terça-feira, novembro 08, 2005

VIAGENS

E se de um dia para o outro partissem em busca de novos mundos (que este só não chega) e de mochila às costas visitassem em pouco mais de 19 meses, 38 países. Repito: 38 países. E se durante este tempo, aproveitassem para escrever o que viram para a imprensa e mais tarde reunissem todas essas crónicas e editassem um livro onde literalmente se viaja.

Foi exactamente isso que fez Gonçalo Cadilhe, de uma forma muito singular que faz com que o seu livro "Planisfério Pessoal" seja uma das maiores revelações do mercado livreiro. Talvez porque, para além do convencional relato das viagens, nela aborde questões tão diversificadas como a distorção das práticas de cooperação internacional, a indiferença cívica e activista dos portugueses ou a dívida histórica do capitalismo em relação à América Latina.

Gonçalo é o convidado de hoje da prova oral e logicamente o assunto será viagens. Para além da dele (38 paises) será interessante ouvirmos relatos das vossas, desde o Bombarral à Nova Zelândia, era interessante que nos contassem os pequenos pormenores que aconteceram durante a vossa viagem, as peripécias, as diferenças que notaram, as dificuldades inesperadas com que se depararam, o que viram, o que mais e menos gostaram?

Hoje a partir das 19, iremos viajar sem nunca sairmos do mesmo sítio. Linha:800 25 33 33.

Sem comentários: