quarta-feira, maio 11, 2005

AS FRANCESINHAS... DO PORTO!!

Olá, olá, olá!

Hoje fala-vos um ser triste, votado ao abandono. O Alvim a tentar a sua primeira internacionalização lá para terras italianas , agora a Raquel decide ir para a invicta. Eu, o desgraçado, aqui sozinho e abandonado. Eu e as moscas que por vezes conseguem entrar nos estudios. Enfim, a vida continua e a Prova Oral nunca pára. Prova disso é o facto de termos aproveitado esta estadia da Raquel no Porto para falarmos de algo que já é património da cidade e que brevemente - digo eu - será considerado 'património gastronómico mundial', categoria especialmente criada para o efeito. É claro que toda a gente já percebeu do que estamos a falar... isso mesmo, astuto ouvinte, é das famosas "Francesinhas" que vamos falar na edição de hoje da Prova Oral. Esse mito vivo que tem um rival muito forte, as não menos famosas "Tripas", mas dessas maganas falaremos noutra ocasião. Hoje homenageamos as Francesinhas... do Porto!

Não há, no Porto, uma única pessoa (ok, se calhar é exagero... haverá uma ou duas) que tenha a mesma opinião em relação à melhor francesinha. O Capa Negra é seguramente o mais popular, mas será o melhor? É isso que Amadeu Silva, fundador da "Confraria da Francesinha", nos vai tentar dizer. É ele que vai estar nos estúdios da RDP Porto com a nossa Excelsa apresentadora Raquel Bulha, que irá tentar "sacar" uma jantarinho à "borliú" no melhor confessionador de Francesinhas.

Já provaram esta iguaria da cidade invicta? Qual foi a que gostaran mais? O que pensam das Francesinhas? Têm alguma história que envolva Francesinhas (do Porto ou de França)?

Participem na edição de hoje da Prova Oral. A Raquel no Porto, o Alvim em Itália, eu por aqui e vocês por aí... a Prova Oral em todo o lado!

RECEITA «Francesinha Tradicional»



Ingredientes: Para 1 pessoa
- 2 fatias de pão de forma
- 1 fatia de salame com pimentos verdes
- 1 fatia de fiambre
- 1 salsicha fresca
- 1 linguiça fresca
- 2 fatias de queijo flamengo barra
- 2 dl de molho da francesinha

Modo de fazer:
Colocar uma fatia de pão de forma com o fiambre, o salame, a salsicha e a linguiça fresca a grelhar na prensa. Colocar a outra fatia de pão de forma por cima e deixar tostar. Cobrir a tampa com as fatias de queijo e deixar gratinar. Colocar a francesinha num prato e regar com o molho.

Molho de Francesinha: Para 4 pessoas
- 2 dl de azeite
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 200 grs. de carne
- 2 folhas de louro
- piripiri q.b.
- 50 grs. de farinha maizena
- 50 grs de polpa de tomate
- 2 dl de vinho do Porto
- 2 dl de brandy
- 3 grs. de sal
- 1 litro de cerveja

Confecção:
A essência consiste em fazer um refogado de carne. Cortam-se as cebolas em meias luas finas, junta-se o azeite, alho, louro e a carne. Deixa-se refogar lentamente. Acrescenta-se o vinho do Porto, Brandy o tomate e mexe-se, continuando a apurar. Deita-se depois a cerveja saída do barril.


*O preparado deverá ferver muito lentamente durante algumas horas até ficar no ponto, de forma a que o molho possa ser vertido sobre a francesinha, previamente preparada.

*Conforme a consistência, pode-se juntar maizena diluída em água.

A introdução do piripiri deve ser feita a gosto, embora se trate sempre de um prato muito picante.

44 comentários:

Anónimo disse...

A melhor francesinha não é no Porto, mas em Braga. No "Atrium Café"

Anónimo disse...

Pois, aposto que falou o dono do café e quis sacar uma publicidade à borla! Ganhem juizinho!!! A Francesinha é do Porto, o resto não passa de fracas imitações...

Anónimo disse...

aqui em frança tambem se podem comer no ARCO IRIS en BEZONS ( 95870)

Luís disse...

Francesinhas é no Porto, o resto é letra. Nem arrisco comer em Braga.

para mim os melhores sítios:

1º Café Requinte, Rua do Godinho, Matosinhos

2º Capa Negra, Rua do Campo Alegre, Porto

3º Cufra, Avenida da Boavista, Porto

Grande Alvim!!! ROMANTICFOOTBALL.BLOGSPOT.COM

TELECHIKKEN PORTUGAL disse...

olá
e as do café Santigo na Rua Santo Idefonso.
Fikem bem

Anónimo disse...

cufre... ja la comi uma das piores.

qeres boas experimentea no >meia banana< em gaia

Anónimo disse...

no café santiago akilo é um horror além do preço,nunca mais lá meti os pés, para mim as melhores sao no Requinte

Anónimo disse...

Dizer que as do café Santiago são um horror, é porque não percebes nada de francesinhas, e falas do preço???? bom e barato sai rato!!!!
uma francesinha por 7.50 não é caro em lado nenhum.
ah e também não precisas de la meter os pés porque aquilo esta sempre cheio.

Edu disse...

amigos, estou a iniciar um site sobre O RANKING DAS FRANCESINHAS! gostaria de opiniões para aquilo crescer! vejam em http://asmelhoresfrancesinhas.blogspot.com/

Anónimo disse...

Não arrisquem ir ao atrium foi das piores experiencias que tive além do pessimo serviço (uma gaja apatica e rejeitada socialmente) a francesinha literalmente não presta! Em Braga só há um sitio o café imperial na Quinta da Capela.

Bruno Borges disse...

Já comi fracesinhas por todo esse Portugal, mas meus amigos como se como em Vila Real... nem digo o local, podem escolher de olhos fechados, e quem perceber de francesinhas sabe bem a quem me refiro, tenho dito.

Anónimo disse...

AS francesinhas agora percebem-se? são primas dos problemas de matemática? As francesinhas comem-se e saboreiam-se ou se gosta ou não se gosta, não há que perceber nada. E essa agora de dizer que não comem francesinhas em lado nenhum que não o porto porque não prestam? Isso não é de gente inteligente, então se o capa negra abrisse um franchising em braga com a mesma recieta e o sabor fosse igual so por ser de braga era uma merda?

Anónimo disse...

francesinhas e no porto e mai nada

claro que quando se anda fora do porto tambem se tenta fazer e tambem as ha bem boas..

eu tb as faco aqui na inglaterra

mas vinho do porto e francesinhas e' no porto... porraaaaa

Anónimo disse...

Bufete Fase no Porto e Locanda em Gaia (em forno a lenha...uiiii)

Anónimo disse...

francesinhas boas boas e so no restaurante RICARDO 2 em leça da palmeira em frente a petrogal isso sim e que e uma boa francesinha o resto nao passa tudo de imitaçoes fracas por si so.....

armando mota disse...

Só duvida quem não conhece, porque a francesinha no "CUNHA" é realmente boa, o molho o pão de forma o bife...etc

Anónimo disse...

Francesinhas boas ha em vários locais na cidade do Porto mas só um, e um só, se destaca e devo dizer LARGAMENTE dos outros todos... Bufete Fase na Rua de Sta Catarina! Quem disser o contrario está a mentir ou então nao sabe o que é uma francesinha

Anónimo disse...

Olá pessoal...gosto de francesinha e isso de andarem todos a dizer que num lado é bom e noutro não presta não faz sentido. Os gostos são diferentes de pessoa para pessoa.
Os únicos sítios onde comi francesinha foi no Porto, nos melhores locais onde ela é confeccionada. Bufete Fase na rua de Santa Catarina, Locanda em Gaia e no Capa Negra no Porto....adorei e entre outros sítios estas foram as melhores. Para verem que no próprio Porto, local de origem da francesinha, se faz produto diferente. Não há nenhuma igual. Cada um confecciona como quer, e torna-a boa ou má conforme o gosto da pessoa.

Unknown disse...

ola ppl!!! realmente e felizmente não existe só um sitio onde as francezinhas são boas! pessoalmente conheço vários sitios onde se pode comer uma excelente francezinha como tambem conheço imensos onde não de deve por os pés! Mas como verdadeiro apreciador e portuense de gema nada é melhor que aprender a faze las e claro ao fim da 2ª ou 3ª lá sai uma excelente francezinha. depois é só manter a receita! pessoal é facil, é barato e é mesmo bom!!!!!!

Anónimo disse...

voçês são todos uns grandes murcões ,sabem lá o que são fransezinhas ! São boas é na frança com as mamas grandes!ZË

Anónimo disse...

Fico pasmado com todos estes comentarios....sobre a Francesinha que não passa de ser uma sande de pão com variadades de carne, e enchidos e um molho por cima....Se é tão bom como dizem, porque é que o mesmo não consta nos menus internacionais ????? OK.... Já provei em varios cafés e restaurantes, e a melhor que encontrei até ao dia de hoje, foi naquele dia que estava com fome e foi uma maravilha. Deve de haver mil e uma receita para este tão famoso prato..(FAMOSO EM PORTUGAL)
Mas pronto não vou deixar de lhes dizer aonde se come a melhor francesinha.
É QUANDO FOR CONVIDADO A COMER UMA DE BORLA, OU SEJA PORTUGUESA OU FRANCESA SE ELA FOR BOA FICARÁ SATISFEITO.
Tino

Anónimo disse...

caso queiram exprimentar o que e a verdadeira francesinha que eu so fa é no café restaurante universal na :www.restaurante universal.com
aqui sim e espetacular e a preços accesiveis

Anónimo disse...

as melhores françesinhas e as melhores tripas e no restaurante universal na rua anibal cunha 252 ao lado da faculdade de farmaçia é so pedir ao sr. carlos que ele trata de mandar a melhor françesinha que ja comi ate hoje e a 5.0o são assim espetaculares não a nada como exprimentar

Anónimo disse...

As melhores francesinhas são as de canelas! Aconselho irem ao Mocambo... E ouvi dizer que na tasca "Sr. João" (acho que é assim o nome) são ainda melhores. As francesinhas nestes dois sitios vao ao forno. SAO DIVINAIS. No meia-banana são boas, mas são muito caras e podiam ser melhores. Quanto à cufra, fui la uma vez e detestei: 9€ por uma francesinha pequena que podia ser mt mt mt mt mt melhor.

Anónimo disse...

ok, um pequeno erro, NAO É MOCAMBO MAS LOCANDA.
peço desculpa xD

Luis Ferrão disse...

Para mim há algumas boas francesinhas no Porto mas a que realmente me satisfaz é a do Pontobeer na circunvalação - amial come-se toda e ficasse bem o molho é divinal!! é tudo 7 estrelas.
exprimentem!!

Anónimo disse...

Sem bife???
Que francesinha é esta?

Zé Trolha da Areosa disse...

O melhor molho era no snack TREMENDÃO Av. Fernão de Magalhães, pouco picante mas com um travo amargo, agora o cozinheiro mudou e o molho tb.Mas podesse fumar há vontade

Sonia Lucia disse...

Então galera, morei 6 anos em Portugal e conheço muito bem tudo, realmente francesinha é no Porto, não tem igual, simplesmente uma delícia.

Anónimo disse...

As melhores francesinhas... e eu ja comi, por incrivel que pareça nos outros sitios todos, são no restaurante CA-TU-LA em ermesinde. `Sao servidas em travessas até. É do melhor. Barato, Quentes, com qualidade, bom molho . So que ao fim de semana tem que se ligar de manha a marcar se nao.... puff conseguem mesa la pa meia noite.

Anónimo disse...

Alguem ja provou a francseinha rustica do barcarola?? é muito muito boa, surpreendeu me muito!! deixei de la ir ha uns anos, mas sem duvida que esta francesinha é divinal, muito bem conseguida!! para além disso, eles têm agora uns bifes muito bons! bife à barcarola, bife na frigideira... carne de boa qualidade e um optimo sabor!!

Anónimo disse...

Francesinhas muito boas sao no cafe E STOP em arcozelo, barcelos

Anónimo disse...

Admira-me ninguém falar da Taberna Belga aqui em Braga, que para mim são as melhores, pra mim, e pra quem vai pra lá fazer fila de 1 hora pra comer uma francesinha, tanto no restaurante 1 como no 2, é sempre 1 hora pra poder sentar a uma mesa, mais o tempo de espera da confeção da francesinha. Já comi várias pela cidade e nenhuma é como aquela, se bem que de bom lá, só mesmo o molho que é divinal, de resto é carne mal passada e um atendimento que enfim... deixa a desejar, mas até os entendo pq é muita gente pra servir!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Pode-se comer Em Vila Real no Cardoso, Amadeus, e no restaurante do Sr. Francisco em frente à estação, são os melhores sítios.

Unknown disse...

eu não vou falar das melhores Francesinhas mas sim da pior francesinha que é no Capa Negra e as batatas são um nojo

jose freitas disse...

Se gostas agora, há dez anos atrás quando o Sr. Jose do tinha a sala para dez pessoas é que era um regalo. Vê-lo fazê-la era uma obra de arte.

Anónimo disse...

Não necessariamente, lá por um prato ter origem em determinado local não implica que não possa ser replicado ou até aperfeiçoado noutro local partindo da receita core, tão simples quanto isso...

Anónimo disse...

Pessoal, é normal uma francesinha ter um molho com cheiro e sabor a sopa de marisco? Isto aconteceu num restaurante no Porto e os empregados justificaram que fazia parte da receita e que inclusive o café Santiago fazia francesinhas assim (nunca la fui), subscrevem tal afirmação?

os segredos da vera disse...

Para mim uma das melhores, Café Charlot em Canelas, mas gostos são gostos e não se discutem.

Unknown disse...

Eu adoro francesinha e vou dar a minha opinião.
As melhores francesinhas do Porto e arredores têm uma coisa em comum, salsicha e linguiça fresca.
Salsicharia Leandro. Quanto ao molho é relativo pode saber muito a marisco ou ter muito álcool ser muito picante ou não, grosso ou muito líquido. Gostos são gostos. Adoro a do Santiago em Ermesinde café Torres em Valongo café ff em alfena cantinho da estrela. Para mim são otimas

Pa disse...

Ketchup, margarina e cerveja.
Chamar a isso uma francesinha devia ser crime e salsicha fresca não há, em nenhum lado de vila real

Sr. Silva disse...

Boas boas são no Santa Cruz em Espinho (Divinal)

Anónimo disse...

O café FF é em Valongo e não em Alfena