quinta-feira, abril 12, 2007

Até que a voz me doa


As vozes dos Simpsons

Atenção, muita atenção, barítonos de chuveiro, contraltos de cozinha, sopranos de venda ambulante, tenores de fila de trânsito, baixos de engate, enfim: coristas da ópera da vida (bonita tirada), este é um programa para todos vós - antecipando o Dia Mundial da Voz, que será a 26 de Abril, vamos hoje falar dela com o Prof. Mário Andrea, reconhecidíssimo especialista na matéria.

Estaremos devidamente sensibilizados para a importância de cuidar da voz ao longo da vida?; quais os problemas mais comuns que levam uma pessoa a procurar um especialista da fala?; quais os erros quotidianos mais frequentes que podem, ao fim de uns anos, pôr em causa a saúde do nosso alegre linguajar?; que cuidados especiais devem ter os profissionais da voz, como cantores, locutores de rádio, taxistas e don Juan's?; que conselhos dá para uma voz ao estilo da do Tom Waits?

É falar, é falar - via 800 25 33 33 - ou escrever na caixa de comentários do blogue, que a gente falará por vocês, a partir das 19, com Fernando Alvim e Xana Alves.

Amanhã será sexta-feira dia 13 e vamos falar de superstições.

17 comentários:

Anónimo disse...

Viva a todos.

O tema de hoje é bastante interessante, uma vez que cada vez mais presenciamos pessoas com problemas de voz (atenção que não são só certos cantores). Por exemplo, uma das profissões que exige muito da voz, é a de professores, porque para conseguirmos por vezes que os alunos nos consigam ouvir é um trabalho daqueles.

Um outra profissão muito desgastante para a voz, é a vossa.

(Apesar da do Alvim, enfim ... )

Para terminar, mando um grande abraço ao Sr. Alvim, e um beijo para a Xana Alves.

ATENÇÃO: XUTOS E PONTAPÉS EM VISEU DIA 24 ABRIL - SEMANA ACADÉMICA

crissy disse...

olá xana - olá alvim! tenho andado desaparecida mas todos os dias vos oiço na nossa bem dita prova oral! falta de tempo e de net no meu computador! Toda a vida a minha mãe me disse que parecia uma galinha irriçada a cantarolar no chuveiro, no carro, etc - nada melhor que a musica bem alto para cantar até ficar rouca - nada melhor que apesar de desafinada nada fazer para não estragar o resto - bebo tudo fresco, fumo, deito-me com a cabeleira molhada, não me agasalho bem e a minha tiróide em tempos mostrava-me como isso era tão bom que me deixava dias a fim em que só conseguia comunicar por gestos - hoje mais velhinha (cala-te alvim que quando eu comprar bengala tu já andas a ver os melhores preços)tenho um pouco mais de cuidado mas mesmo assim acho que não o suficiente! Bom programa a quem mais acompanha os portugueses no regresso a casa 8 a mim é todos os dias) Beijos - Crissy de Tomar

Berdado Berdaja Bino disse...

Ola eu sou o João Malheiro e estou a ouvir a Prova Oral!

http://berdajona.blogspot.com

Anónimo disse...

Para além... mas mesmo muito além, de uma figura simpática, a voz é muito importante! Não se acreditam... Peguntem à Rita, à Paula, à Luisa, à Rute, à Olga, à Carla... enfim, garantidamente o timbre vocal pode fazer vibrar muito mais do que um timpano! (Isso e juntar um bom perfume - Desde já um grande abraço para a Confraria & Irmandade dos Companheiros)

Paulo de Kalker e Koiza

Anónimo disse...

POR FAVOR AJUDEM-ME!!

Trabalho com crianças todos os dias, a fazer visitas guiadas, num sitio relativamente húmido e de vez em quando tenho que soltar um ou outro berro para lhes captar a atenção... Fumo, durmo pouco mais do que 5 horas e até costumo ter
aulas de técnica vocal, contudo passo maior parte da minha vida rouca... A mebocaína já nem faz efeito... É verdade que o chá de casca de cebola ajuda a melhorar a voz? Que outras mesinhas me podem indicar para ver se sobrevivo mais
uns mesinhos na selva do meu trabalho?


Já agora, FERNANDO ALVIIIIIM este video acabou de assassinar todas as minhas inocentes recordações dos SIMPSONS... destruidor de lares!


Fófinha

白色天使 disse...

Viva Alvim, Viva Xana, Viva Rui!

Gostava de saber que alterações sofre o organismo ao ponto de ficarmos roucos...

Anónimo disse...

até a voz doer só mesmo a gritar por portugal nos jogos da seleção!

portugal! aléz alézzzzzzzzzzzz!
portugal! aléz alézzzzzzzzzzzz!
portugal! aléz alézzzzzzzzzzzz!
portugal! aléz alézzzzzzzzzzzz!
portugal! aléz alézzzzzzzzzzzz!

um abraço,
antonioCHAGAS.

Anónimo disse...

Sim a Filândia é um exemplo de racionalidade mas o mais consagrado escritor filho da terra em causa descreve o seu país e a sua história como "o lugar mais chato do Mundo..."

Aksal disse...

O álcool pode prejudicar a voz?

A disse...

Eu ñ fumo mas no dia depois de jogos do Benfica ou concertos... fico cm uma rica "voz de cana rachada"... loool

Anónimo disse...

Olá Xana! Olá Alvim! Boa tarde Professor

Alvim, antes de mais os meus parabéns pelo teu trabalho e pelo programa. Sou um grande fã, continua assim.

Pergunta:

Como se explica a singularidade das vozes como o Olavo Bilac ou o Nuno dos Ídolos, e mantê-la constantemente sem sofrer ou “puxar” pelas cordas vocais.

Abraços e cumprimentos

Rui Dias
Évora

Unknown disse...

vamos mas é fazer um kafuné...e dançar um funaná...isso sim é vida....
ola alvecas e xana....beijo

Anónimo disse...

Olá a todos... Sempre gostei de voz e de vozes (especialmente as que oiço na minha cabeça). Gostaria de saber o que fazer para agenciar a minha voz.

Um abraço
VozOff

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Olá Alvim,
Embora já tenha idade para ter juizo, adoro ouvir a Prova Oral todos os dias ao fim da tarde na melhor radio do mundo e talvez da europa :-)
Mas peço-te um favor, mudem de genérico...já não consigo ouvir mais o fulano a dizer "Alô, Alô...Proooovaaaa Oraaalll...alô alô".
Sinceramente grato.
Magricela

..::: Voice in MHz:::.. disse...

Boas...
desde já as felicitações para a Ant3na pela continuidade deste program... vcs são uns "ganda malucos".
Não tive a oportunidade de escutar o programa na integra... logo perdi o momento em que deram os contactos da empresa que aí esteve.
Será que me poderiam facultar os contactos?

Continuem seus "ganda malucos"!

..::: Voice in MHz:::.. disse...

Pois... poderia ter deixado o contacto, não é? lol...

dj.peter.lamb@gmail.com

Grande abraço...