terça-feira, julho 05, 2005

PORTUGAL, HOJE. JÁ!

Há muito queríamos filosofar na Prova Oral e que dia melhor do que esta terça-feira?
Pois é, convidámos o filósofo José Gil para nos dar uma ajuda e para nos orientar na leitura do seu último livro "Portugal, hoje . O medo de existir". Mas José Gil não é apenas Filósofo - que já seria muito - é professor universitário, ensaísta e ficcionista.

Não sendo o seu primeiro livro é, sem dúvida, aquele que atingiu uma popularidade e um número de vendas consideráveis. O seu conteúdo é polémico: "Agarramo-nos ao que já conhecemos e ao que nos habituámos... como uma tábua de salvação"; "O medo herda-se. Porque interiorizado, mais inconsciente do que consciente, acaba por fazer parte do "carácter dos portugueses" (ditos tristes, taciturnos, acabrunhados)"; "Assim começa o processo de captura. Inveja-se uma pessoa porque ela ostenta algo (um dom, um bem, riqueza, beleza, coragem, inteligência, etc.) que falta ao sujeito e que este queria possuir. "Lança-se" a inveja, e a acção da força que o olhar ou a palavra transporta imprime-se no espírito da vítima."

Se pensam que ele fala de portucalidade, desenganem-se... Nas notas finais, ele diz: "O tema não é "Portugal", claro, mas um ou dois aspectos dessa entidade vasta, só possível de abordar, aliás, por um número muito limitado de perpectivas... Procurou-se dizer o que é, sem estados de alma, mas com a intensidade que uma relação com este país supõe."

Portugueses e portuguesas está na altura de se inscreverem na Prova Oral. Por telefone ou internet o que se pretende é que se manifestem, sem medos(?)!

800 25 33 33 e provaoral.blogspot.com

Sem comentários: