quinta-feira, março 06, 2008

Quem quer ser actor?



Hoje vamos falar de actores, sobretudo da formação de actores, e o convidado, como não podia deixar de ser, é um actor – e dá formação a actores. Falamos do brasileiro Silvio Guindane que vem apresentar o seu «curso de interpretação baseado em técnicas de Fátima Toledo (consagrada preparadora de elenco Cidade de Deus, de Fernando Meireles) e Stanislavski».

Sobre a workshop propriamente dita: «trabalho com auto-conhecimento gerando uma desconstrução de vícios interpretativos para alcançar o resultado de uma actuação sólida e realista indo da intuição à técnica. Outro ponto importante do trabalho é a independência dada aos alunos, o foco é achar a personagem dentro do actor e fazer com que este ganhe segurança e independência para construir tantos outros personagens que surgirem na sua carreira. Ao final do workshop os alunos receberão um DVD book com o material realizado durante a formação» (podem solicitar mais informações aqui: workshop.potencial@gmail.com).

Ok, com tanta gente a querer ser actor (às vezes nem é bem ser actor, mas ser famoso), as workshops proliferam e às vezes é complicado escolher, saber em qual investir o tempo e o dinheiro. Por isso, aproveitem, candidatos a actor ou meros curiosos, para dissecar o que há de novo neste método e que vantagens ou desvantagens tem sobre os outros. Perguntas e comentários para o 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue, a partir das 19, com Fernando Alvim e Cátia Simão.

quarta-feira, março 05, 2008

Feira Mística



Hoje vamos continuar com o esoterismo e afins como tema, desta vez a propósito da Feira Mística, que decorrerá entre 6 e 9 de Março na Expotorres, em Tores Vedras, e que «este ano conta com o tema “Corpo – Mente – Espírito”. Este certame sai do conceito tradicional de Feira para adoptar um formato bastante mais dinâmico e apresenta-se como um mega evento de espectáculos interactivos.

Para o Pavilhão destinado ao “Corpo”, a organização preparou uma mostra em que o corpo toma novas perspectivas. Será levado a efeito um concurso que visa atribuir o 1º troféu de desenho corporal do oeste. O visitante poderá apreciar o corpo enquanto “palete” de cores onde os vários artistas estarão a competir para apresentarem as suas obras primas quer em bodypainting quer em facepainting.

Na zona destinada à “Mente”, existirá uma sala de conferências e palestras onde serão debatidos temas no ciclo de “Saberes Antigos” e uma exposição de artes plásticas com cerca de 80 obras expostas sob a temática “O Misticismo na Arte”. No último dia do evento (9 de Março), será efectuado um leilão, com base de licitação de 1€, das obras oferecidas pelos artistas que estarão presentes na exposição, com o objectivo de angariação de fundos para a Fundação do Gil.

No Pavilhão dedicado ao “Espírito” os visitantes encontrarão aproximadamente 40 stands com Consultas de Tarot, Astrologia, Runas, Quiromancia e milhares de produtos esotéricos.

Um programa recheado de surpresas que envolve mais de 20 artistas com cerca de 60 intervenções ao longo dos 4 dias, como por exemplo Encantadores de serpentes, Magia oriental, Dança do ventre ou ainda Cuspidores de fogo, etc.»

E para nos falar de todos estes itens da Feira Mística estará connosco o seu organizador, Paulo Sousa (não, não é o que estão a pensar) e Simara, reputadíssima Cristaloterapeuta (experimentem dizer cristaloterapeuta três vezes seguidas quando estiverem com os copos).

Ciência, crendice, mero entretenimento ou tudo junto: esoterismos e misticismos sempre dividiram as opiniões. Há os que acreditam, os que não acreditam e ponto final, os que não acreditam mas «lá que as há, há». Gostaríamos de saber o que procuram vocês numa feira deste género: elixires mágicos, remédios santos – ou um par de horas bem passado de volta de um certo folclore? Já foram à bruxa tratar da espinhela caída? Têm algum talismã ou objecto que achem que vos dá sorte (ou azar, quando o perdem)? Gostam de tostas místicas (eu sei, eu sei, o trocadilho é mais batido que os tapetes dos meus vizinhos, mas raramente lhe resisto)?.

Perguntas, comentários e opiniões para o 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue. A partir das 19, com Fernando Alvim e Cátia Simão.

terça-feira, março 04, 2008

Desenvolvimento, pessoal!



A INJOY é especialista em cursos e workshps relacionados com o desenvolvimento pessoal e prefaciam assim a sua actividade: «uma das maiores aventuras na vida é o caminho do auto-conhecimento, onde todo o nosso potencial aguarda ser descoberto e vivido plenamente. Injoy oferece uma diversidade de actividades para o(a) apoiar no seu desenvolvimento pessoal e melhorar a sua qualidade de vida. A nossa proposta: passar dos livros...à experiência! Numa era em que somos constantemente estimulados(as) pela informação, a nossa intenção é providenciar experiências directas e profundas para a expansão humana, compreensão, amizade, diversão e crescimento, em vez de mais conceitos e ideais.»

E são da INJOY os nossos convidados de hoje, Kalid e Rya, que nos vão contar tudo sobre coisas desconhecidas para muitos de nós – ou das quais apenas ouvimos falar sem saber muito bem o que é – como Osho, Meditação, Xamanismo, Trance Dance, Tantra, Voz, Sufismo, Massagem, Bio-energéticas, Expressão Corporal e Emocional, Psicologia Progressiva, etc.

Via 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue gostaríamos que, como sempre, perguntassem coisas; partilhassem connosco a vossa curiosidade - caso sejam virgens nestas andanças (algum destes itens vos atrai?, vos deixa indiferentes?) -, ou a vossa experiência, caso já tenham tido alguma. É a partir das 19, com Fernando Alvim e Cátia Simão.

segunda-feira, março 03, 2008

Correr com o pai



O que é que o Dia do Pai, a corrida e a Associação Portuguesa para as Perturbações do desenvolvimento e Autismo têm em comum? É simples: no próximo Dia do dito cujo, 9 de Março, às dez e trinta da manhã, no Porto, vai realizar-se a corrida do Dia do Pai – e a receita da participação reverterá a favor da Associação Portuguesa para as Perturbações do desenvolvimento e Autismo.

Diz-nos a nota de imprensa: «após o sucesso alcançado em 2007, com cerca de 17.000 participantes na quarta edição, a organização espera este ano conseguir superar o número de inscrições, uma vez que por cada pessoa que cortar a meta, esta oferece um euro à APPDA – Norte (Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo)».

«Existem duas opções de percurso, a corrida de 10 quilómetros, para atletas mais experientes, ou a mini caminhada de 4 quilómetros, para quem deseja participar embora sem grande preparação física.»

Agora, sobre a APPDA – Norte: «nascida em 2002, pela cisão da APPDA, a Delegação Regional autonomizou-se passando a funcionar como APPDA – Norte – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) com reconhecimento de utilidade pública. Actualmente, a APPDA-Norte reúne um conjunto de serviços de apoio a crianças e respectivas famílias, nomeadamente: Centro de Estudos de Apoio à Criança e à Família (CEACF); Centro de Actividades Ocupacionais (CAO); Lar Residência.»

Aos interessados, as inscrições e informações afins estão disponíveis aqui.

Quanto à edição de hoje da Prova Oral, os convidados são Jorge Teixiera, da organização, e Aurora Cunha, atleta de primeiríssima linha que dispensa apresentações – e que nos vão falar do evento em causa, da importância destas receitas para associações como a APPDA – Norte, do prazer da corrida, de juntar uma pequena multidão para esse efeito, e tudo o mais para onde a conversa nos levar.

Têm à vossa disposição o 800 25 33 33 e a caixa de mensagens do blogue para as habituais perguntas e comentários, para nos contarem se são amigos de participar nestas corrida estilo à molhada, sejam mini-maratonas, meia-maratonas, maratonas inteirinhas, ou mais de correr sozinhos (ou até de não correr de todo). E como o pretexto é o Dia do Pai, que se avizinha, podem também deixar mensagens para o vosso querido paizinho (podem ser lamechas, que não nos importamos), contar algum episódio relevante da vossa relação com ele, ou dizer de algum presente insólito que lhe tencionam dar. É a partir das 19, com Fernando Alvim e Cátia Simão.

quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Talento & Marketing



Para lá da logística que envolve a organização de um evento, o seu sucesso depende deveras da maneira como é divulgado e do alcance dessa divulgação – ok, não é muito original dizer isto, mas é um facto. E tem muito que se lhe diga: é preciso experiência, um conhecimento profundo do mercado e dos públicos, para não andar a promover batatas numa associação de ferrenhos comedores de favas (sim, toda a gente sabe como os comedores de favas são teimosos).

E é sobretudo nesse campo que actua a Talento. Estiveram ligados ao Historic Festival do Estoril (2003) e ao Circuito da Boavista (2005 e 2007) e têm sido responsáveis pela publicação do Anuário de F1, só para dar alguns exemplos.

Filipa Diniz, Directora de Marketing da Talento, mais as suas pupilas Joana Forjaz e Sara Leal (a benjamim do grupo, com apenas 25 aninhos, valha-me deus) vão estar connosco hoje para falar da sua actividade, da sua formação, das oportunidades profissionais desta área, da inspiração versus transpiração, dos segredos de uma boa campanha, dos erros das outras, de como captar um patrocinador e do Seminário de Marketing de Eventos denominado Events' Marketing Experiences que vão realizar no Porto dias 5 e seis do mês que vem (e sobre o qual podem encontrar informação aqui).

Os nossos ouvintes que, por variadíssimas circusntâncias, andem ou tencionem andar por estas lidas, sejam eles organizadores de torneios de chinquilho, bisca lambida, estudantes de marketing ou meros curiosos, podem e devem, via 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue, partilhar experiências connosco e, perguntando, usufruir da dos nossos convidados. É a partir das 19, com Fernando Alvim e Cátia Simão.