terça-feira, novembro 23, 2004

Afinal o que é a "Esquerda" e a "Direita"?

O que é a esquerda e a direita? Hoje o tema da prova oral é este: O que é a esquerda e a direita? Na redacção da RDP houve quem dissesse que era de esquerda caviar ( explicando-nos que é alguém que é de esquerda mas que não renega as coisas boas da vida), outros assumem-se declaradamente de esquerda porque alguém disse que a esquerda já não existe, na confusão que aqui vai, um dos elementos da redacção diz que já não há esquerda nem direita, melhor, diz que há uma esquerda capitalista, que tem os princípios da igualdade, valores sociais, mas simultaneamente acredita na iniciativa privada e não entrega todo o poder ao estado. A direita é, segundo aqui se diz, alguém que acha que o estado não tem que ter um papel decisivo ou interventivo no mercado, achando que a iniciativa privada tem que ser o motor da economia. Defende princípios mais nacionalistas e acima de tudo tem preocupações morais. Reparem ao que isto chegou, alguém diz: A direita é do Sporting e a esquerda é do Benfica.

Enfim, se em pouco minutos conseguimos fazer aqui um resumo do que é a esquerda e a direita para esta gente que aqui passa no corredor, o que nos podem dizer vocês? Será que as diferenças entre o PSD e PS são assim tão visíveis? O que é um bom exemplo de Esquerda? E de direita? Podem citar pensadores, leiam-nos! O capital?

Tragam à Prova Oral um dos lados da discussão que, na emissão de hoje, tem como convidados Pedro Mexia (que aqui representa a direita) e Daniel Oliveira ( pela Esquerda).

Da minha parte, fui sobretudo de direita na adolescência e de esquerda quando ultrapasso na estrada. Mas felizmente ninguém sabe quem está a escrever este post.

Hoje, na Prova Oral, Raquel Bulha e Fernando Alvim. A partir das 19.

Sem comentários: