quinta-feira, abril 05, 2007

Prova de Vida na Prova Oral



Pedro Mexia nasceu em 1972, é licenciado em direito, é poeta, cinéfilo, crítico literário e um dos bloggers mais activos e lidos da blogosfera portuguesa. E o mote para a conversa de hoje vai ser exactamente essa sua faceta blogosférica (largar o vício dos neologismos é difícil) e o livro «Prova de Vida» (edição Tinta da China) que reúne textos publicados ao longo dos últimos anos, sobretudo no seu Estado Civil.

É de lá, do Estado Civil, que transcrevemos: «Acaba de chegar às livrarias «Prova de Vida», mais uma intrujice de Pedro Mexia. Textos a pagar que estiveram disponíveis gratuitamente na net, bloguices adolescentes em forma «nobre» de livro, «diários» a prometer detalhes sexuais (tá bem abelha), um submarino simbólico pilotado por um gajo obeso e com um penteado discutível, e lá dentro uma escrita a que as editoras chamam «reflexiva, desconcertante e mordaz», quando é apenas deprimente, trivial e javardolas. A badana biobibliográfica mostra que Mexia, aos 34 anos, não fez nada na vida. A badana dos elogios reproduz um panegírico de um «Osvaldo Silvestre» (personagem obviamente inventada) que diz que a escrita de Mexia é «gnómica». Gnómica? Morde aqui a ver se eu deixo.»

O pretexto da conversa será esta «Prova de Vida», mas vamos à boleia dela falar também sobre a blogosfera de uma maneira geral, o que, na opinião de Pedro Mexia, trouxe ela de novo, se as pessoas passaram a ler mais, a informarem-se mais - ou apenas a opinar mais, mantendo-se a proverbial preguiça lusa de aprofundar os assuntos (isto tendo em conta tendo em conta a taxa baixíssima de leitores no nosso país - não só de livros, mas de jornais). Também iremos falar da pertinência de, tal como é dito no texto introdutório, vender textos que estiveram disponíveis gratuitamente na net: há transferência de leitores de um meio para o outro?; ou seja: quem lê os blogues é quem compra depois os respectivos livros?; e o que ganham ou perdem os textos quando, escritos a pensar no meio virtual, são passados para o papel? E, já agora, no meio da azáfama blogueira, para além dos trabalhos de crítica literária e de cinema, o lado de poeta não tem perdido espaço (o último livro de poemas de Pedro Mexia, «Vida Oculta», data de 2004)?

É na Prova Oral, hoje mesmo - 800 25 33 33, caixa de comentários do blogue -, a partir das 19, com Fernando Alvim e Xana Alves.

Amanhã vamos falar de Famílias.

21 comentários:

Berdado Berdaja Bino disse...

Na minha modesta e singela opinião importa dizer que sem dúvida e com alguma certeza consigo opinar e sobretudo concluir que os blogues são sem dúvida uma excelente oportunidade para quem deseja e sobretudo ambiciona ser escritor, quanto ao lucro do livro em papel, um livro é sempre um livro!

Brevemente em Livro "A berdajona do dia..."

http://berdajona.blogspot.com

Anónimo disse...

o lucro nunca é muito...

Um pedacinho de mim... disse...

Boa tarde Alvim, Xana e convidado…
Vender textos que estiveram disponíveis gratuitamente na internet? Será pertinente, não pertinente? Na minha opinião, um livro é sempre um livro, creio que é sempre uma realização pessoal para quem o escreve… O que eu acho é que, à partida, quem vai publicar um livro destes (uma reunião de posts), tem quem ter um bom feedback das pessoas que lêem o seu blogue, pois são essas, as mesmas pessoas que depois vão comprar o livro (na maior parte das vezes, é isso que acontece…). Não vai editar um livro, assim por editar…Depois também há outra coisa: para que é blogueiro (acho que é assim que se diz…) é sempre uma boa maneira de ganhar uns trocos, não acham?

Cumprimentos para todos…

Anónimo disse...

"Blogar" (se é que pode ser considerado um neologismo) é a arte de exprimir sentimentos e impressões, através de uma infinita rede de acessos, "just in time".

Num blog podemos ser, opinar, criticar, brincar, especular, tudo o que quisermos com a certeza, ou mera esperança, que a mensagem desejada passe... ou não!

É um vício, é um confessionário, é um "sitio" onde podemos expurgar o que quisermos.

Eu gosto de humor, anedotas, jogos, criticar, opinar, relatar experiências de vida, brincar, comunicar e faço-o sobretudo para os amigos, sabendo que eles lêem e muitos não deixam comentários, mas telefonam e brincam, mandam têmas para o meu mail.

Um forte abraço

JAVÁRDIO

www.diverte-te.blog.com

Anónimo disse...

Boa tarde para todos.
Sou ouvinte assiduo, embora nunca tenha ligado.
Relativamente ao temaa blogosfera é uma optima ferramenta para que qualquer um possa ter publico.
Tras com certeza vantagens e desvantagens,mas a liberdade criativa está sempre presente.
Um blog, é um livro aberto sem qualquer tipo de censura.
Acredito se o Avante, tivesse de sair hoje, nem pais fascista, este teria a forma de blog.
Aproveito e convido a conhecerem o http://aiqueistocusta.blog.com/

Abraços e felicidade para o Programa

Anónimo disse...

a blogosfera foi uma das grandes invenções que veio com a internet.
gosto de música e vejo alguns blogs dedicados a esse tema... alguns bons, outros n trazem qq novidade resumindo-se a por noticias q já toda a gente sabe.

aqui podemos ver dezenas de pseudo-intelectuais, pseudo-escritores, pseudo-comediantes ou, por outro lado, ver blogs verdadeiramente bons das chamadas figuras públicas... um dos maiores exemplos é o blog do Bruno Nogueira q leva muita gente, diariamente, a aceder ao seu blog.

o meu blog nada interessa... escrevo coisas q poderiam ser ditas de modo mais simples.

aproveito a oportunidade: fica o destaque para o blog do guitarrista dos toranja, ricardo frutuoso:
http://www.ricardofrutuoso.blogspot.com

boa tarde a todos e boa emissão.

f disse...

tcamp.blogspot.com
Lá está a minha publicidade à prova oral. Vejam já!

O Criador disse...

Eu não defendo o extermínio dos ciganos! Apenas a esterilização!

Solidariamente,
O Criador

Anónimo disse...

oi...n sei o k é o tema mas é so p mandar bjos..e mts p alvim..

Anónimo disse...

Direita ou esquerda, devemos andar é sempre em equílibrio.

Anónimo disse...

direita ou esquerda??

penso que uma pessoa de esquerda e caracterizada pela sua luta diaria dos seus direitos...ate os alcançar...

de uma coisa tenho a certeza...

de direita nao sou...


de esquerda...
talvez tenha umas influencias...

comentario...sem nexo o meu...
mas apteceu me escrever.


deixo o endereço do meu pseudo blog... :D
bandodelas.blogspot.com

e de referir k esta em construcçao e que um dia vai ter nivel...

白色天使 disse...

è graças à blogsfera que podemos deixar as nossas ideias. Por exemplo, eu tenho um blog para que a minha família veja como me correm as coisas sem que eu esteja on-line.
Boa continuação do programa.
Ass. o rapaz que está no Kosovo.

白色天使 disse...

Então eu sou um bom cibernauta???
tenho essas coisas todas...

白色天使 disse...

hihihiihihihi

Anónimo disse...

Alvim, ainda há pouco falavas em blogs e condenavas um ouvinte por não publicar nada há algum tempo... Olha que o teu blog também não recebe nada novo há algum tempo!!!

Quanto à Princesa Diana, o problema dela é que era de Esquerda, e a Duquesa da Cornualha é de todas as posições que se imaginam, facto esse que deixou o Príncipe Carlos doido!

Enfim... Já que estamos numa de blogs, dêem um pulo ao meu: http://migueldias.blogs.sapo.pt

Continuação de bom programa!

Anónimo disse...

como governar o pais??

de entre a diversidade de partidos que existe... Portugal quando vai a eleiçoes parece que so existem 2 partidos... PS e PSD... quanto a todos os outros...

nao sei...

mas depois portugal vem reclamar de tudo o que se passa..e que o governo isto.. e aquilo... quando sao eles que elegem quem tem de tomar o poder...
portanto se portugal esta mal...a culpa nao e de quem o governa...mas sim de quem deu o poder aos governantes...

uma mera opiniao de uma miuda de 17 anos...

Anónimo disse...

Olá Alvim, Xana e Pedro Mexia...
A blogoesfera é não só um meio de divulgação de todo o tipo de escrita, mas principalmente um meio partilhar experiências e reflexões sobre as nossas maluqueiras, sejam elas ousadas, melancolicas, divertidas ou banais. Usando a imagem com texto como no hi5, blogspots, foruns e sites de redes sociais encontramos verdadeiros diários, reflexões e um repositorio de ideias e sentimentos. Voltando à escrita aliada à imagem , conheci um site www.mingle.pt em que os utilizadores estao empenhadissimo em escrever histórias conjuntas, de onde saem algumas muito sui generis. Atraves de comentários em algumas fotografias controiem verdadeiros diálogos. Resumindo foruns, blogs, galerias são formas de nos expressarmos, construir histórias (algumas bem engraçadas) e criar novos tipos de relações. Acho que vale a apena pensar neste novo tipo de relações interpessoais! Que acham vocês?

O Criador disse...

Se eu conhecesse pessoalmente a Odete Santos e ela não cheirasse mal, eu ficava muito desiludido!

Tangerina disse...

Olá. Tropecei por acaso no blog do Mexia e gostei.O homem é inteligente e tem sumo.

Bjo tangerínico:)

Anónimo disse...

DELICÍAS DO MAR SÃO A MAIOR CAUSA DE EXTINÇÃO DAS ORCAS E LEÕES MARINHOS PQ SÃO FEITAS PRINCIPALMENTE DE ARENQUE PRINCIPAL FONTE DE ALIMENTO DESTAS ESPÉCIES.....MÁ NOTICIA ESSA DO RANKING....THANKS

Anónimo disse...

[url=http://vioperdosas.net/][img]http://vioperdosas.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]Express 4 Mac WinZip, [url=http://sapresodas.net/]filemaker pro 10 advanced torrent[/url]
[url=http://vioperdosas.net/]to buy the software update[/url] egg software store is bitdefender better than kaspersky
kaspersky removal tool [url=http://sapresodas.net/]software-manager macromedia[/url] buy cheap adobe software
[url=http://sapresodas.net/]adobe acrobat pro 9 complete pack[/url] adobe photoshop cs4 upgrade canadian price
[url=http://sapresodas.net/]office softwares[/url] retail store software
office email software [url=http://vioperdosas.net/]free adobe photo software[/url][/b]