segunda-feira, abril 09, 2007

A Lida de Marco Horácio



Marco Horácio nasceu numa obscura cidade alemã, em 1974, mas cedo regressou à claridade, à civilização: a uma Vieira de Leiria que nesses anos fervilhava de agitação intelectual nos cafés, tertúlias noite adentro discutindo Kant, Schopenhauer, Marx, a revolução e a fritura das enguias.

Frequentou o Curso de Teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema. Em 1995, estreou-se na peça Não Há Nada Que Se Coma, no teatro A Barraca. A partir daí, foi um ver-se-te-avias de participações em mais peças, em filmes (O Meu Sósia e Eu, O Lampião da Estrela, Filme da Treta), em programas de televisão (Levanta-te e ri, Câmara Café, TV Bloopers, Manobras de Diversão), na criação de personagens, das quais destaco o seu alter-ego Rouxinol Faduncho, fadista ex-emigrante, disco d'oiro e esgotador de salas de concertos por este Portugal a eito (dizem até as más línguas que ele negociou com o diabo, que lhe queria ficar com a alma em troca de talento, mas Marco Horácio terá achado caro, propondo antes um rim, uma calvície precoce ou o pescoço; o diabo aceitou ficar com o pescoço).

Despachada a piadinha do pescoço, falta só acrescentar a este currículo o item que traz hoje Marco Horácio à Prova Oral, o seu livro Como tourear os espanhóis e sair em ombros, que a Esfera dos Livros acabou de editar. Diz a sinopse:

«Marco Horácio traça-lhe um retrato fiel do nosso inimigo espanhol e deixa-lhe conselhos que lhe podem salvar a vida! Tempos houve em que nós, os portugueses, éramos muito melhores que eles, os espanhóis. Ganhávamos grandes batalhas, jogos de hóquei em patins e 1 escudo valia 2 pesetas. Hoje amigos, a realidade é outra. Eles compram as nossas empresas, vêm cá passar férias, têm ordenados mais altos, são mais alegres que nós, dormem a sesta e insistem em não perceber o nosso português! Ora a estratégia de Marco Horácio é simples: SE NÃO CONSEGUE VENCÊ-LOS, GOZE COM ELES. E companheiros lusitanos, aprendam que os espanhóis são falsos amigos, basta ouvir a Língua deles e perceber que nasceram para nos enganar! Nunca, jamais, em tempo algum, diga palavras como embaraçar ou polvo…»

Aproveitemos então o tempo de antena para o exercício da milenar prática de dizer cobras e lagartos do vizinho (até porque estará também em estúdio uma representante do lado de lá da península, de nome Duli): estão todos convidados para, via 800 25 33 33 ou caixa de comentários do blogue, desdenhar os espanhóis, discorrer sobre as inúmeras coisas em que somos melhores que eles, como por exemplo na condução em contra-mão, na burocracia crónica, no desenrascanço e por aí adiante - sejam imaginativos, que isto de rir de nós próprios faz bem às rugas da alma e dói menos que tentar alisá-las com um ferro aquecido, vulgo de engomar. A partir das 19, com Fernando Alvim e Cátia Simão.

Amanhã, Rui Reininho virá falar, entre outras coisas, do seu livro «Líricas Come On & Anas».

33 comentários:

Anónimo disse...

Uma coisa é certa, nós fazemos tudo melhor que os Espanhois! E porquê? Porque eles fazem as coisas primeiro que nós (Expo, Euro,etc...), depois macacos como somos, basta emitarmos as coisas boas e não fazermos as más! Somos os melhores a fazer as coisas, porque somos sempre os ultimos a faze-las!

Arcebispo de Cantuaria disse...

Três exemplos de possíveis equívocos Luso-Castelhanos:

Sabem que se servirem um Arroz de Polvo a um espanhol ele vai pensar estar a comer um Arroz de Pó?

Se lhe disserem que a vossa mulher é judia, vai pensar que casaram com um feijão.

E lembrem-se que se disserem a um espanhol “Não corras” ele vai ouvir “Não te venhas”!

Anónimo disse...

Ole a tds.sinceramente axo k espanha e portugal sao reversos da msm medalha.A nossa historia e k nos impede de boas relacoes.O espanhol nao ker smp enganar o portugues e o portugues nao e mais atrasado k o espanhol.ao contrario dakilo k certas pessoas sem senso nacionalista defendem portugal nao deve sofrer anexacao a espanha.Os portugueses sabem ser eximios nakilo k fazem , qnd o fazem c gosto.e nao tou a falar so d futebolista nem tentativas d bater records cm a maior arvore d natal.Somos um povo c uma historia rikissima somos bons anfitrioes, bons cozinheiros, bons imigrantes,bons optimistas..e os turistas espanhois ao invadirem portugal n verao sao os primeiros a reconhecera rikesa d nosso pais.Tenho mt orgulho em ser portuguesa!

Anónimo disse...

Fala-se de um programa d tv na rtp 2 (stand up comedy) onde vais marcar prexenxa , é verdade?

Romeu disse...

A avaliar pelo notícia de hoje do Jornal de Notícias (que coloquei no meu blog), eles estão a entrar no nosso país, a torto e a direito.

http://legumesalteados.blogspot.com/

Aksal disse...

Tu roubaste os meus gnomos?

Anónimo disse...

De qualquer forma hoje ninguém fica de mãos a abanar.
Sabem que dia é hoje???
O pessoal da Optimus perdeu a cabeça e está a fazer uma mega promoção do Cartão PIONEIROS.
Além da adesão super barata ainda falamos a € 0,027/min. Altamente!!!
Espreiten o site, tá bué fixe!

Anónimo disse...

já tinha visto e também aderi.
txks pela dica.
*** a todos da prova oral

7ubal disse...

Então e a comida espanhola? Nisso não nos passam à frente de certeza! Vão ao Sul de Espanha e é só paelhas disto e daquilo e não há mais nada.
E qual é a mania das tapas e de certas entradas em doses cavalares?? Parecem putos que andam sempre a petiscar antes da refeição e depois não têm fome para o resto.
E qual é a mania dos touros de morte?? Não acham que já é altura para terem juízo?
E qual é a mania de quererem dobrar para castelhano tudo o que é estrangeiro? Não acham ridículo?
E qual é a mania de ficarem com o nosso Nobel? Já não bastam os jogadores de futebol??
E isto são só alguns pontos, havia muito mais para falar.
Gente estranha aquela... Obrigado Afonso Henriques por nos separares deles e obrigado D. João I e D. João IV por terem insistido nisso.
Olé!

Anónimo disse...

muito sinceramente...concordo com a maria... se bem que ...estive em lloret e dps em barcelona e eles odeiam profundamente os estudantes portugueses...em barcelona nunca vi tao boa educaçao(estou a ser ironica...)
enfim..
implicancia ou nao...naop ha nada como Portugal...

aLqUimISta disse...

Juanito Caminante = Johnny Walker

:)

Anónimo disse...

Eina o Marco Horácio.
Quem o diria, não pára por muito este rapaz, sempre a gozar e a fazer rir porque é preciso é trabalhar sim senhor.

Ora aí devemos ter um bom livro, já saiu? ou ainda vai a tempo, isso foi quando? É que já o Gil pedia este livro na altura da festa do Avante. Mas aproveita-se o tempo de antena que isso são temas da moda (epá, eu pelo menos gosto do titulo) e o que lá vai lá vai....

Bom e para não acabar calado, e tambem o gajo da corneta não se cala, da minha parte em português, espeto-lhes então uma curta e rédea ainda menos, puxada mesmo à cão, porque o cavalo foi calçado há pouco tempo.

Anónimo disse...

Musica Si da TVE, que dava aos Sábados de manhã:

Rádio Cabezota - RadioHead
Piedras Rolantes - Rolling Stones
Spice Girls - Las Chicas del Espacio
U dos - U2

Só para citar alguns dos mais conhecidos...

E não digam que os invento pk na minha cidade sempre tivemos mais canais espanhóis em sinal aberto portugueses (TVE1, TVE2, Tele5, Antena3, CanalPlus)

Morango de Bragança

Anónimo disse...

Bom tarde Alvim!

Falando em Espanha todos nos lembramos da velha questão dos portugueses que quereriam ser espanhóis!

Ora pois então eu afirmo com muito orgulho ESPANHOL nuncaaaa!!!

Ora então passo a explicar algumas das razões.

