terça-feira, março 22, 2005

CULINÁRIA

Olá amigos petisqueiros,

A Prova Oral de hoje é dedicada a todos os que gostam de dar ao dente. Os que não gostam, vão passar a gostar. Não duvidem. Hoje vamos apimentar relações, adoçar bocas mais amargas e mesmo até salvar casamentos, senão vejamos: Um homem/mulher chega tarde do trabalho, cansado e com fome. A casa está desarrumada, o frigorifico cheio, mas ninguém naquele casal sabe sequer estrelar um ovo. Isto é motivo mais que suficiente para acabar um casamento!!

Ok, foi uma tentativa ridicula de encontrar um exemplo que relacionasse esta 'estória' de "salvar o casamento" e o tema de hoje... no entanto, acredito que dois ou três casamentos - em toda a história dos casamentos - já tenham terminado por esta razão.

Para que isto não vos aconteça, convidámos um dos mais conceituados Chef's que estão em Portugal. A Prova Oral orgulha-se de receber Chakall. Não, não é o Carlos... esse é de outros campeonatos. Este Chakall é Chef de cozinha. É argentino e filho de pai galego e de mãe india... e adoptado por Portugal! Confuso??

Hoje, a partir das 19h, tiramos todas as dúvidas!

Deixamo-vos uma das receitas de Chakall para vos abrir o apetite:


Couscous vegetariano com marmelos



Ingredientes para 4 pessoas

400 g de couscous e água q.b.
1 kg de cebolas às rodelas
1 kg de courgetes às tiras
1 beringela aos cubos
1 pimento vermelho
3 cenouras
2 marmelos
1 chávena de favas cozidas
5 colheres de sopa de azeite
Sal, pimenta, cominhos e 1 alho picado
10 alperces secos
3 colheres de sopa de passas

Preparação
Numa wok, coloque o azeite, aloure as cebolas. A seguir, acrescente os alhos, os cominhos, os legumes, sal, pimenta e os frutos secos. Deixe cozinhar em lume médio até que os legumes fiquem estaladiços. Asse no forno os marmelos embrulhados em folha de alumínio durante 25 minutos. Junte os legumes ao mesmo tempo que as favas cozidas. Em seguida, prepare o couscous (conforme indicações na embalagem). Tape e deixe repousar durante cinco minutos. Acrescente três colheres de sopa de azeite ou manteiga e separe a sêmola com um garfo até ficar solta. Finalmente, sirva o couscous colocando o preparado de legumes por cima.

Sem comentários: