sexta-feira, novembro 04, 2005

PROVA ORAL EM BUSCA DA FELICIDADE - COM HELENA E PAULO NUNO LOPES

Helena e o Paulo andaram dez anos a perguntar às pessoas se eram felizes. Interrogaram os estudantes de uma universidade de elite na América e umpastor do Nepal que acreditava que a terra é plana. E também monges na Índia à procura da iluminação, uma mulher do Alentejo agarrada aos velhos tempos e pescadores de Aveiro que riam à custa de fintar o mar... Depois o Paulo voltou para os Estados Unidos para fazer um doutoramento sobre a felicidade. Então encontraram quatro estudantes que se dedicavam a reinventar a vida e que os deixaram a pensar o que é que tinham andado a fazer estes anos todos. E foi assim que o Paulo e a Helena se viram obrigados a voltar atrás no tempo e a tentar desaprender tudo o que a vida lhes ensinou de errado. Em busca da iluminação, da criatividade e do gozo pela vida.

Esta é a história de "Bubbles - 40 anos à Procura de Sabe-se Lá o Quê", um documentário de Helena Lopes e Paulo Nuno Lopes, recentemente exibido na 3ª Edição do DocLisboa (já agora, os documentários "Falta-me" e sobretudo "Gosto de ti como és!" são de visionamento obrigatório!)

Voltando a Bubbles, o que estes dois fizeram não foi mais do que partirem em busca da resposta para uma mesma pergunta. O senhor é feliz? A senhora sabe o que é a felicidade? Diga-nos lá qual terá sido o momento mais feliz da sua vida? Como será óbvio ao fazerem estas questões a pessoas que acabavam de conhecer, eram entendidos por muitos como gente... como diremos, gente aparentemente maluca. O documentário é belo e inteligente, porque ao partirem busca dessa coisa a que chamamos felicidade, percebeu que ela pode estar bem no rosto de pessoas que aparentemente, teriam tudo para não a terem.

E então, é isto que igualmente vos perguntamos: O que é para vocês a felicidade? Qual o momento mais feliz de toda a vossa vida? (Falem-nos de pequenas coisas, de episódios quase insignificantes como um pôr do sol ou uma conversa com alguém num dia aparentemente igual aos outros). O que sentiram aí, lembram-se? Quais as pessoas mais felizes que conhecem e porquê? Que segredo terão para o serem?

É apenas o mote para mais uma feliz edição da Prova Oral com a presença de Helena Lopes e Paulo Nuno Lopes. Hoje, a partir das 19 na Antena 3 com Fernando Alvim e Raquel Bulha.

Comissão Executiva Prova Oral




P.S - Notícia de última hora: A partir desta semana, a prova oral irá promover um maior movimento no nosso blog ao fim-de-semana para que não vos entorpeçam os dedos. Assim, no final da emissão de Sexta-Feira lançamos um repto a todo o auditório, cujas conclusão serão reveladas na emissão de segunda feira.

No fim-de-semana inaugural, queremos saber qual foi para vocês a canção mais horrível, execrável e cretina que alguma vez ouviram? Façam "Rewind" nessa memória e indiquem-nos as 5 músicas que merecem figurar no vosso top, sendo certo, que seria interessante que justificassem cada uma das vossas escolhas. Segunda-feira, à hora do costume, divulgaremos os resultados e com sorte (ou com azar) difundiremos a canção vencedora.


P.S 2 - Está em marcha mais uma edição do SpeedDating da Prova Oral. Depois do sucesso da primeira realizada em Coimbra, tudo indica que a segunda será em Lisboa, na primeira quinzena de Dezembro.


P.S. 3 - Está quase. Lembram-se dos Galos de Custoias e do glorioso empate (4-4) obtido na famosa praia de Carcavelos em Julho deste ano? Pois é, chegou a vez da Prova Oral ir ao Norte para a desforra prometida num jogo que não terá desta vez relato mas será devidamente acompanhado. Tudo indica que o encontro está marcado para o final deste mês.


P.S 4 - Antes do final do ano, a prova oral realiza a primeira edição dos Prova Oral Awards. A cerimónia de Prémios que irá parar o país e encher oPavilhão Atlântico. Pronto, talvez nem tanto, na verdade, ainda não sabemos sequer onde iremos realizar o evento mas desde já deixamos o apelo para que nos ajudem na elaboração das categorias. Desde as mais bizarras: "Melhor lata de atum do ano" às mais racionais "Melhor disco do Ano". Queremos as vossas sugestões e a vossa ajuda se não se importam. Deixem de ser preguiçosos.

Sem comentários: