quinta-feira, dezembro 06, 2007

Catolicismo, bilocação, chili com carne e outros mistérios



O nosso convidado é o escritor espanhol Javier Sierra, autor de A Senhora do Manto Azul (edição Bertrand), um livro onde comete a proeza de juntar catolicismo, chili com carne e bilocação. Catolicismo toda a gente faz uma ideia do que é e chili com carne também (caso tenham dúvidas, fica aqui a receita). Quanto à bilocação, adianto-vos que, segundo o dicionário, é o «facto de uma pessoa poder estar, por milagre, em dois lugares distintos, ao mesmo tempo». Agora falta só saber o que une estas coisas todas. A sinopse d'A Senhora do Manto Azul dá umas dicas:

«No século XVII, a Inquisição acusou Maria Jesus de Ágreda, uma freira espanhola nascida na aldeia de Ágreda, de ter percorrido 500 vezes uma distância de 9000 quilómetros sem alguma vez ter deixado o seu convento em Espanha. Os relatos da evangelização do Novo México, no sudoeste daquilo que são hoje os Estados Unidos, incluem inúmeras referências a uma “senhora de azul” que teria aparecido à comunidade índia repetidas vezes antes mesmo de os missionários espanhóis chegarem ao local. Essa senhora seria nada mais nada menos do que Maria Jesus de Ágreda.

A imagem desta freira no folclore índio é tão poderosa que a receita original do ‘chili con carne’, o mundialmente famoso prato mexicano, lhe é atribuída. Da mesma forma, a escolha da Bluebonnet como flor oficial do estado do Texas terá sido influenciada pela sua última visita ao Novo México, ao longo da qual um rasto de flores azuis teria nascido no lugar em que pousara o seu manto. E o seu testemunho de fé, impresso em 1670 no volume Mystical City of God, foi uma das principais fontes do guião do polémico filme A Paixão de Cristo, realizado por Mel Gibson.

Apaixonado pelo mistério de Maria de Ágreda, Javier Sierra cria uma história passada entre a Europa e a América dos nossos dias, em que a lenda desperta simultaneamente a curiosidade de um padre, de um jornalista e de uma antiga funcionária do Ministério da Defesa dos Estados Unidos com um historial de envolvimento em experiências de espionagem psíquica. O fenómeno da bilocação, que está no centro da enigmática lenda da “senhora de azul”, é aqui associado a um projecto especial que une o Vaticano e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos: uma investigação sobre a possibilidade de viajar no tempo.»

Javier Sierra já antes tinha publicado, entre outros, «O Segredo da Última Ceia», livro que vendeu que nem tremoços por esse mundo fora. Ao que parece, os mistérios relacionados com o catolicismo continuam a interessar a um público muito vasto, e hoje vamos saber, entre outras coisas, como se apaixonou o nosso convidado por esta temática, como a investiga, o que há de realidade e ficção nestas histórias. Vocês podem igualmente dar largas à curiosidade, colocar questões, fazer comentários, contar-nos sobre os mistérios que mais vos intrigam, desde os mais transcendentes até ao clássico da pêra inteira dentro da garrafa de aguardente. O telefone é o 800 25 33 33 e está disponível também a caixa de mensagens do blogue. A partir das 19, com Fernando Alvim e Rita Amado.

13 comentários:

Anónimo disse...

Olá Alvim e Rita,
Bem a bilocação parece-me impossível, mas desde que fui assistir a uma palestra sobre parapsicologia com a maior especialista portuguesa na matéria (cujo o nome não me recordo) fiquei a acreditar que muitas coisas são possíveis. Para quem não sabe a parapsicologia é a ciência que tem por objecto a constatação e análise de fenómenos à primeira vista misteriosos, que apresentam porém a possibilidade de serem resultado das faculdades humanas.
Nesta palestra ouvi relatos reais de casos estudados em que objectos eram movidos pela mente vidros eram partidos e sonhos premonitórios que reflectiram o que se viria a passar na perfeição. Isto mostra a força do inconsciente.

JoanaRSSousa disse...

Olá malta da Prova Oral!
Daqui é a Joana, aquela dos chapéus às cores, lembram-se?

Fiquei muito curiosa com essa questão da bilocação (algo que dava muito jeito nos tempos que correrm)... mas se pudéssemos substituir o chili com carne, por um chili com soja agradecia eheheh

Beijinhos ao Alvim, Marisa e Xana

Anónimo disse...

Ao que parece ainda não usamos a totalidade da nossa capacidade cerebral e aí pode estar a explicação para muita coisa, basta ver o exemplo dos autistas e dos savant que são capazes de realizar coisas incríveis. Não acredito no ''fantástico'', nem no paranormal, aliás basta ver a posição da igreja católica em relação aos milagres, se não tem explicação agora, terá no futuro...

Continuações de bom programa.

Anónimo disse...

Boa tarde Alvim.

O tema é-me bastante familiar, visto que eu faço da bilocação um modo de vida. Já não é a primeira vez que pessoas amigas dizem ter-me visto em locais distintos, à mesma hora. Também é verdade que grande parte dos meus amigos abusam do álcool, podendo estar aqui a explicação para esse facto.

Queria colocar uma questão ao convidado, que julgo ter elevada pertinência.

Qual é o segredo da última Ceia? Havia afinal uma mulher entre os homens ou não?

Queria também dizer à minha mulher que a amo e que levo lasagna para o jantar, como ela pediu.

Abraço Alvim

Anónimo disse...

Acho bem possivel a bilocação... Quantas vezes estamos num sitio e na Lua ao mesmo tempo ? :) não será bilocação?

Abraço,

Gil

Anónimo disse...

Passei a levar o assunto OVNI muito a sério a partir do momento que vi na TV, um Alentejano inocente, perdido no meio dos chaparros, a descrever um como:"Um Charuto encabaçado".
Os amaricanos e o Vaticano estão a estudar a possibilidade de viajarem no tempo? óptimo pode ser que se percam por lá... o presente estava a precisar de um descanso.

Anónimo disse...

Nossa Senhora OVNI?... só se for OVBI (Objecto Virgem Branco imaculado).
Dúvido que qualquer pessoa que consiga levantar a cabeça nunca tenha visto nada estranho a voar...
Há uns 3 anos, vi, na MADEIRA, um objecto voador bizarro a Este... nada demais, mas no dia seguinte foi publicado nos jornais o registo de um OVNI nos radares do aeroporto EM LISBOA! Fiquei radiante, fazia parte dos crentes em... nada.
Os "Greys" são para levar a sério?
Há um caso de uma professora que era frequentemente vista em dois locais da sala de aula pelos alunos, etc... uuuuuuuhhhh.

Bruno Maurício disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Maurício disse...

Anubis said...

Olá Alvim e Rita!
Deva dizer que sou completamente ceptico em relação a esses acontecimentos, mas gosto de ver como certas pessoas se fascinam com essas coisas. Hum... isso não será mais "uma mentira conveniente" para esconder certas investigações governamentais como a do roswell? para que tanto enigma, para que esconder isso da comunicação social?

adverto para que mudem o logotipo do blog da prova oral para de 2ª a 5ª, por muita pena nossa.
cumprimentos

Anónimo disse...

Desculpem a terceira, e a linguagem, mas tou todo borrado. Falem de sexo... bisexo

Anónimo disse...

Olá Fernando, Rita e Xavier...

Ainda agora cheguei a casa, vido do meu trabalho (sou prof. de informática e sim... fã dos X-files) quando vi (novamente) uma luzinha a viajar no céu descoberto. Ora poderia ser um avião, mas esses não têm luzes sinalizadoras? Por acaso tenho reparado neste "fenómeno", mas desconfio sempre das justificações tradicionais, como satélites, balões atmosféricos, estrelas cadentes, etc. A verdade é que fascina a possibilidade dessas luzes representarem "vizinhos"... mas até que ponto será verdade (ou provável?).
P.S.: Já o "Paranormal" (J. Monchique) e ontem o "Para maiores de 18" (P. Tochas); o 1º bom, o 2º bom-bástico!!
Abraços!!!

JoanaRSSousa disse...

Recordam-se do filme «Estigma»? Relatava a história de uma não crente, «vítima» das chagas de Cristo...

As experiências místicas serão necessariamente questões de fé?

Anónimo disse...

Que interessante

-Sou um ouvinte esporadico da prova oral
-Cheguei a casa faltavam poucos minutos pras 8
-apontei à antena3 pk já falta pouco pro meu programa preferido
-apanho um pouco da prova oral
-o tema interessa. sou do mais céptico que há e este é o único tema que provoca celeumas no meu casamento, o tal espiristsmo e coisa e tal
-curioso, ainda há poucos minutos, o bruno nogueira (tsf) parodiou e muito bem com aquela senhora que tem o privilegio de ganhar dinheiro com as conversas que tem com jesus... é só rir!
-ligo o winamp, na playlist passa o episode one do podcast modpeople, (cortesia dos bons rapazes) e adivinhem o que tou a ouvir... "nothing but green lights"
-vou ao link da blog da prova oral e descubro que o indiegente calado faz parte do painel...
-Sou um grande amante de tabasco. A sério, nao faço uma refeiçao em casa sem ele.

Por achar uma ganda coincidencia a tudo isto, só posso dizer, nao acredito nelas, pero que las hay, las hay!