terça-feira, abril 03, 2007

A Liga dos Últimos



Para o caso improvável de alguém não saber do que falamos, quando falamos da «Liga dos Últimos»:

«A Liga dos Últimos já está em disputa na RTP N. Equipas de todo o país mostram o que valem, ou não, num programa que põe a classificação do país de pernas para o ar. Chicotadas Psicológicas, guarda-redes em crise, jogadores desesperados e clubes falidos animam o programa desportivo onde todos os que vão em último são as estrelas. A apresentação é de Álvaro Costa, com reportagens de Sérgio Sousa e Sónia Lacerda e comentários de Hêrnani Gonçalves e João Nuno Coelho. A produção é da Farol de Ideias.»

Pois é, hoje, então, a Prova Oral vai expor a coxa com a exuberância que se lhe conhece e, lentamente (podem imaginar uma música de cabaret) descer a liga – descer, descer, descer até cá abaixo, mesmo mesmo até ao fundo da tabela com a companhia de Álvaro Costa, Daniel Deusdado e Hêrnani Gonçalves, mais conhecido por Professor Bitaites.

Que balanço fazem estes protagonistas da temporada de «Liga dos Últimos», que já por cá anda há uns tempos, arregimentando simpatias e antipatias?; há um retrato típico do adepto das ligas de baixo?; que situações passadas no programa elegeriam como as mais surreais?; o que leva um jovem saudável e sem tendências suicidas a ser árbitro por esses campos pelados afora?

E porque dentro de cada um de nós, mais que treinador de bancada, há um comentador de café, aproveitem o tempo de antena para exibir os vossos dotes e teorizem praí com fartura os vossos quatros três quatros, três três quatros, quatros três três, chicotadas psicológicas, esféricos rolando pelo descampado afora, trincos (raio de nome), frangos Ronaldos de Freixo-de-espada-à-cinta, Rui Costas da Bidoeira, Mourinhos dos Marrazes, Figos da Figueira da Foz e o que mais vos passar pela cabeça – via 800 25 33 33 e caixa de comentários do blogue (ficou bonita a remodelação, não ficou?), a partir das 19, com Fernando Alvim e Marisa Jamaica.

Amanhã teremos por cá os Blasted Mechanism

38 comentários:

Futebol de Ataque disse...

Apesar deste comunicado não ter directamente a ver com o teor do texto, tem muito a ver com a situação actual do Futebol Portugues:

COMUNICADO ANTI-VIOLÊNCIA DO FUTEBOL DE ATAQUE:

Este blog vem por este meio repudiar algumas situações ocorridas durante e após o jogo de ontem.
As atitudes de certos adeptos ditos do futebol envergonham TODOS os VERDADEIROS Adeptos de Futebol. Durante o jogo, petardos lançados do piso 3 do Estádio da Luz, atingiram simples adeptos de futebol, inocentes, que apenas se deslocaram ao Estádio para apoiar a sua equipa e ver um belo espectáculo futebolístico, ainda por cima pagando um bilhete que não é assim tão barato.

Após o jogo, João Ribas, um dos nossos fundadores, deslocando-se calmamente para o seu veículo que o traria de volta ao Porto, sem qualquer objecto identificativo sequer do seu clube, a 500 metros (!) do Estádio da Luz, em plena Segunda Circular, é alvo de agressões por um bando de energúmenos que também ao que parece seriam adeptos de futebol. Algo que temos a certeza que não são!... Um dos amigos do João que o acompanhava foi inclusivé esfaqueado num braço. Felizmente ambos estão bem, mas como devem calcular todos os nossos leitores o susto foi enorme. ISTO NÃO É FUTEBOL!... É CRIMINALIDADE!

O Futebol de Ataque, em conjunto, com VERDADEIROS ADEPTOS DE TODAS AS EQUIPAS DE FUTEBOL, quer por este meio denunciar estas barbaridades e solicitar a todas as autoridades deste país que deixem de assobiar para o lado e DEFENDAM OS ADEPTOS DE FUTEBOL!

Hoje foram uns, amanhã serão outros. Quando irá isto terminar?

In http://futeboldeataque.blogspot.com

Anónimo disse...

Parabens pela remodelação! Muito fashion!

Quanto à liga dos ultimos parabens pelo programa!

Quanto à segurança, agora que sei que é da responsabilidade dos Clubes, fico a aguardar o Giro de uma carro da Policia do Sport Clube de Canidelo aqui pelo meu bairro.
Deve ser uma medida simplex, muito perzpicaz. De facto existem muitos mais clubes que esquadras da Policia e postos de GNR, é um reforço acentuado de segurança!

Arcebispo de Cantuaria disse...

Não sei se alguma vez o "meu" Sesimbra (http://www.gdsesimbra.pt/) já foi visitado, mas o que queria expor é o seguinte:

Nos anos 90 o Sesimbra andava nos ultimos lugares da sérue sul da 2ª divisão, com jogadores brasileiros, campo pelado e estava falido.

No século XXI está nos distritais, mas está na 1ª divisão, a disputar a subida, tem campo relvado (logo, um Estádio, não é?), está a construir uma piscina (que só não acaba porque o Estado não paga a parte dele) e em 11 titulares, 10 são nascidos em Sesimbra.

O que é melhor? ultimo dos razoáveis e falido ou primeiro dos ultimos nestas condições?

Anónimo disse...

Olá!! O Meu Tabuense (Grupo Desportivo Tabuense) já lá esteve, na Liga dos Últimos!! E foi com orgulho!!
Para a história ficou a entrevista a um casal de namorados:
Ele dizia sobre o treinador do Tabuense: "Não gosto dele!! Só escolhe os meninos lindos para jogar!!"
Ela, por sua vez, adianta: "Eu gosto muito dele! É o maior!"!!
Melhor ainda esteve o Dr. Bitaites quando intitula o rapazinho de: O Patinho Feio! Ficou para a história desta pacata mas honrosa Vila!
Fora de qq brincadeira, acho o trabalho dessa equipa fantástico até porque, com mais ou menos graça; com mais ou menos sarcasmo, a verdade é que apenas nesse programa os "mais pequenos" são ouvidos e apresentados!! E se eles merecem!! Vale a pena!

Um abraço
Ana

Anónimo disse...

Ola Alvim e Jamaica,
LIGA dos ULTIMOS - O único programa onde se atesta que os 5 sentidos dos espectadores estão au-point no ambiente dum verdadeiro jogo de bola ao DOMINGO Á TARDE DEPOIS DA MISSA :
VER - bikeiros pro ar e imaginar a posição dos jogadores encobertos por uma nuvem de poeira.
OUVIR - "Carvalhos e Folhas" sem qualquer lápis azul no som.
PROVAR - o Tinto e a bifana no bar que fica quase sempre ao lado do guiché do cobrador e á direita da entrada principal do Campo de Futebol.
CHEIRAR - passem ao lado dos balneários dos jogadores..e vão sentir saudades daquele cheiro manhoso a Bálsamo!!
SENTIR - a bola, que pelo facto de sermos sempre a pessoa mais perto do Lameiro onde ela foi parar, vamos sujar as mãos com lama , damos um chuto pa ver se passados 20 anos confirmamos que de facto passámos ao lado duma grande carreira.

ps. É LAMENTÁVEL QUE O FAMALICÃO DA SERRA ( ÚLTIMO CLASSIFICADO COM ZERO PONTOS DA 2ª DIVISÃO SÉRIE SUL DA AF. GUARDA ) AINDA NÃO TENHA SIDO VISITADO!! :)

Carlos Figueiredo / Covilhã

Anónimo disse...

Ora boas !

Vivas � nova cara do blog e vivas ao meu regresso... ou n�o !
No minimo, um tema caricato o de hoje, Liga dos �ltimos ?!?!!? Quem � que se lembrou disto ? H� ? Quem ... ? Grrrr

Bem eu n�o acho o programa minimamente interessante, mas de qualquer maneira gostaria de colocar umas quest�es.

- O facto das entrevistas serem quase sempre feitas em tom ir�nico, n�o "enjoa" ao mais comum dos telespectadores ? Ser� que diverte assim tanto, gozar com a m� forma�o ou com a ignor�ncia das pessoas ? O facto de o pessoal gostar de emborcar umas "mines" e come�ar a falar demais ?
- Dentro do formato, deveras brejeiro para o meu gosto, n�o h� criatividade para mais, no que respeita a uma "Liga dos �ltimos" ?

Essa personagem Prof. Bitaites, � sem d�vida do melhor que se pode ver numa televis�o, a mais pura falta de forma�o numa tentativa brejeira de criticar ou de aconselhar algu�m que seja... � de morrer a rir, pois sem d�vida que essa personagem e o seu modo de falar numa televis�o, s� pode ser uma auto-cr�tica.
Reclamam que os filmes, s�ries, desenhos animados e afins promovem a viol�ncia gratuita, mas eu imagino a quantidade de pessoas que ficam enraivecidas, aterrorizadas e at�nitas ao ver certas reportagens ou coisas como "Prof. Bitaites", em algum lado t�m que descarregar, e a essa hora o prov�vel � ser mesmo l� por casa, na Maria !!!

Em tom de desabafo :
(RTP, por favor, dignifiquem o canal e a televis�o p�blica, com apresentadores/comentadores/jornalistas, com algum n�vel, essencialmente em forma�o para poderem seriamente ou com algum humor proferirem algo que n�o se volte contra os mesmos.)


Eu vou deixar de comentar e passar � ac�o, um programa destes em vez de ser feito em torno do futebol, poderia ser perfeitamente feito na noite, nas mais loucas e diversas formas de bebedeira que por este Portugal acontecem noite ap�s noite... "Os �ltimos da Noite !!!".

Vantagens :

- Os chamados "broncos", estariam l� todos, prontos a dar a cara e a dizerem um monte de baboseiras em frente a uma c�mera.
- N�o seria preciso, ironizar... o pessoal estaria todo com os copos, e para quem conhece este mundo, n�o h� nada mais desinibidor !!!
- Gozariam ent�o com pessoal que � partida se predisp�s a estar em circunst�ncias especiais que n�o os favorecem, efeitos de �lcool, drogas, etc !
- A reportagem final poderia incidir sobre aquele �ltimo grupinho que consegue andar pelas ruas do Bairro, de parede em parede, com tudo j� fechado, de copo na m�o a entornar o que j� n�o conseguem beber, e esses sim, brilharetes fariam em frente a uma camera.
- Outra n�o t�o atractiva, apanhariam-me a mim por l� !!!

NOTA : Eu sei perfeitamente que as minhas ideias s�o est�pidas !!!

Dito isto, abra�os, beijos e 1 queijo para todos v�s, e fico a aguardar por Blasted...
Saianete

Anónimo disse...

Um programa que é preciso ver,ver

Quero fazer um pedido aos convidados.

Eu sei que o Amarante não está tao mau como muitos mas uma coisa vos garanto a nivel de cromos de bancada vale bem a pena a visita.

Acreditem apareçam e saem com excelentes reportagens e sucesso garantido no youtube.

Venham cá e perguntem pelo Tsenano entre outros



Abraço - Sérgio AMARANTE

Unknown disse...

Ora boas !

Vivas à nova cara do blog e vivas ao meu regresso... ou não !
No minimo, um tema caricato o de hoje, Liga dos Últimos ?!?!!? Quem é que se lembrou disto ? Hã ? Quem ... ? Grrrr

Bem eu não acho o programa minimamente interessante, mas de qualquer maneira gostaria de colocar umas questões.

- O facto das entrevistas serem quase sempre feitas em tom irónico, não "enjoa" ao mais comum dos telespectadores ? Será que diverte assim tanto, gozar com a má formação ou com a ignorância das pessoas ? O facto de o pessoal gostar de emborcar umas "mines" e começar a falar demais ?
- Dentro do formato, deveras brejeiro para o meu gosto, não há criatividade para mais, no que respeita a uma "Liga dos Últimos" ?

Essa personagem Prof. Bitaites, é sem dúvida do melhor que se pode ver numa televisão, a mais pura falta de formação numa tentativa brejeira de criticar ou de aconselhar alguém que seja... É de morrer a rir, pois sem dúvida que essa personagem e o seu modo de falar numa televisão, só pode ser uma auto-crítica.
Reclamam que os filmes, séries, desenhos animados e afins promovem a violência gratuita, mas eu imagino a quantidade de pessoas que ficam enraivecidas, aterrorizadas e atónitas ao ver certas reportagens ou coisas como "Prof. Bitaites", em algum lado têm que descarregar, e a essa hora o provável é ser mesmo lá por casa, na Maria !!!

Em tom de desabafo :
(RTP, por favor, dignifiquem o canal e a televisão pública, com apresentadores/comentadores/jornalistas, com algum nível, essencialmente em formação para poderem seriamente ou com algum humor proferirem algo que não se volte contra os mesmos.)


Eu vou deixar de comentar e passar à acção, um programa destes em vez de ser feito em torno do futebol, poderia ser perfeitamente feito na noite, nas mais loucas e diversas formas de bebedeira que por este Portugal acontecem noite após noite... "Os Últimos da Noite !!!".

Vantagens :

- Os chamados "broncos", estariam lá todos, prontos a dar a cara e a dizerem um monte de baboseiras em frente a uma câmera.
- Não seria preciso, ironizar... o pessoal estaria todo com os copos, e para quem conhece este mundo, não há nada mais desinibidor !!!
- Gozariam então com pessoal que à partida se predispôs a estar em circunstâncias especiais que não os favorecem, efeitos de álcool, drogas, etc !
- A reportagem final poderia incidir sobre aquele último grupinho que consegue andar pelas ruas do Bairro, de parede em parede, com tudo já fechado, de copo na mão a entornar o que já não conseguem beber, e esses sim, brilharetes fariam em frente a uma camera.
- Outra não tão atractiva, apanhariam-me a mim por lá !!!


Dito isto, abraços, beijos e 1 queijo para todos vós, e fico a aguardar por Blasted...
Saianete

Miguel F. Carvalho disse...

eu gostava era de ver o Prof Bitaites a comentar a atitude dos energúmenos dos adeptos do seu clube no último jogo...

Cingab disse...

Serviço público!
A liga dos últimos é serviço público!...
Não se esqueçam que o futebol da televisão só é possível graças a estes carolas, a estas desgraças, a este público do portugal profundo... Problemas que fazem rir quem vê, mas são o fim do mundo para quem trabalha para que jovens possam imitar os ronaldos e os figos... Já agora os simões

Anónimo disse...

Da pouca televisão que vejo, sem dúvida que a Liga dos ultimos está nos meus programas de culto, a par de series como o CSI, Lost, etc...não sei o que será preciso fazer mais para darem um Globo de Ouro (não aqueles da sic) aos Homens!
Obrigado por semana após semana nos levarem até ao melhor do nosso Portugal, onde o futebol até acaba por ser o secundário...pois as pesssoas estão em 1º, e que pessoas! Personagens inesqueciveis, como o Adepto do Porto ou o do Radio a Pilhas, que graças ao youtube podemos sempre rever! Deus vos dê muita saúde!
RUBEN.
http://www.bancadasagres-sector7.blogspot.com/

Anónimo disse...

não podia deixar de comentar hoje... pra ja pk gosto muito do programa e segundo pk sou o guarda redes da equipa que tem o personagem mais famoso da liga dos ultimos... o senhor do coiso... as banheiras não são no estádio do dragão... etc... que personagem... Viva o Grupo Desportivo de Cavez... somos os maiores mas somos é massacrados pelos arbitros... eh eh... Ass: CabeCeiras

Anónimo disse...

E mais... até brincaram com os meus franguitos num jogo de futebol que também esteve na liga dos ultimos mas gostei... lol.... não levo a mal como alguns comentários que vi aqui em cima... parabens continuem... CAbeceiras

Anónimo disse...

Boas Alvim um forte abraço parabens para o programa que acompanho a mais de 4 anos mas nunca consegui ligar impressionante quanto ao tema de hoje não percebo nada não gosto de bola " o futebol em Portugal está podre "
Beijos e abraços

Espirito do Demo

Anónimo disse...

O Sítio novo foi um pontapé prá frente mas deixou a malta da avançada fora de jogo pois já não dá para aceder do tlmóvel!

Anónimo disse...

Ja varias vezes o programa, so é pena dar na RTP N e tao tarde!

devia dar na RTP 1 ou 2 e a horas mais decentes!

Anónimo disse...

Boas para todos especialmente para o professor Bitaites.
Segundo o diário desportivo argentino OLÉ, as claques dos principais clubes deste pais (River Plate e Boca Juniors) encontram-se a ministrar cursos de hooliganismo ás claques dos países vizinhos.
Dos módulos do curso fazem parte a extorsão de dinheiro aos dirigentes desportivos e jogadores, como lucrar com a revenda de bilhetes, como cobrar taxas de protecção aos revendedores que trabalham nos arredores do estádio e finalmente actos violentos durante os jogos.

Segundo o AIQUEISTOCUSTA apurou, os SUPER DRAGÕES, preparam um pós-graduação dando uma especial atenção a como levar um presidente de um clube sob sua protecção a tribunal, como acompanhar a mulher do Presidente ao estádio do rival, como dar uma carga de porrada num autarca, como limpar uma estação de serviço em cinco minutos e finalmente noções básicas de apedrejamento.

Rui Ramos disse...

Oi Alvim, oi Marisa, oi malta da Liga dos Últimos... Sou o Rui, tenho 14 anos e sou de Torre de Moncorvo. Queria felicitar o Professor Bitaites pelo fantástico programa que produz...É bestial... Se o Grupo Desportivo de Moncorvo não estivesse no 3º lugar da série B da 3ª divisão convidava-vos a fazer uma reportagem porque aqui também há histórias fantásticas e a população vive alegremente o futebol... Alvim, empatamos com os tripeiros... mas o titulo nao escapa.. Força Benfica....

Anónimo disse...

oLá...veijo todos as quartas com "um dos grandes rapazes" (o grande alvaro) e inconfundivel Prof.Bitaites ... vivo numa vela vila Oiã onde joga na 1a divisão da Divisão Destrital de Aveiro onde é dos poucos com campo relvado..luta pelo lugares cimeiros..por isso a minha grande tristeza da Liga dos Ultimos não visitar com a sua "maravilhosa" e hilariante apresentadora.. "Lá..Lá..Lá".. ... VIVa ao futebol amador...!!! Boa Continuação....

Anónimo disse...

Quando se fala de futebol, fala-se também instintivamente de corrupção. Já repararam que quando se passa pela A4, entramos numa zona de alta corrupção: Porto, Marco de Canaveses, Gondomar, Felgeuiras, tudo num raio de 50 Km. Aí é que devia caír um avião...

Anónimo disse...

EM ATALAIA JÁ CA ESTIVERAM FOI EXCELENTE, E JÁ AGORA SÓ PARA LEMBRAR QUE CONSEGUIMOS COM QUE O PADRE MUDASSE A HORA DA MISSA PARA SENHORAS IREM VER OS JOGOS.

Anónimo disse...

Muitos parabéns, muitos parabéns, muitos parabéns, Brilhante brilhante!!!! vi pla primeira vez o vídeo e ainda estou a chorar. Vocês são muito, muito bons!!!

Anónimo disse...

Professor?? só mesmo na republica das bananas. Usando palavras "caras" faz dele um bom orador? só diz asneiras, como é possível. Não é de admirar que o Salazar seja a personagem do século.

Adolfito

Anónimo disse...

ola Alvim e convidados! queria dar os parabens á equipa da liga dos ultimos e dizer-lhes que os ultimos sao os primeiros...! mas tambem nao nos podemos esquecer do programa que antecedeu a liga dos ultimos...os AMADORES e o apresentador que agora me falta o nome,talvez ele o grande mentor deste tipo de programa! um bem haja pro programa e que dure muitos anos tal como a prova oral!!!

Anónimo disse...

Boas! Aqui estao os meus dois programas favoritos - Prova Oral-Liga dos Ultimos!!
É só para dizer que nos o Fragoso ( que fomos visitados à pouco tempo, pela liga dos ultimos), que só nos afundamos na classificação para receber a equipa da Liga dos Ultimos, pois agora, ja no proximo dim de semana, vamos começar a recuperação!! Pena que ja nao vamos a tempo, pois na nossa duvisão descem 10 equipas!!!!

Saudações,
O Minhoto!

Anónimo disse...

Oh moça da Liga dos Últimos, vem ao Alqueidão (freguesia a sul da Figueira da Foz).
Somos campeões distritais de futebol INATEL, distrito de Coimbra.
Aqui também se bebem uns copos e há uma ou duas personagens de se lhe tirar o chapéu.
Nuno Costa

guimaraesfilipe disse...

Violência no futebol!

Quantos jogos dos distritais acabam com agressões aos árbitros? Não existe muita violência nestes campeonatos?

Anónimo disse...

e falar sobre os fenomenos das claques e partidos politicos ?
era interessante, penso eu de que

Rui Ramos disse...

Malta...sou eu outra vez... o jovem transmontano... aqui no grupo desportivo no ano passado devido a bastantes lesoes o treinador adjunto que tambem treina as camadas jovens jogou nos dois ultimos jogos do campeonato...falhamos a subida de divisao por 2 ou 3 pontos devido a esses precalços finais mas estou convicto de que é esta epoca... Força GDM!!!!

Anónimo disse...

Amigos da liga,

este programa é realmente um retrato social do país que temos e que cada vez mais se vai desvanecendo!
Queria convidar-vos a ir a Paço dos Negros, perto de Almeirim, para assistir a um jogo do Inatel, não só para ver o jogo, pois somos campeões nacionais em titulo, mas sobretudo para conhecerem algumas personagens como o Petix dos Coiratos, o Balizão, que quer ganhe ou perca ralha sempre com o árbitro, e outros que tais.
Fica o convite, e um abraço a todos vós. Continuação de bom trabalho.

Marcos Evangelista
(mdcevangelista@portugalmail.com)

Anónimo disse...

temos o casso do jugador "edson" do paços de ferreira que veio de uma equipa da 2º Div. B OLiveira do Bairro donde também saiu o João Tomás que depois saiu para academica...

Anónimo disse...

muito boas tardes a todos, ...bem em especial ao Alvim e porque GLORIOSO SLB. eu acredito Alvim

é para dizer o seguinte, a clubite aguda por vezes ( muitas vezes ou a ser verdadeiro todas as vezes )filtram comentarios ou opniões de trip... (portistas ahahh), bem mas um abraço enorme a esse excelente comunicador que é Sua Exc. o Prf. Doutor, o homem é fantastico com cada comentario de partir. Bem um jantar com esse Homem devem ser horas excelentes...long life to Bitaites, um forte abraço a todos

白色天使 disse...

Se ouvesse mais futebol feminino, de certo as audiências televisivas diminuiam...

Anónimo disse...

Boa tarde a todos!!
era so pra perguntar se ainda se lembram do ANDORINHA?
fomos visitados pela liga dos ultimos e ganhamos 5-1!!
abraço

Unknown disse...

boas tardes, em especial ao "special one" do treino físico.
Queria deixar uma lembrança em relação ao antecessor desse programa, desculpem mas não me recordo do nome, recordo de um episódio que no intervalo de um jogo sorteavam um porco(animal), vendendo rifas, o mais caricato foi que enquanto o cabo da GNR efectuava o sorteio, como representante da autoridade, isenta, o organizador do evento ainda vendia rifas.
Parabéns pelo excelente trabalho de divulgação da cultura popular.
João Pedro

Anónimo disse...

e quem n se lembra daquela estalada que um homem deu no presidente da junta por ele ter uma mosca na cara:!!!....Unico!!!.

Anónimo disse...

caro Álvaro, para quando uma sessão especial em torno duma pelada entre o pessoal do programa e os mais dignos representantes das cenas que fizeram a história d'A Liga Dos Últimos?

...do joao, aveiro, IPAM, a cena do ano passado sobre "impopularidade"...

Red_Coast disse...

Acompanho o programa desde os tempos do N Amadores na NTV, e acho-o verdadeiramente fantastico!!Pena é não ter a exposição merecida e o apoio devido, pois serviço público assim não se encontra todos os dias!!

Abraço,

Gaspar Gomes

WWW.SEMGAS.BLOGSPOT.COM