A Noite dos PUBLIdevoradores acontecerá nos próximos dias 20 e 21 de Abril no Grande Auditório do ISCTE. Muito bem; mas que raio é A Noite dos PUBLIdevoradores ?
É um espectáculo, já com vinte e seis anos de história em todo o mundo, onde que são exibidos mais de 500 filmes publicitários, provenientes de cerca de 47 países, incluindo Portugal, com o objectivo de homenagear a criatividade publicitária. As exibições serão feitas num ambiente de festa (até porque a coisa dura mais de cinco horas), com alguma da animação a cargo de DJ's convidados.
Vamos hoje falar deste evento - com a presença de dois responsáveis pelo evento, Ana Amaral e o Prof. Pedro Dionísio -, mas também de publicidade, de uma maneira geral. Falem-nos, contem-nos, por exemplo, do anúncio que mais vos marcou a infância, do que mais vos arrepiou, ou causou impacto ao ponto de não o conseguirem ver até ao fim; do pior anúncio que já vira, do mais cómico, do mais ridículo, do mais triste... enfim. Falem-nos do lugar da publicidade na vossa vida. A caixa de comentários estás generosamente aberta e o telefone é o 800 25 33 33 - a partir das 19, com Fernando Alvim e Cátia Simão.
Amanhã, levaremos o técnico aí a casa para tratar da saudinha ao vosso computador.
É um espectáculo, já com vinte e seis anos de história em todo o mundo, onde que são exibidos mais de 500 filmes publicitários, provenientes de cerca de 47 países, incluindo Portugal, com o objectivo de homenagear a criatividade publicitária. As exibições serão feitas num ambiente de festa (até porque a coisa dura mais de cinco horas), com alguma da animação a cargo de DJ's convidados.
Vamos hoje falar deste evento - com a presença de dois responsáveis pelo evento, Ana Amaral e o Prof. Pedro Dionísio -, mas também de publicidade, de uma maneira geral. Falem-nos, contem-nos, por exemplo, do anúncio que mais vos marcou a infância, do que mais vos arrepiou, ou causou impacto ao ponto de não o conseguirem ver até ao fim; do pior anúncio que já vira, do mais cómico, do mais ridículo, do mais triste... enfim. Falem-nos do lugar da publicidade na vossa vida. A caixa de comentários estás generosamente aberta e o telefone é o 800 25 33 33 - a partir das 19, com Fernando Alvim e Cátia Simão.
Amanhã, levaremos o técnico aí a casa para tratar da saudinha ao vosso computador.
56 comentários:
Viva Alvim e companhia.
Descobri um confessionario anonimo tuga, e é bom material, vejam aqui
batatas4people.com
Abraço,
João
Uma questão:
- Porquê que o anúncio da Galp, não é com um moçoilo de bilha jeitosa??
Esta coisa da publicidade reverter mais a favor dos homens tem necessariamente de acabar. :P
Filipa - Serra de Montejunto
Tenho um carro assim e um seguro assim...
Que estupidez!!!! que nojo!!!!
Aliás as seguradoras devem disputar os anuncios mais infelizes!!! OK fala a marta...
Isto dos anúncios não tem só a ver com os "criadores de ideias" nem com a projeção de marcas, também acaba por se reflectir nas pessoas, actores ou não, que personificam e transmitem as ideias. Isto pode levá-los para a ribalta se a coisa corre bem, como pode destruir a imagem de muito boa gente se a coisa corre mal. A meu ver o que está um pouco a acontecer com os projectos em que tem entrado o nosso amigo Bruno Nogueira e outros...
Nada me fascina mais em publicidade k produtos de limpeza. Estes pedem ser bastante questionáveis desde o facto de uma mulher levar estranhos para casa para a verem lavar a roupa. Desde a abordagem a pessoas na rua para as sujar. A competição existente para ver kual o produto k deixa as moedas de 5 centimos mais limpas. É uma lista infindável de situações questionáveis expostas ao público e ás vezes violentas:
-"Vamos ver o k acontece a esta nodoa de sangue depois de usar-mos Produto X."
Eu aigcho que vogxes têm uma maneira esgquecita de faglar!
GATOS RULEZ!!!!
O mundo da publicidade é um universo fantástico, como um marca de detergente diz "sujar é bom" ainda me lembros dos tempos em que jogava à bola na rua e quando vinha sujo a minha mãe nao estava à porta a sorrir e nao dizia "Nao faz mal filho, skip tira todas as nodoas!!" levava era duas chapadas.
V4Viktory
-- http://v4viktory.blogspot.com --
Olá Alvim, Cátia e convidados...
Um dos anúncios que mais marcou a minha infância foi o do "Bongo"...Até hoje ainda sei a música, acreditam? Até vocês se lembram, não?:):)
Gosto muito dos anúncios das marcas desportivas: os da Nike e da Adidas são sempre os melhores...
Sabem também gostava muito daquele da Vodafone, o da libelinha...era muito giro...
Actualmente,os mais tolos são os da Yorn, da Portugal Telecom com os Gato e..claro, o da Super Bock sem alcóol com o Bruno...
Depois também gosto dos do Mac Donalds...Que raio de voz é aquela? :):):)
"Respeituosos Cumprimentos":)
Beijinhos
Esta colecção de comentários é algum concurso para ver quem tem mais piada?
O objectivo não é comentar sobre o tema publicidade?
O que vejo é comentários sobre spots publicitários e cada um a tentar ter mais piada para ver se o nome do comentário aparece no programa....
Adoro publicidade e acho que já se faz publicidade de mta qualidade em Portugal. Difícil é lembrar as melhores e piores ao longo dos tempos. Concordo que aquele anúncio do nosso amigo Bruno, tá fraquito. Deve ser porque a cerveja não tem álcool! Só pode!
entao o "thomas" podia ter sido o primeiro a comentar, a falar de publicidade proprimente dita. Estamos muito curiosos p ouvir o seu testemunho. Talvez tenha sorte e o seu comentario seja lido no programa.Isto é um fórum aberto a todas as opiniões.
Eis o anónimo a dar a cara para as verdades...
O do Bongo era giro mas não chegava aos calcanhares do Boca doce...
Publicidade... arte de publicitar, fingindo que, mesmo o que não presta nos é completamente indispensável!
JAVÀRDIO
http://javardio.hi5.com
ora lá e boa tarde.
Coisa de pequenos isto da publicidade, só é pena por vezes quando os país também cain.
Acho ilegal a publicidade enganosa deve ser considerada grave.
Ainda não é, quando nas letras pequeninas mete política ou assuntos e questões sociais que afectam o cidadão comum ou por exemplo no caso falado do aeroporto da OTA, ou o spred néribi do Banco Caiscais. E o que fazia por 6.000 Euros? Que paga uma bacatela.
Ficam exxquezítax axx nuticiaxx.
Mas há anúncios bons.! Eu também já fiz uma curta.
E o Hitler que os queria matar a todos. Publicidade, por vezes parece conversa de café.
Aquele em que o foguetão descola e as primeiras palavras do astronauta foram "eh pá esqueci-me de pôr o bacalhau de molho"
Na altura teve piada, teve...
Na minha opinião o anuncio mais chato mas no entanto mais "eficaz" no seu objectivo como anuncio foi o da Moviflor...e agora o pergunto eu: Onde fica a Moviflor?Eu nunca lá fui, mas sei que é no Largo da Graça! Os gajos repetiram isto até ficar acomodado numa parte refundida do nosso cerebro de modo a nunca mais sair de lá, é tipo um dejá vu (Moviflor, no largo da Graça!)
Boas Ppl da Prova.
Para mim há vários tipos de anuncios:
1. Os Chatos: Perfumes, Detergentes, Pastas de dentes, enfim todos os que são feitos a nivel internacional e são dobrados tipo novelas mexicanas.
2. Os mesmos de sempre: Seguros, Automoveis, Super e Hipermercados, Telecomunicações.
3. Os inovadores: Para mim um bom anuncio tem que ser inovador e ter piada (nada tipo PT e Gato Fedorento, gosto deles mas não a fazer anuncios). Para mim um bom anuncio nacional foi o do Cafe Delta com o Nuno Markl. Também acho que deviamos inspirarnos mais nos anuncios nordicos americanos e australianos, tipo IKEA, Budweiser, etc.. Beijos e Abraços
Luís
ahh já agora o bom anuncio foi o novo anuncio "tipo Ferreira Leite" para obrigar as pessoas a pedirem factura... porque não fazer um anuncio com alguem que se esquecer pedir a factura no restaurante e quando tenta sair os restantes clientes do restaurantes apontam lhe armas.. e no final.. "para o bem da saude peça factura..
KAKAKAK
AQUELA M Á Q U I N A !!!
já se passaram mts aninhos....
a publicidade, para as gerações de hoje são quase como marcos históricos da nossa vida.
As conversas facilmente podem começar, entre amigos, para situar-nos no tempo com a referência a publicidade.
Tipo "Aquela máquina" facilmente ficará associada ao tempo em que eu andava na Primária. Depois disso, podem vir todas as recordações boas (ou más) desses tempos.
Eu tenho alguns anúncios que me marcaram, lembro-me de por exemplo, o das canetas Bic pelo efeito sonoro. Do Homem da Regisconta pelo slogan. Da DGV, e do homem com e sem capacete (com a caveira e o martelo).... pela... piada(!?)...Depois temos o do detergente: sorte não, shampa!!!pela ideia original.
Pela música, por exemplo, o do old spice...
eh eh, esqueci-me de alguns,
Vais para a escola leva a cola!
Quanto se gozou com isso na minha infância...
E mais recentemente...
Novidades, novidades...-só no continente...
Houve uma época que tudo o que era gente se aproveitava para vomitar esta frasesinha fazer sublinhar a sua vida monótona...
Olá
Eu tenho esta luta desde que os anuncios da sociadade ponto verde com as crianças saíram... será que sou só eu que não gosta do anuncio? Eu acho que associar a separação do lixo a crianças não é o melhor para convencer as pessoas a faze-lo...
Cumprimentos
Então e o da Pasta Medicinal Couto? Sempre me impressionou aquele do senhor que rodava a cadeira no ar presa nos dentes... Já para não falar do Restaurador Olex...
è verdade eu tenho uma pulseira que ganhei num determinado detergente q diz Viva...sujar-se é bom...
Gosto bastante de publicidade qd é feita no meio de telenovelas
A verdade é que eu não sou desse tempo mas, o restaurador olex, a bic, o corneto isso é que eram anúncios
estamos a falar de publicidade cantada..entao e o grande mucambo!!!
exelente tema hoje.
não acham extremamente estupidos aqueles anuncios dos cereais para os miudos, tipo as estrelitas etc....
será que os publicitarios acham que as crianças acreditam que existe um urso que que transforma tudo aquilo que toca em estrelitas.
é um bocado, sei lá, parvo
Viva Alvim,
Queria saber para quando a sequela do mítico e emblemático programa de publicidade do Edson Athaíde?
Viva!
Antes de mais (e em jeito de Rock in Rio) EU VOU!!!! e espero bastantes brindes da NESTLE! =)
Ainda sobre a música dos anúncios, não se esqueçam que há anúncios que recorrem a musicas conhecidas para se identificarem com um determinado publico-alvo. Estou a lembrar-me do anúncio de um carro que havia há uns tempos, que tinha como música a two princes dos spin doctors... alguém se lembra que carro era?
até breve*
Já sei.... Peugeot 1007!
Vivam.
Só uma pequena referência: o anúncio do "tou xim" é da então Telecel.
Agora por gingels...o da sotinco...Stocomat é uma grande tinta...stocomat é robialac. Toda a gente pinta com stocomat, stocamat é robialac...
oi pessoal!!! antes de mais nada quero dar os parabéns pelo excelente programa. faz.me sempre rir! ouvi falar ai sobre publicidade nacional..e deixem-me dizer que a publicidade que a antena3 fez a uma quinta dos portugueses com um spot do pastor, foi a melhor que ja ouvi.. digam lá se aquele spot não é qualquer coisa de morrer a rir? beijos pa todos and keep up the good work :)
também há ideias copiadas na publicidade nacional.vejam este video!
http://www.evilchili.com/mediaview/4127/Damn_Lucky_Guy
ideias copiadas é um eufemismo
Um bom anúncio nacional e recente, é o do BES com o Zé Pedro... e a "Euribor"!..."Desce Euribor, Desce Euribor!"... Simples, original e bem conseguido!
cola?
hum... cola pica pau???
A cola é a "UHU"
Era a cola pica-pau
Só me recordo do Whiskas Saquetas e da publicidade da Super Bock. São muito más, mas tenho pena de uma coisa, está-se a fazer pouco do Bruno Nogueira. Eu percebo que ponham o Bruno Nogueira para vender mais, mas se aquilo era para ter piada, falharam! Já ouvi pessoas a dizerem horrores do Bruno Nogueira, e tudo por causa de uma publicidade...
Magic Glue
Ou será q era aquela que: "cola cientistas ao Tecto!"
A cola era a TOTOCÓLA.
Hum.. os da vodafone costumam ser bons. O meu favorito é aquele em que falavam de " Viver é.. " . Mas gostei bastante do efemero e o do comboio. Por exemplo, sempre que oiço a musica dos Bloc Party lembro'me sempre da vodafone.
Os da Levis tambem costumam ser bons.
Ja' mudavam era os anuncios do Ferrero Rocher e da Kinder.
Ah, parece'me que esqueceram de referir a Marta. lol " OK. Teleseguro.. fala a Marta".
e pronto. beijo *
Brasa é a bebida que aquece o coração e Ioggi dá mais vida à tua vida!!
Bora nessa Vanessa! Lembram-se...
Olá pessoal.
Ãpesar de bombardeados por publicidade em todo o lado em em qualquer altura, a verdade é que os anuncios que realmente cumpriram o seu objectivo de ficarem refundidos numa parte recôndita do nosso cérebro são as que ouvíamos / viamos em crianças: bic (bic, bic, bic laranja escrita fina, bic normal escrita normal) corneto, cocacola (sensação de viver), stucomat, RESTAURADOR OLEX!.... Quem é que se vai lembrar dos anuncios que passam hoje em dia daqui a 10 ou 15 anos? Quem é k se vai dar ao trabalho de os compilar num site tipo "mistériojuvenil.com"? e quem é que vai fazer aquele sorriso parvo de "Ena Páááá´!!!! eu lembor-me disto!!!" ? Eu acho que ninguém!
Então e aquele anúncio da revolta dos preservativos, em que estes se encontram desempregados e resoltados com essa situação. Está demais!
e o anuncio da frize, de tão mau que deu numa onda novos consumidores.
assim se ve que o que importa não é o quão bom é o anuncio mas sim o impacto que causa.
obrigada!
Boa tarde,
Era só para deixar uma mensagem. Ouvi aquele senhor que tirou o curso de publicidade ou comunicação mas que não trabalha na área e que falou sobre a utilização errada de pessoas conhecidas em anúncios pois não existia qualquer retorno. O que acho mais estranho foi ele se ter baseado em “estudos empíricos” (como ele próprio referiu) para tirar conclusões. Estudos com dez pessoas? Está a parecer-me que temos mais um senhor com um curso à Sócrates. Mas passando à frente. Queria deixar claro que quando a Compal utilizou o Pedro Tochas, que recentemente foi à Prova Oral, na sua campanha da Frize, as vendas da bebida aumentaram brutalmente, iniciando a tendência das águas gaseificadas com sabores. E isto não partiu de um estudo feito entre amigos (…) mas de uma auditoria feita à Compal cujos conteúdos conheci.
Agora, foi a Compal que acertou ou as outras é que falharam?
Faria
muitissimo obrigada!
Não se esqueçam dos anúncios da ADIDAS... Impossible is nothing!
Já agora, porque é que nos portugueses apanhamos sempre com os slogans em inglês?
concordo, os anúncios da Adidas sao geniais.
um anuncio muito mau é o da multiópticas (...) associar óculos a preservativos.
prova oral em directo de braga,em directo do interior do famoso comboio fantasma? :P
Ó Fernando Ribeiro Alvim: O Manuel de Oliveira não pode ir todas as semanas à Multi-ópticas, pois para além das armações também é obrigado a comprar as lentes, e o desconto só incide sobre as primeiras !!! Publicidade enganadora, até porque as lentes são caríssimas.
Aquele Abraço.
Toné.
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