Tenho uma empresa de transportes internacionais e como tal falo com montes de pessoas de todas as nacionalidades. E os Espanhóis perdem logo quando atendem o telefone e ao final de dizer-mos uma frase dizem logo "NÃO TE INTENDO!!!"

Já tive várias vezes camiões avariados em Espanha e aqueles gajos não ajudam ninguém! No máximo chamam a assistência em viagem sem ninguém lhes pedir nada e pimba lá tenho de pagar um carradãoooo de dinheiro! Isto para não dizer que se pedires ajuda eles respondem "NÃO TE INTENDO!!!"

Esses gajos são calões! É a La siesta para aqui e para ali!
Então e trabalhar não???

E por ultimo os policias! Esse belo animal que inspecciona até os parafusos dos camiões para conseguir espetar mais uma bela duma multa! Ai ai aiiiiiiiii!!!
Espanhóis do catanoooo!

Conclusão Espanhol não! Esses gajos só vivem para lixar os portugueses!!

E Orácio não conhecia o teu livro mas de certo que o vou comprar!
O próximo bem pode ser com os Franceses esse belo animal 100 vezes pior que os espanhóis!

Um grande abraço para todos! :D
AntónioChagas

Ps - Já agora aproveito o serviço publico para dizer VISITEM O MEU BLOGGGGG!!! www.blogdochagas.com

Anónimo disse...

Atención!
Andarem paí uns tipos disfarçados de Espanhóles que quierem acabar com as duas vantages que temos sobre eles e impôr-nos filmes dobrados (já tá difícil apanhar as animações originais) e touros de Morte! Cuidade!

Delta_PT disse...

Sempre á coca!! Era mesmo isso que estava a pensar... xD

Anónimo disse...

lendo o comentario do antonio chagas...
concordo plenamente com ele... visto k em lloret os fabulosos seguranças nos roubaram... e chamamos a policia..
pois bem fomos a julgamento...
e funcionarios do tribunal...ou whatever... de 5 em 5 minutos... iam fumar um cigarro!! eles nao fazem nada!!
tenho dito..

Anónimo disse...

Irmãos Lusos, por mais que sintam excitados não chamem borracho a uma espanhóla que queiram engatar! já perdemos muita oportunidade de espalhar os nossos genes por lá por causa disso!

Anónimo disse...

Toda a gente sabe que a única coisa que se aproveita em espanha são mesmo as espanholas.

http://aiqueistocusta.blog.com/

Delta_PT disse...

Porque é que toda gente portuguesa põe nos Currículos que sabem espanhol?? han?...

Essa é que é a grande questão, os portugueses pensam que lá por "iendo" no fim das palavras já sabem espanhol, acontece a mesma coisa com o inglês em por no fim das palavras "ation"... e prontos...

Obrigado pela vossa atenção, Alvim, Marco Horácio e.... espanhola?...
As minhas desculpas por não o teu nome...

Anónimo disse...

Não é possível ligar de Espanha para esse n.º :(

Anónimo disse...

ESPERMATOZÓIDES ESPANHÓIS ENGRAVIDAM PORTUGUESAS - CAPA DO JN

Anónimo disse...

já estive 3 vezes em espanha e se há coisa que eu gosto de lá é a televisão. A nivel de comida não há nada de jeito, excepto os hamburgers que lá se diz hamburguesa...

Anónimo disse...

O lixado é os licenciados portugueses terem de vir para Espanha para arranjar emprego.

Anónimo disse...

Lembro me como se fosse hoje de um amigo num intercambio com uma região espanhola chegando a casa dos espanhois acolhedores passado uns momentos eis que a matriarca da familia lhe pergunta "Mira já te cambiaste ? - Ao que ele responde _ Já já , cambiei o dinheiro todo na fronteira... lolada geral


gd abraço- Bianchi

Anónimo disse...

O tuga tem a mania que em Portugal é tudo mau.
Mas acreditem que em Espanha a desorganização é enorme, a burocracia é horrível.
Fazem tudo tão devagar que até faz nervos.
Eles dizem que trabalham sem stress, mas na realidade não respeitam quem está à espera.
Se não há coisas nas prateleiras só vão repor passado uns dias... quando lhes apetece.
É um desespero!

Anónimo disse...

alguem ja pensou que nem os portugueses conseguem viver com os espanhois nem eles sem nos..
ja agora alguem conhee a noite de Vigo???? pronto admito os espanhois ganham 3 a 0
viva espanha e viva portugal
os tugas so tem que apreender a nao comer tanta propaganda vinda de nuestros hermanos

Anónimo disse...

Nunca se esqueçam que em espanha, quando vos disserem que nao conseguem pinar...é do verbo "penar" = pentear -se :)

Anónimo disse...

Mona Lisa,
Deves estar xoné!
Fogo, pertencer a Espanha?
Portugal sempre!

Jo

Anónimo disse...

Olá, hola, ktal? Antes de mais, obrigado Alvim por tirares a música, o barulho de fundo da Prova Oral: ouve-se muito melhor sem essa chatice por trás.
Eu, espanhol, não me importava de ser toureado por uma portuguesa, dessas tão "guapas", tão giras e tão bonitas que há por aí. Se alguma quiser, marque um encontro comigo. Gente boa e genta má há por toda a parte. Só que nós somos vizinhos e os defeitos são mais visíveis.
Comprei há dois dias o livro do Marco. Vou ler; quando acabar conto o que é que eu acho. Hasta pronto.

ze disse...

Realmente é cá em Portugal que se vive bem.
Não hà dúvida nenhuma, só se forem vocês.
O que vos faz é a inveja.
Lá há o bom e o mau tal como aqui.

Anónimo disse...

Hola a todos.
He de decir, que me ha sorprendido cuando cierto día de Mayo de 2.007, me encuentro en el aerouerto de Oporto el Famoso libro de Marco Horácio: "Como tourerar os espanhóis e sair em ombros". Me lo compré basicamente porque es su portada contenía la oración: NO LEER EN TERRITORIOS ESPAÑOL. Eso picó mi curiosidad y me lo compré. No he terminado de leerlo porque me ofende como persona cada hoja que leo. Llevo toda mi vida yendo a Portugal, a la zona norte, concretamente a Caldas de Viçela, una pequeña "cuidad" del norte, a unos 40 km de Porto. Mi padre es portugués (de aquella "tanda" que se vino a España hace 40 años más o menos, a trabajar en Asturias y zonas norte de España, en la minería y demás). No debemos de ser tan detestables, no tan malas personas, cuando él se considera un amante del Pais al que ustedes odian tanto. La diferencia esque él ha vivido aqui y ha tratado día a día durante muchos años con los españoles... es más, hoy en día se considera tan español como yo. Me gustaría que la gente que da esa opinión tan respetada como la mía, tengan constancia de las cosas que dicen y especifiquen dónde y cómo les ha pasado. NO TODA ESPAÑA ES IGUAL. Mi experiencia personal en Portugal, es muuuuy larga, ya que he ido todos los años de mi vida, y seguiré yendo hasta que me muera. El día que me termine mi libro, escribiré una carta al autor, explicándole en las miles de cosas que está equivocado de la población española... y que no se puede escribir "al tuntún" un libro por muy humorista que seas, HAY QUE DOCUMENTARSE. "penar" = pentear -se NO ES ASÍ. Penar como verbo en español NO EXISTE. El verbo que traduce pentear-se es "peinar". Saludos, y no esteis tan quemados con un pais que acoje a mucha de vuestra gente (mal o bien todo es criticalbe) y da de comer a familias. Bye ;) Patricia Monteiro Fernández

Anónimo disse...

Tens razão naquilo que dizes Patricia, quanto a situação da emigração para a Espanha, muitos Tugas tem de sair de próprio país para ir para outro (Tb foi o meu caso). Neste momento moro em Portugal embora tenha uma tenha "ganho" uma espinha dorsal d'outro país. Penso que maioria do Portugûes agradece a hostilidade de outros países e demonstra o bem....sendo um povo que agrada a Gregos e Troianos, quero eu dizer que em qualquer pais para onde vamos o Tuga é bem visto(educado, simpático etc...). O que o Tuga não gosta é de esquezitises....Repara... Tenho Muitos amigos\amigas Sul Americanos\as e sempre me entenderam bem sempre conseguiram decifrar aquilo que queria dizer em Portugûes mesmo alguns amigos Italianos entendem aquilo que digo sem prob,e não moram ca em PT...gostaria de saber o pq de os Espanhóis não serem assim e estranharem, Li aquilo que disseste sem problemas e mesmo se falasses maioria dos Tugas entendiam te, pq que vocês não?