininho volta à carga (salvo seja), com dois livros. Um, chama-se «Sífilis Vesus Bílitis» e é a reedição pelas Quasi do seu único livro de poemas, editado há mais de vinte anos pela &Etc.. O outro, «Líricas Come On & Anas» (edição Palavra), reúne o melhor da obra de Rui Reininho dando igualmente a conhecer a sua biografia através de uma diversificada reprodução de fotografias e recortes de imprensa, ao jeito de colagem pop. Numa homenagem aos seus vinte cinco anos de carreira, Líricas Come On & Anas faz chegar ao grande público a emblemática poesia do vocalista da banda que ficará para a história - os GNR (este livro será apresentado por Alexandre Melo dia 11 de Abril, pelas 19h, na Casa Fernando Pessoa, por isso ainda vão a tempo).

Vamos falar destes livros, sobretudo do «Líricas Come On & Anas», e saber se há mais na manga; quer dizer: sendo evidente a veia lírica das letras das canções dos GNR, a qualidade geral da escrita, creio que muita gente esperou que Rui Reininho se aventurasse mais pelos caminhos da escrita: para quando um livro de poemas inéditos, ou de contos, ou um romance ou um ensaio ou o que quer que seja?; passará pelos planos do nosso convidado, agora que chegou aos cinquenta aninhos de existência (não parece, mas é verdade), trocar os holofotes de palco pelo candeeiro da secretária? - ou, antes pelo contrário, sente que há muito por fazer ainda nos GNR?; e que música ouve mais hoje em dia?; e o que lê (dicas para nos aguçar a curiosidade por novas leituras são sempre bem vindas)?

A partir das 19, perguntem e comentem - 800 25 33 33 e caixa de comentários do blogue -, hoje com Fernando Alvim (para variar) e a mesma Marta Macara de todos os dias.

Amanhã, Alexandra Macedo falar-nos-á de «Manequins, Agências & Companhia"».

21 comentários:

Estranha pessoa esta disse...

Li algures que:
"A poesia está nas pessoas"
Rui Reininho ;)

E que belo ser humano este que consegue transmitir tantas artes de uma forma simples.
Porque os artistas são mesmo assim: Simples!

Obrigado pela partilha da sua Sensibilidade!

Espero que um dia destes nos presentei com um Romance ou Ensaio.

Filipa - Serra de Montejunto

Anónimo disse...

Ni siempre puedo escuchar vuestro programa .... pero la verdad es que me quedé alucinado con la cantidad de tonterias que tuve la oportunidad de leer en esta "vuestra" página sobre los "nuestros hermanos españoles". Menos mal que solo soy portugués con una abuela española :-) Mas santa ignorância esta, a dos portugueses, que falam sempre sobre o que não conhecem ...
Adiante...
Sobre o Rui Reininho ... bem para além de termos partilhado muitas vezes o mesmo autocarro no caminho para a faculdade (e eu sou de Ciências :-) e de ser amigo de uma ex-namorada :-) só posso dizer que lhe sigo a carreira desde o primeiro momento e que é uma daquelas pessoas que com quem eu adoraria sentar-me à conversa em frente a uns bons copos e petiscos. Claro que sou homem e seria muito mais fácil se eu fosse mulher hehehehe
Orgulho-me de ter "poetas" como ele na minha vida e sim, há muito tempo que aguardo ver, preto no branco, tudo o que lhe vai naquela grande alma. Obrigado Rui Reininho, obrigado Antena 3

Anónimo disse...

Já tem 1 filho, já escreveu 2 livros, onde é que o Rui gostaria de plantar 3 Arvores?

Miguel F. Carvalho disse...

uma pergunta simplesmente: quando canta o "Dunas" aquela letra faz-lhe mesmo algum sentido ou foi escrita numa noite de ácidos estragados?? lol

Anónimo disse...

O Rui mostra ai o teu cartão de sócio do Benfica, e diz que fazes parte do maior clube do mundo, e que tiveste azar em nascer no Porto quando o que desejavas era nascer ao lado da Catedral.

hehhe

http://berdajona.blogspot.com

Arcebispo de Cantuaria disse...

Alvim, hoje a pergunta +e para ti:

Como te sentes ao ter como convidado um autor, poeta, cantor e duplo de Tony de Matos em versão "mas afinal isto é para fazer o quê" que já te didicou uma Letra de canção?

"Mas aos 16,
só duma vez
tens o mau gosto de vestir
como os DJ's"

Anónimo disse...

Sem dúvida um grande nome da música nacional.O Rui como outros fizeram realçar o nome de Portugal em grande.Chorei,ri,sonhei a ouvir muitas musicas dele!Quanto mais velho melhor, como o vinho do Porto.Gand abraço para o Rui e a Antena3, 13 anos maravilhosos!Daqui,da terra da sopa da pedra os mais sinceros parabens a todos! Alviiiiimmm seu ganda maluko hehehe

Anónimo disse...

rei(do)ninho és grande......

Anónimo disse...

Rui Ranhimho, tu és massa do melhor nariz.
(Metafóricamente)
Tu falas e cantas bem, não é como o outro caréca dos óculos que só dá uma.

Arcebispo de Cantuaria disse...

Um dia escrevi isto no meu belogue. Gostava de saber se o Reininho concorda:

"Nunca poderei aspirar a ser um intelectual, ou mesmo citado pelo Pacheco Pereira.

Não enquanto continuar a considerar Rui Reininho e Sérgio Godinho entre os meus poetas preferidos".

Anónimo disse...

ola...gosto de ouvir GNR,mas ja gostei mais a musica k gosto + é o analy,inda me lembro kd vieram aki ao redondo,alentejo..gostaram daki do vinho lolol...e tu tb alvim..
bjs

alvim ve-se respondes aos mails..

Unknown disse...

Não é uma questão muito poética, mas gostava de saber a opiniao do Rui Reininho sobre o fenómeno que é a pirataria de música pela Internet, e se isso já afectou alguma vez a sua vontade de fazer música, sabendo que algumas pessoas desfrutam dela ilegalmente.

Abraço.

Anónimo disse...

Boas...
Rui, diz-me como foi que viveste o parto da tua ex, ex, ex mulher na altura em que foste pai, que idade tinhas? Em que pé estava a tua vida?

Abraço a todos...

TNNC

Anónimo disse...

Gosto muito do Rui Reininho, porque abandonaste os GNRs, Portugal necessita de muitos mais Ruis Reininhos na musica Portuguesa…

Agora o que gostava mesmo era de falar de AMOR (sexo na vossa linguagem) quanto poderei ter tempo de antena Alvim…

E o nosso amigo quando é convidado, Já tem um livro editado…

Um abraço
Alex_Boy

Anónimo disse...

pergunta-lhe das letras, se junta palavras ao calhar ou como faz

Anónimo disse...

Oh Reininho, vê lá se apareces pela Vagueira. E olha q eu sei q "já lá foste mto feliz".

Jazz disse...

ola pessoal da prova oral, chamo.me bruce e vivo numa caixa(a Madeira, bela ilha).
estou a passar poraqui
so para dizer que gosto de musica portuguesa e GNR é muito bom. mas o vocalista...o rui meu deus, esse nahhh, tou a brincar, ele é um grande portugues. considero revolcionário :D
umas das minhas perguntas é ... qual foi a melhor coisa que ja comeste?
qual foi o festival que gostas.te de participar?
qual fopi a pior pergunta de te fizeram?(as minhas.:D)
e quando vai passar por aqui, a Madeira?

força pessoal,
acompanho o vosso programa TODOS OS DIAS..:D
mas é a 1 vez que mando este comt.
Força e abraço.


p.s.- desculpa se tiver erros, é que eu sou sul africano, sim nasci na africa do sul.:D força.

Anónimo disse...

Ja repararam no constante inspirar do Rui Reininho.. é para o pó subir ou é constipado..

fui mauuuu..

lopes

Vlad Ivo Stok disse...

Gosto de passear pela "discoteca da blague" (que foi ao que condicionaram os blogs) e, lendo alguns comentáros, alimentar o desdém que sinto pela Região Autónoma do Continente. De facto, podemos ser o país mais antigo do mundo em termos de fronteiras físicas. No entanto, acho que culturalmente já deixamos de existir.
O Rui Reininho sabe mesmo escrever e é com admiração, e paixão pela arte, que publiquei no meu recente blog um poema do livro Sifilis vs. Bilitis (que a propóstito revela talento e inovação em jogos semânticos e métricos bastante interessantes). Também já comprei o Líricas Come & Anas e recomendo-o!
Longa vida ao REIninho!

Anónimo disse...

Para quando o Rui vai compor uma canção para o Tony Carreira("mas que carreira")
Adoro o Rui Reininho é o melhor artista de sempre!!!

Anónimo disse...

Para mim é o melhor letrista português.

Foi uma excelente surpresa ter encontrado o teu blog!!!

Um abraço, Alvim.