segunda-feira, março 31, 2008

Pedro e a Paixão



Pedro Paixão é daquele tipo de escritores que poderemos seguramente chamar de culto; autor, entre muitos outros livros, de A Noiva Judia, Viver Todos os Dias Cansa, Muito, Meu Amor e Amor Portátil tem leitores fieis que lhe seguem desde sempre as palavras – e agora está de volta com Rosa Vermelha em Quarto Escuro (edição Bertrand). Uma sinopse:

«Não sabemos o nome da heroína de Rosa Vermelha em Quarto Escuro, mas conhecemos os meandros mais recônditos do seu pensamento, as suas emoções mais íntimas ou ínfimas, e os seus medos. Ela é uma jovem mulher nova-iorquina à procura de si própria e do sentido da existência, e tão perto do segredo da vida como da solidão e da morte. O seu percurso configura vários ritos de passagem: a paixão avassaladora que vive com Aysha, a tentativa de suicídio, a travessia do Atlântico em busca da amante e o encontro com um velho escultor, vítima e sobrevivente do Holocausto, numa quinta em Sintra, são passos na (sua) metamorfose, narrada numa prosa poética, encantatória e reveladora.»

Estará connosco hoje para falar, não só, de Rosa Vermelha em Quarto Escuro, mas de todo o seu percurso; do amor, que mantém como tema central nos seus livros, espécie de motor de todas as histórias; do que mudou na sua maneira de escrever ao longo destes anos; do amadurecimento, do prazer da escrita, e das suas actividades como professor de Filosofia e Publicista – como todas elas se conjugam no seu ofício de escritor (ou se, pelo contrário, não o influenciam minimamente). Perguntas e comentários via 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue. A partir das 19, com Fernando Alvim e Cátia Simão.

3ª Edição do Freak show da Prova Oral em Coimbra. Dia 3 de Abril. 22 horas. Entrada Livre.










Depois do retumbante sucesso da primeira edição no Santiago Alquimista em Lisboa e da segunda na Tertúlia Castelense na Maia - com José Cid a sair literalmente em ombros - eis que está de volta o freak show numa imponente e avassaladora terceira edição, que desta vez se realiza em Coimbra. Na Discoteca Ar de Rato. Esta Quinta feira. Às 22 horas. Com entrada livre. Repito: Entrada Livre.

E assim, o que urge dizer é que não há memória de tão luxuoso cartaz para uma cerimónia destas. Para começar, teremos poesia com o célebre Sarapitolas que os amantes de Coimbra conhecem bem. Depois, o audaz faquir Stephano que desde novo deu uma nova utilidade às facas da cozinha. Também a pura e casta Lili que presenteará a assistência com uma inesquecível – digo eu, digo eu – sessão de striptease e os não menos incríveis beatsboxers que apesar de ainda não terem um nome totalmente definido - pronto, não há nome ainda! - são já considerados por muitos como a maior revelação de toda a ria de Aveiro. Segue-se Alexandrino com uma sessão de hipnose que nunca ninguém sabe bem o que será e, Rita Cardoso, vencedora da edição 2000 do Festival Termómetro, que traz temas novos para apresentar pela primeira vez ao vivo. A ela se seguirão exímios intérpretes do fado de Coimbra -silêncio agora por favor- que no final da sua actuação se cruzarão seguramente com o Encantador de Serpentes que subirá ao palco. Sim, leram bem, vou até escrever com letras grandes: ENCANTADOR DE SERPENTES. Finalmente, o promissor João Gentil fecha a edição do Freak show com uma actuação que se prevê histórica.
Estamos conversados portanto.


Fazendo um resumo como nos fazia a professora primária para não nos esquecermos. Eis o que importa para já reter: 3ª Edição do Freak Show. Ar de Rato em Coimbra. 22 Horas. Entrada Livre. Avisem-se uns aos outros e cheguem cedo se quiserem ver isto nos lugares da frente. Fernando Alvim, o lindissimo apresentador deste programa que por acaso está a escrever este post, será o apresentador da cerimónia que posteriormente poderão ouvir na Prova Oral. Mas não ver. E posto isto, achamos que não precisamos de dizer mais nada.

sexta-feira, março 28, 2008

3ª Edição do Freak Show Prova Oral



É já no dia 3 de Abril, às 22 horas, na discoteca Ar de Rato, em Coimbra, a Grandiosa 3ª Edição do Freak Show Prova Oral que, desta vez, para além das exibições de freak’s experimentadíssimos e de grande gabarito internacional, tanto acima como abaixo do Mondego, aceitará a participação de amadores e estreantes. Portanto, se acham que são freak’s a valer – comedores de vidro, hipnotizadores de cadelinhas (modalidade sissi, loló, bibá), domadores intrépidos de pulgas e louva-a-deus, cantores tipo «a canção certinha duma ponta à outra, mas meio tom religiosamente acima ou abaixo da tonalidade do instrumental» – e ninguém vos leva a sério, esta é a oportunidade de calar a oposição: basta que nos enviem um mail para provaoral@programas.rdp.pt a explicar em que consistirá a vossa actuação (para a gente ver se choca com os princípios da ASAE), e depois aparecerem na Ar de Rato no dia da gala. Não há prémios – mas há a nossa eterna admiração e uma lágrima comovida de vos ver em tão deslumbrante actuação. E isso não tem preço.

quinta-feira, março 27, 2008

Será XXI o Século das Mulheres?



«Em Junho de 2008, celebram-se os 80 anos do último congresso feminista que se realizou em Portugal: o 2º Congresso Feminista e da Educação. Organizado pelo Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, coube a uma nova geração de mulheres da época fazer a abertura pela voz de Elina Guimarães. Tal como então, a necessidade de desafiar as estruturas patriarcais da sociedade que ainda mantêm as amarras das mulheres a situações de discriminação e opressão e a importância de construir um "outro mundo possível" também feminista constituem a essência deste impulso de criar um forte movimento que conduza à realização de um Congresso Feminista em 2008. No início do séc. XX, foi o direito de voto, o direito à educação e ao trabalho que mobilizaram intelectuais, progressistas e feministas (homens e mulheres) pelos direitos de igualdade entre homens e mulheres. O meio século do regime fascista foi um retrocesso imenso nesse caminho para a igualdade: regrediu-se em termos de educação (maior retrocesso para as mulheres, embora também tenha regredido para os homens), em termos do direito ao trabalho, à sua independência económica e aos direitos de participação política e cidadã (igualmente restringidos para os homens). Algumas organizações feministas resistiram ainda algumas décadas no fascismo como foi o caso do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas e da AFPP – Associação Feminina para a Paz, mas o regime acabaria por proibir as suas actividades, fechar as suas sedes e perseguir as suas dirigentes.»

O feminismo, de uma maneira geral, e o que é ser feminista na actualidade comparativamente há décadas atrás – a essência mantém-se? –, mais uma antevisão do próximo Congresso Feminista, a realizar a 26 e 27 de Junho na Fundação Gulbenkian e 28 de Junho na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, serão os temas de hoje, com a presença de Maria José Magalhães e Manuela Tavares. Opiniões, comentários, partilha de experiências que ilustrem a condição de se ser mulher no século XXI e o que foi sê-lo no século passado, são bem-vindas. O telefone é o 800 25 33 33 e está disponível a caixa de mensagens do blogue. A partir das 19, com Fernando Alvim e Cátia Simão.

quarta-feira, março 26, 2008

3ª Edição do Freak Show Prova Oral



É já no dia 3 de Abril, às 22 horas, na discoteca Ar de Rato, em Coimbra, a Grandiosa 3ª Edição do Freak Show Prova Oral que, desta vez, para além das exibições de freak’s experimentadíssimos e de grande gabarito internacional, tanto acima como abaixo do Mondego, aceitará a participação de amadores e estreantes. Portanto, se acham que são freak’s a valer – comedores de vidro, hipnotizadores de cadelinhas (modalidade sissi, loló, bibá), domadores intrépidos de pulgas e louva-a-deus, cantores tipo «a canção certinha duma ponta à outra, mas meio tom religiosamente acima ou abaixo da tonalidade do instrumental» – e ninguém vos leva a sério, esta é a oportunidade de calar a oposição: basta que nos enviem um mail para provaoral@programas.rdp.pt a explicar em que consistirá a vossa actuação (para a gente ver se choca com os princípios da ASAE), e depois aparecerem na Ar de Rato no dia da gala. Não há prémios – mas há a nossa eterna admiração e uma lágrima comovida de vos ver em tão deslumbrante actuação. E isso não tem preço.